Feed on
Posts
Comments

Teremos nosso segundo encontro hoje vou apresentar gradualmente esse documento: “Assim se reequilibra a humanidade”, que pode ser acessado na íntegra aqui.

5 Responses to “Facha – Dig8 – encontro II”

  1. Fabiano Houaiss disse:

    Nepô,
    Segue uma reflexão que tive sobre a aula de ontem:
    Ao ler a palavra inovação, por exemplo, me veio logo a ideia de tecnologia, novas ferramentas… e na verdade, a contextualização indicava para uma reconstrução/desconstrução. Algo mais amplo, menos tangível, menos “coisificado”.
    Esse pensamento macro das palavras é sempre combatido em nossas mentes pela necessidade de aproximar tudo ao nosso cotidiano. Temos a necessidade de “traduzir” a ideia apresentada para um modelo mental que nos dê segurança, que nos faça chegar ao que é o certo. E é aí que, às vezes, o nosso entendimento empaca, pois numa visão macro não há espaço para o certo ou errado. Tudo é relativo. Nada é, tudo está.

  2. Enio Santiago disse:

    Nepô,
    Estou pensando muito no nosso encontro de ontem….Eu tinha uma reunião agendada há 3 semanas e hoje liguei para confirmar uma reunião … Liguei…Ele se desculpou mas não poderia me atender…perguntei se algum analista ou assistente poderia???Se desculpou novamente mas pediu que eu ligasse em um mês!( no momento que agendei essa reunião avisei que viria um executivo de SP apresentar um projeto )
    Resumindo…a produção está se atropelando as pessoas agendam e cancelam reuniões e vão adiando as possibilidades de negócio as pessoas não conseguem gerenciar sua propria agenda… isso sim é um turbilhão no ambiente informacional desiquilibrando a possibilidade de inovação para ruptura de modelos.
    Estou com isso na cabeça!

    PS : postarei o resumo do segundo encontro asap

  3. Carlos Nepomuceno disse:

    Enio, bom esse caso do adiamento pode ser variado..múltiplas possibilidades….vc fez bem em confirmar, imagina se fosse confiante…um dos aprendizados que ganhei, não saio nunca sem confirmar, mesmo com quem falei no dia anterior, as pessoas andam meio insanas mesmo….

    O que te digo é que clientes assim tlz não sejam os grandes clientes…pois os bons clientes são aqueles que nos querem também..e estabelece-se a relação.

    Aguardo resumo, sua participação na sala foi bem lega, enriqueceu bem, grato pela visita, comentário, etc..

    Nepô.

  4. Carlos Nepomuceno disse:

    Fabiano, fiquei mais potente, eficaz e sereno quando optei, cheguei, a conclusão que tudo está em movimento de reequilíbrios..o está ..é um equilíbrio construído por fatores que conhecemos, ou não.

    Querer fazer nos obriga a conhecer as forças que atuam nesse reequilíbrio constante, senão nosso campo de atuação se limita e ficamos a mercê de forças desconhecidas.

    Quanto mais desinformada é uma pessoa, mas ele acha que as forças desconhecidas são frutos de um ser mágico, tipo Deus.

    A Ciência vem ajudar a limitar essa viagem, colocando o que não se conhece mais para lá, sugiro a você ler o livro “Criação Imperfeita” do Marcelo Gleiser, acho que vai ser muito bom…nesse teu caminho…

    Me diga,

    abraços, valeu visita e comentário,

    Nepô.

  5. Enio Santiago disse:

    Segue resumo do segundo encontro feito por Enio e Erica
    A Internet não veio para mudar a forma de comunicação, ela chegou devido a uma necessidade de nos comunicarmos. Para resolver um problema: o da ânsia de comunicarmos com mais velocidade.
    Existe apreensão em se pensar as “novas possibilidades”.
    A Internet é uma atividade humana, que nos facilitou o acesso à informação – que é como um processo vital assim como a respiração, o sexo e tantos outros.
    Qual seria a base de sustentação do ser humano contra a luta pela sobrevivência pós- apocalipse? As tendências ou o modismo? Cremos que as tendências, ou seja, necessidades básicas.
    A proposta é quebrar barreiras cognitivas e afetivas.
    Existe uma incógnita se o ser humano será o mesmo no futuro… haverá uma evolução evidente?
    Essa é ótima…
    A Tendência lança modas ou as modas geram tendências… Jamais poderíamos esquecer: É fresquinho pq vende mais ou vende mais pq é fresquinho – Tostines.
    Informação e Comunicação são partes integrantes dos seres humanos.
    O Aumento da população é o fator mais significante para o desequilíbrio da humanidade. A população é um fator irreversível, é o ponto de partida para qualquer análise.
    A Estrutura do poder, se baseada no trabalho pelo controle da informação, gera um senso comum que visa o bom funcionamento do modelo produtivo.
    Com o crescimento da população faz-se necessário o controle da informação, gerando um desequilíbrio que traz incompatibilidade entre produção e a inovação de forma que não podemos ter um modelo sustentável.
    Chegamos a um momento onde o equilíbrio do ambiente informacional é fundamental para que possamos ter inovação de maneira sustentável.
    Um período onde é constante a necessidade de inovações em meio a uma população que não para de se multiplicar. Para inovar é preciso o acesso a comunicação e a informação, o que garante o poder de muitos.
    Isto inicia uma nova era onde se cobra/necessita que haja menor controle da comunicação. Mas isso pode gerar uma “bagunça” no poder. Seria isto um anuncio da de nova estrutura hierárquica, de uma realidade com poderes diferentes?

Leave a Reply

WhatsApp chat