Feed on
Posts
Comments

Versão 1.0 – 13/09/13

Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

201210012014_fold_lakossag

O monoteísmo surge no mundo há seis mil anos e acaba por se tornar hegemônico como um fator fundamental para permitir a espécie humana de crescer numericamente, pois estabelece uma verdade organizadora, que define regras de conduta e facilita o controle da sociedade, coisa que o politeísmo não permitia.

O monoteísmo só faz sentido com a escrita, pois um é um lado da moeda do outro.

Sem escrita, não seríamos monoteístas e vice-versa.

O monoteísmo, entretanto, tem suas amarras, pois é o sistema que precisa de um centro bem definido gerador de verdades e de confiança.

Podemos dizer na história que:

  • Tivemos o monoteísmo radical absolutista da relação direta de “Deus”, via seus pseudo-representantes, com os monarcas, reis, imperadores e similares;
  • O monoteísmo representativo, depois da revolução francesa, embalado pelo papel impresso, com autoridades centralizadas, mas que se desgarraram de Deus, o que podemos chamar de monoteísmo laico;
  • E agora estamos, a meu ver, começando a procurar um retorno ao politeísmo ainda muito centralizado ou, no máximo, nessa primeira fase um monoteísmo radicalmente mais descentralizado.

pena_muerte-4

Diria que toda a luta filosófica humana, desde o judaísmo tem sido a de questionar de alguma forma as amarras do monoteísmo, procurando reformá-lo ou em alguns momentos aboli-lo, por enquanto em termos utópicos.

O que não havia clareza e agora podemos começar a especular é que o monoteísmo era filho da escrita e só poderia ter seu fim decretado quando chegássemos a uma tecnologia cognitiva que pudesse criar uma confiança em uma geração de verdade descentralizada – que é o que a Internet permite com seus novos códigos químicos.

O novo ambiente cognitivo digital, assim, consegue estabelecer um novo critério de construção da verdade, que possibilita finalmente, de forma sustentável, a construção da verdade coletiva mais de baixo para cima, de uma nova maneira..

(Ver mais sobre construção da verdade aqui.)

Tal possibilidade exige a criação de um novo código de comunicação tão relevante como foi o conjunto alfabeto – palavra escrita – papel impresso – livro.

Introduzimos uma comunicação algorítmica, matemática, que estamos importando das formigas (ver mais sobre isso no meu novo livro), que permite – com confiança – refazer a construção da verdade de uma nova maneira, o que nos leva a poder abrir mão da cultura monoteísta.

O novo aparato cognitivo digital se estabelece a partir do código binário e a possibilidade de se deixar rastros para qualificar pessoas e registros, que é o que nos catapulta para a construção d e uma verdade (tangível e intangível) mais descentralizada, abrindo a possibilidade, pela primeira vez, de uma mudança radical no monoteísmo e quem sabe nos aventurar depois de 6 mil anos em um novo politeísmo em bases completamente diferentes.

Tal migração, entretanto, descentralizadora obrigará as organizações a migrar nessa direção, pois a topologia da construção da verdade é a topologia da organização social.

Por aí, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat