Feed on
Posts
Comments

Diferente das outras espécies, o Sapiens é diferente um do outro.

Lobos e formigas têm uma similaridade: sobrevivem da mesma maneira, não tem lobo vegetariano e nem formiga que gostas de picanha maturada.

Os animais têm uma baixa taxa de diversidade entre seus membros. E o Sapiens muito alta.

Cada novo sapiens traz consigo uma demanda por unidade de comida, mas uma unidade diversa, o que torna a complexidade muito mais exponencial.

O aumento demográfico do sapiens, portanto, gera um aumento exponencial de complexidade, pois cada pessoa terá demandas específicas.

Não há comparação com outras espécies.

É uma complexidade muito maior, devido a maior taxa de diversidade entre seus membros.

E aí temos algo interessante.

Quando temos aumentos demográficos, mas não conseguimos ferramentas para diversificar a produção é preciso padronizar.

Tivemos no século passado uma padronização, ou um estímulo a uma baixa taxa de diversidade, pois não tínhamos organizações que pudessem promover a diversificação de massa.

E é isso que promete o futuro: a Diversificação de Massa.

O que tivemos até aqui foi o gradual aumento da Padronização de Massa, com as mídias centralizadas e o final da era da Administração Sonora.

Na Padronização de Massa, um ciclo das Eras Civilizacionais, Se reduzirá a felicidade estrutural, incentivando mais a conjuntural, haverá aumento da taxa de emocionalismo, zecapagodismo, dogmatismo.

O objetivo é reduzir a autonomia e criatividade, que serão desestimuladas, para que se possa consumir de forma padronizada.

Se aceitar o padrão ao invés da diversidade.

A atual crise civilizacional é marcada por esse tipo de problema.

Reduzimos muito os “incentivadores individuais de diversidade” e quando entramos na nova civilização, com forte demanda de diversidade, as pessoas foram pegas despreparadas.

Quando temos uma revolução civilizacional o quadro acima se inverte, pois se abre a possibilidade da diversificação e se precisa de criatividade para se criar a nova era.

E se passa a exigir de forma muito rápida tudo aquilo que foi não estimulado.

Detalhe.

Estes movimento são espontâneos e não planejados, vão ocorrendo naturalmente na relação oferta/demanda.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat