Feed on
Posts
Comments

Apropriar-se da cultura digital, é reiverntar a Escola Léa da Cruz Fagundesda minha coleção de frases.

Car@s alun@s, eis o roteiro do nosso curso.

Começamos no dia 15/09.

Título: Conhecimento em Rede

Objetivo: Repensar o que realmente é Conhecimento e Rede. E procurar ter uma nova visão para atuação no ambiente atual de produção de informação, trazido pela Internet.

Total de aulas: 7

Habilidade: ao final desse programa você deverá ser capaz de  analisar os problemas de informação e de geração de conhecimento sob uma nova ótica.

Conteúdo genérico: O que é a Internet? O que é conhecimento? Como o Conhecimento em Rede afeta a sociedade? As organizações e como podemos utilizar novos conceitos para fazer a diferença. O que é a Web 2.0? Existe sociedade do conhecimento, da informação? É possível gerir o conhecimento? Existe Gestão de conhecimento? Gestão da Informação? Como posso ter uma melhor ação pessoal na Web 2.0?

Não teremos Power Point – justificativa do professor para eliminar o Power Point.

http://nepo.com.br/2008/11/27/power-point-asa-ou-corrente/

(Considera-se o material didático da sala todo o conteúdo do blog do professor e os posts exclusivos para os alunos)

Quem quiser ter acesso a apresentações antigas do professor:

http://www.slideshare.net/cnepo

Recomenda-se ver o que as outras turmas de pós da Facha já fizeram nas minhas aulas:

http://pt.wordpress.com/tag/facha_nepo/

Conceituação: O professor é apenas um coordenador da colaboração entre aluno-aluno e professor-alunos. Não existe conhecimento pronto, mas só aquele elaborado em conjunto, no qual todos aprendem com a ignorância/experiência/criatividade/conhecimento do outro.

O aluno não deve vir para aprender de forma passiva, mas trazer a sua curiosidade ativa. Tudo que sabe ou tem dúvida, interessa,  é fundamental para que o processo de aprendizagem seja proveitoso para todos.

Não há transmissão de conhecimento, mas sincronização de vivências, na qual todos saem da sala de aula em outro patamar, incluindo o professor.

O fato de termos micros em sala de aula não sugere que o aluno deve viajar, ler e-mail, fazer atividades fora do contexto, pois não só desestimula o professor, mas torna a turma se transforma em um completo deserto de atenção, o que não é bom para todos.

A nota será finalizada da seguinte forma, dentro de sala de aula, com auto-avaliação dos alunos:

a) Presença em sala de aula – 7  pontos, divididos assim.

1,0 – para cada aula, totalizando 7 pontos;

1,5  –Participação do aluno em sala de aula;

1,5 – Participação do aluno na Internet (**)

(*) serão criados posts a cada aula no blog do professor e o aluno poderá comentar lá. Ou em qualquer espaço que toda a turma, o professor e outros alunos do curso possam ter acesso, para ser discutido em sala de aula. Ou seja, quem for anotar as aulas no computador, sugere-se que anote no comentário do blog do professor ou no blog, ou espaço virtual da turma, vale #algum lugar do Twitter, desde que informado ao professor para que ele possa acompanhar e linkar no seu blog.

(**) O registro da participação dos alunos na Internet só vale até o início da última aula!

Ou seja, tirará 10 o aluno que for a todas as aulas, participar em sala e na Internet!

Roteiro propositivo, pode mudar, conforme a dinâmica:

  • Aula 1 – o que é a Internet? Como funcionará nosso curso? Dúvidas, expectativas, etc…;
  • Aula 2 – apresentação do filme Lutero, com exercício escrito (aula será acompanhada pelo Roney);
  • Aula 3 – debate oral sobre o filme e discussão sobre o que é conhecimento?
  • Aula 4 – Eu (aluno) e a Web 2.0;
  • Aula 5 – Web 2.0 – aplicação em diversos setores;
  • Aula 6 – Exercício: como deve ser uma cidade 2.0? (ou outro setor, a escolha dos alunos)
  • Aula 7 – auto-avaliação dos alunos e avaliação final da turma coletivamente.


Os alunos que faltarem as aulas deverão “pagar” em atividades extras em favor da turma. Este “pagamento por atividade”, que é produção de textos, resumo de aulas, etc… só será contabilizado até o início da última aula, quem faltar a última aula, não terá ponto extra, nem a possibilidade de repor. E quem não “pagar” até lá, também.

Assim, não serão aceitos trabalhos depois da última aula.

As propostas estao abertas para comentários e aprovação da turma até o final da primeira aula, quando assinaremos nosso acordo de trabalho.

É isso, bem-vind@s!


6 Responses to “Aula pós-Facha 1: Roteiro”

  1. @Demevir disse:

    Gostei do roteiro. Pena que não consegui ir na 1ª aula, na quinta. Mas não faltarei as próximas!
    Será um prazer tê-lo como professor!
    Até terça.
    Abraço,
    Demevir Siqueira

  2. cnepomuceno disse:

    Demevir,

    quem faltou, se quiser recuperar o ponto, terá que fazer um trabalho, imagino que seja um resumo da discussão das aulas 2 ou 3.

    Vamos separar em sala da aula,

    abraços

    Nepô.

  3. Bárbara Bono disse:

    Tb não pude ir. Mas já vi a resposta e vou tentar correr atrás rs!

    Li o roteiro, surgiu uma ou outra dúvida, mas hj pergunto pessoalmente.

    Demevir, estamos no mesmo barco. Vamos nessa em busca da nota 10 😉

    Beijos

  4. cnepomuceno disse:

    Bárbara, acredito que você pode fazer o resumo do que vai rolar hoje..e postar no blog…na aula:

    http://nepo.com.br/2009/09/21/aula-pos-facha-2-lutero/

    Espero seu 10!!!

    abraços,

    Nepô.

  5. cnepomuceno disse:

    Segue o exercício da turma do “Que é a Internet?”

    Grupo 1 – Uma evolução da nossa forma de comunicação, onde pessoas, através de sistemas e serviços integrados, trocam informações em um espaço de conectividade coletiva, gerando uma nova forma de relacionamento.

    Grupo 2 – É uma rede mundial singular de possibilidades de compartilhamento, aproximando as pessoas através da colaboração mútua.

    Grupo 3 – Internet é um meio digital de comunicação utilizado para entretenimento, trabalho e informação que interliga pessoas social e culturalmente, possibilitando a interação

Leave a Reply

WhatsApp chat