Feed on
Posts
Comments

Uma sociedade precisa criar instrumentos para produzir verdades mais verdadeiras.

mitos-verdades

Ou seja, é preciso que organizações sejam criadas com credibilidade para serem referências para que decisões sejam tomadas pela sociedade.

Isso faz parte inerente de todas as espécie, há que se escolher líderes que possam ser a referência em momentos de tomada de decisão.

São organizações produtoras de verdades, que servem de referência.

O que damos o nome de “renomadas”.

Ganham nome, pois têm (ou deveriam ter) credibilidade para ser referência.

A produção da verdade, entretanto, sofre dois problemas ao longo do tempo e uso:

  • – são criadas dentro de um modelo cognitivo, que tem prazo de validade, conforme as tecnologias cognitivas disponíveis;
  • – tendem à concentração e a ampliar os interesses daqueles que lá estão, criando um espírito de corpo, que vai, aos poucos, reduzindo a sua capacidade de aumentar a taxa de verdades produzidas;
  • Assim, há um desgaste das autoridades, que vão perdendo liderança, ou seja a capacidade de guiar grupos na tomada de decisões.

verdade-mentira

Ou seja:

  • Quando há um equilíbrio de forças entre estas organizações e a sociedade, do ponto de vista cognitivo, há um investimento maior em narrativas coerentes, aposta-se na lógica e na força dos argumentos. A verdade se baseia mais na lógica e menos em quem a professa. Vale o QUE se diz.
  • Quando há um desequilíbrio de forças entre estas organizações e a sociedade, do ponto de vista cognitivo, há um investimento maior no marketing, nas autoridades, na força da repetição em narrativas coerentes, aposta-se menos na lógica e na força dos argumentos. Vale QUEM diz.

mito-e-verdade-imkt

 

Hoje, ao final de uma Era Cognitiva encontramos uma grande crise na produção da verdade da sociedade.

Há um despreparo social para passar do modelo da autoridade da verdade para a liderança da verdade.

  • A autoridade da verdade é respeitada pelo posto que ocupa na sociedade e na proximidade que tem com as estruturas de mídia centralizadas.
  • A liderança da verdade é aquela que, independe da posição que ocupa, tem uma lógica e argumentos convincentes.

Isso não quer dizer que não existam autoridades com liderança, mas as organizações não estão preparada para filtrar dessa maneira.

verdade-ou-mentira

A produção da verdade 3.0 cria um novo modelo de escolher as verdades mais verdadeiras, através da participação e colaboração de massa, dando cliques, estrelas e comentando aqueles que, por algum motivo, chamam a atenção.

É um movimento que procura resgatar uma verdade menos interessada e distante das organizações tradicionais produtoras da verdade.

No futuro, as novas Organizações 3.0 produtoras da verdade adotarão essa nova cultura emergente.

Para isso, precisamos de um longo ciclo de reciclagem da sociedade que hoje é incapaz de, por si só, dar crédito a uma liderança sem autoridade, pois não tem ferramentas para julgar com a própria cabeça se há lógica no que está sendo dito.

Não temos autonomia de pensamento suficiente para podermos julgar uma verdade mais verdadeira quando ela é apresentada por alguém que não faz parte do establishment. A educação que terá que ser inventada é aquela que permita essa autonomia de pensamento para vivermos em um mundo de redes de conhecimento muito mais descentralizadas do que estamos acostumados.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat