Feed on
Posts
Comments
  •  A co-laboração é o trabalho conjunto.
  • A participação é a ideia de fazer parte.

colaborar

Qual a diferença quando analisamos a Revolução Cognitiva Digital.

O que se está procurando com os projetos digitais participativos não é aumentar a colaboração, que é um sub-produto de tudo, mas aumentar a participação da sociedade nas decisões.

Um projeto de implantação da nova Governança Digital, assim, não é medido pelo aumento de colaboração, mas de participação nas decisões.

Quando se fala decisões está se falando em resultados tanto de produtos, serviços, registros, onde se inclui leis e decisões públicas.

1335546702-portraits-of-the-99-in-new-york-city--part-2_1177641

Assim, quando implantamos a nova Cultura de Participação 3.0 não estamos abrindo uma “caixa de sugestões digital” para as pessoas colaborarem, mas estamos criando um novo ambiente cultural em que se possa incorporar a participação das pessoas efetivamente.

Ou seja, ao votar na qualidade da tripulação da Gol, a empresa está transferindo A DECISÃO do pagamento variável daquela equipe para o consumidor.

Ou seja, não é colaboração, mas participação na decisão.

A empresa transfere a decisão para o consumidor, estabelecendo uma nova relação tripulação-consumidor mais meritocrática do que a anterior.

Claro, que há aí um conjunto enorme de metodologias e tecnologias, incluindo algorítimos para que tudo seja menos injusto e mais eficaz, porém se vê o que estamos falando de diferença entre participar (tomar parte da decisão ) e colaborar (ajudar a quem decide, mas que este não transfere a decisão).

Colaboracao-e-Cooperacao1

Podemos talvez adjetivar a colaboração e chamar de colaboração com decisão e colaboração sem decisão, mas se estabelece que participar é tomar parte das decisões e avançamos nos conceitos.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat