Feed on
Posts
Comments

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” – Sêneca.

A principal diferença entre profissionais está naqueles que trabalham para ganhar dinheiro e aqueles que ganham dinheiro para trabalhar.

A partir do início da sociedade moderna, o Sapiens aumentou a Taxa de Liberdade de Decisão na escolha do que fazer para sobreviver.

O Sapiens é a única espécie animal do planeta que precisa decidir sobre como vai sobreviver.

E mais.

O Sapiens é a única espécie animal do planeta que consegue alterar continuamente de forma incremental, radical ou disruptiva o ambiente de sobrevivência, podendo, por causa disso, cada vez comportar, de forma integrada, mais membros da espécie.

Porém, conforme vamos alterando o Modelo de Sobrevivência, mais e mais, se exige que cada indivíduo assuma mais responsabilidades sobre sua via no geral e sobre a sua atividade profissional, no particular.

Estamos vivendo neste novo século a mais disruptiva mudança no Modelo de Sobrevivência do Sapiens, desde que iniciamos nossa jornada.

Quanto mais gente houver no planeta, mais dia ou menos dia, surgirão e se disseminarão Modelos de Sobrevivência mais descentralizados, que forçarão os indivíduos a ter uma Taxa de Responsabilidade maior em relação às decisões individuais e coletivas.

Do ponto de vista profissional, quanto mais aumentamos a Taxa de Responsabilidade, mais e mais se aumentará a demanda pela elevação da Taxa de Decisões Individuais e a Taxa de Consciência de cada pessoa no exercício da sua profissão.

O Profissional 1.0, de maneira, se vê como uma peça de uma engrenagem maior. É formado e formatado, dentro dos atuais Ambientes Educacionais, para se sentir confortável dentro de Ambientes Profissionais mais Centralizados e Verticais.

O Profissional 2.0 terá que ser muito mais autônomo e independente. Ser formado e formatado, dentro dos novos Ambientes Educacionais, para se sentir confortável dentro de Ambientes Profissionais mais Descentralizados e mais Horizontais.

(Apresentamos aqui nossa visão sobre esta mudança do Mercado de Trabalho 1.0 para o 2.0.)

Hoje, podemos dizer que um Profissional 1.0 vive uma alta Taxa de Zecapagodismo (deixa o meu gerente ou a minha organização me levar).  A sua Taxa de Consciência e Reflexão sobre os rumos da sua carreira é muito baixa.

Vivemos um gradual e difícil aumento da Taxa de Responsabilidades dos novos profissionais, que estão já vivendo em diversos setores uma Taxa de Liberdade Profissional muito mais alta do que estava acostumados.

Uma mais alta Taxa de Liberdade Profissional demanda que se desenvolva novas Metodologias Profissionais para que se possa aumentar a Taxa de Consciência e Reflexão, através do que estamos chamando de Narrativas Profissionais

Narrativas Profissionais, ou Diário de Bordo no popular, é uma espécie de caderno de anotações (que pode ser feito em qualquer Ferramenta Digital de Conteúdo) para se criar um Diálogo Interno – algo fundamental para aumentar a Taxa de Consciência e Reflexão.

Escrever, diferente de falar, exige que a pessoa crie um espaço de Diálogo Interno, com o qual pode analisar de forma mais consciente as ações, os retornos, os novos conteúdos adquiridos.

Publicar a Narrativa Profissional (Diário de Bordo) em Ferramentas Digitais de Conteúdo ajuda ainda a receber feedbacks de todos os tipos, além de servir como Ferramentas de Marketing para chamar a atenção e capturar novos clientes.

É isso, que dizes?

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO NOVOS CONCEITOS BIMODAIS CRIADOS NESTE ARTIGO (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

Leave a Reply

WhatsApp chat