Feed on
Posts
Comments

“O que diferencia um homem de um animal é sua capacidade de escolher.”Dennis Lehane.

Uma Tecnoespécie como a nossa tem alta taxa de independência genética. Tem uma série de decisões que precisa tomar ao longo da vida.

Por causa da alta taxa de independência genética, diferente das demais espécies, nós precisamos da filosofia para nos guiar a tomar as melhores decisões.

A filosofia foi criada para gerar felicidade para o ser humano, através de duas ferramentas básicas: perguntas estruturais e respostas progressivas.

Todos valores e hábitos humanos, com suas consequências para a qualidade de vida de cada um, têm origem nas perguntas filosóficas estruturais e nas respostas filosóficas progressivas escolhidas.

Quanto menos uma pessoa (ou grupo de pessoas) tem consciência das perguntas e respostas filosóficas disponíveis, mais vive no Zecapagodismo, deixando as ideias dos outros o levar – sem saber.

As mídias e a demografia influenciam no uso que fazemos da Filosofia na sociedade.

Aumentos populacionais sem novas mídias, geram crises civilizacionais e isso implica num uso cada vez menor da filosofia pelas pessoas.

Novas mídias – que trazem novas linguagens – por outro lado, permitem que se inaugure nova civilização e, por causa disso, a filosofia volta com toda força.

Mas muitos dirão que a Filosofia nunca morre, sempre está presente e é preciso, por causa disso, dividi-la em duas: a horizontal (que preserva nomes, datas e frases) e a vertical (que a usa para resolver problemas humanos).

Vivemos no último século a migração da Filosofia Vertical, focada na felicidade, para a Filosofia Horizontal preocupada apenas  em conhecimento ou em uma sabedoria eunuca.

A filosofia deixou no final da Era Civilizacional 1.0 (final do século passado) de ser uma ferramenta de felicidade humana para ser muito mais um papo furado de intelectuais tomando cerveja com batata frita.

O mundo foi se fechando dentro de ideias filosóficas eunucas (sem nenhum tipo de utilidade). A filosofia virou mais uma disciplina para o ENEM, na qual se estuda datas, nomes e frases, nada além disso.

O aumento da taxa da Filosofia Horizontal em detrimento da Vertical é um fenômeno típico das crises civilizacionais, que precisa massificar as pessoas e tirar delas a sua capacidade de se auto personalizar.

A Civilização 2.0 precisa URGENTEMENTE do resgate da Filosofia Vertical, do aporte das ideias dos grandes filósofos para que possamos começar o novo processo de readaptação da sociedade para um novo modus-pensante e operante.

A Civilização 2.0 tem como meta empatar a complexidade demográfica com a administrativa e – para que isso seja feito – é preciso revisar as grandes ideias filosóficas e adaptá-las, a partir das novas Tecnopossibilidades.

Precisamos entender que não existe nada mais eficaz (ou prático) do que um sistema filosófico bem estruturado, no qual as pessoas possam conhecer as encruzilhadas e optar pelas estradas que consideram mais profícuas para a sua felicidade.

Já iniciamos um forte e exponencial renascimento da Filosofia Vertical, voltada para a solução de problemas concretos das pessoas, da qual temos muito que desfrutar.

É isso, que dizes?

Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o estudo do futuro no Brasil.

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat