Feed on
Posts
Comments

Todo descentralizador e/ou Escola Descentralizadora acredita em Ordens Espontâneas, nas quais a sociedade – indivíduo se relacionando com os demais – vão resolvendo os problemas ao longo do tempo.

Não existe pensamento descentralizador sem Ordens Espontâneas, ou com algum nome parecido.

Há dois problemas quando falamos em Ordens Espontâneas.

Quanto mais complexo for o ambiente mais haverá a necessidade da Ordem Espontânea e mais difícil será que ela possa prosperar sem que haja Indicadores Coletivos, criados pelas próprias pessoas.

Um dos fatores que temos que analisar é a questão demográfica, uma das novidades que as Escolas Descentralizadoras terão que analisar.

Mais gente, significa mais complexidade, o que torna a demanda por Ordens Espontâneas mais sofisticadas, bem como a criação de novos Indicadores Coletivos ou melhoria dos já existentes.

A Escola Austríaca, por exemplo, através de Ludwig von Mises (1881-1973) defende que um regime fechado com o comunista não é viável economicamente, justamente por não ter o Indicador Coletivo dos preços.

Sem os preços, indivíduos não conseguem lidar com a complexidade, tomando decisões cada vez menos precisas ou sensatas.

Vejamos a relação:

  • Quando se aumenta a população, se aumenta a complexidade;
  • Quando se aumenta a complexidade, se aumenta a demanda por indicadores coletivos cada vez mais confiáveis;
  • O que permite que se tenha Ordens Espontâneas mais sofisticadas.

Quando com a chegada do Digital, se criou o que chamamos de Indicador Coletivo Digital (a reputação online de pessoas, produtos, serviços, informação), pudemos ter um novo ciclo de Ordens Espontâneas.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat