MBKM 19 – Segundo fim-de-semana da aula de Conhecimento em Rede – Aula de sábado
Licitação: PREFEITO 2.0
Diretrizes de Colaboração (4 anos):
– Trânsito, Ensino, Segurança, Saúde e etc
– Meta: de Prefeito a Governador e Presidente 2.0
Empresa criada: doispontozero consultoria
Cristiana, Rafael, Tatiana, Bianca, Claudia e Natalia
“Numa cidade muito longe, muito longe daqui. Que tem favelas que parecem as favelas daqui, que tem problemas que parecem os problemas daqui.”
Cidade: Baía de Fevereiro
Análise SWOT
1. Forças
Referência e representatividade da cidade no estado
Orçamento
Poder político
Pequenas iniciativas Web 2.0 (CET Baía)
Serviços bem reconhecidos (LimpaBaía)
2. Fraquezas
Gestão dos especialistas
Gestão dos processos
Dificuldade de comunicação interna nos processos e na comunicação com a população
Falta de indicadores de gestão
Burocracia
Poucas políticas de incentivo fiscal
Ensino público
Baixa qualidade de alimentação escolar
Baixo padrão de atendimento na área da saúde
Polícia Corrupta
3. Riscos
Cidade Metropolitana (Dengue, Pandemias)
Crime organizado
Insatisfação do Contribuinte
Falta de profissionais capacitados
Política de incentivos fiscais de outras cidades
Oposição da Mídia
Trabalho infantil x Educação
Alto índice de Desemprego
4. Oportunidades
Beleza da cidade
Centros de conhecimento e pesquisa reconhecidos
Estrutura cultural / diversidade
Pontecial Turístico
Apoio da Rede de Ensino privada
Acervo cultural
Maior fluxo de troca das informações
Iniciativas sugeridas:
Saúde:
– Prontuário eletrônico
– Gerando estatística e indicadores flexíveis sobre os atendimentos dos serviços de saúde
Educação,
– Comunidade prática de nutricionistas e professores
– Indicadores de educação (Professores, Escolas)
– Programa de sugestões dos Estudantes
Infraestrutura (Trânsito),
– Informações de trânsito por SMS (cadastro de rotas que servirá para o planejamento de vias urbanas)
Segurança,
– Estatísticas de segurança como balizadores para ações de inteligência policial (integração entre municípios e estado)
– Site colaborativo para recebimento de denúncias
Serviços
– Serviços por SMS (Climáticas, Turísticas)
– Blog do Prefeito e de cada uma das secretarias (Saúde, Educação, Turismo e Segurança)
– Canal interativo, com reclamações categorizadas, formação de pauta por votação para as reuniões mensais complementando os trabalhos da assembléia legislativa).
– Site colaborativo com ouvidoria
– Páginas amarelas de servidores públicos.
– Portal de Voluntariado colaborativo
– Melhoria de processos com o apoio da iniciativa privada
– Repositório de documentos internos da prefeitura (processo)
– Canal no YOUTUBE
Conforme combinado, segue um resumo comentado da apresentação da proposta elaborada pelo meu grupo em sala de aula.
A base da proposta para a PREFEITURA 2.0 foi a transparência, acreditando que esta cria um ambiente mais propicio para a colaboração da população no que diz respeito à administração da cidade.
Na proposta, transparência está caracterizada principalmente pelo fim do voto secreto, acompanhamento das decisões do poder legistalivo e pela preferência constante de processos de compra na modalidade de pregão eletrônico. Todas estas informações, desde votações até compras, estariam disponíveis via web. Os ambientes de informações poderiam expor também propostas diversas para votação popular, onde cada cidadão estaria apto a regitrar seu voto mediante cadastro de senha eletrônica realizado nas regiões eleitorais e administrativas.
Além disso, utilização de ferramentas sociais para identificar problemas de segurança pública, transporte, saúde, trânsito. Não obstante a criação de um ambiente público, como o twitter, onde as pessoas possam colaborar ativamente (ainda que de forma anônima), a criação de uma função específica no governo que se ocupasse de selecionar e utilizar a informação disponível em blogs, twitter, comunidades de orkut etc que sejam relevantes (e não há dúvidas que existem) para as políticas públicas, de forma que estas informações sejam elementos fortemente influenciadores das decisões tomadas pela administração pública.
Por estarem as ações fortemente vinculadas ao poder da web, foi incluida na proposta um projeto chamado “Escola de portas abertas”, que garantiria à população acesso as escolas tanto para estreitar a relação com este ambiente como para utilização de seus laboratórios de informática gratuitamente, garantindo participação popular no GOVERNO 2.0 estabelecido.
Um dos pontos que fora incluido na proposta, a obrigatoriedade de ‘ponto eletrônico’ para todos os servidores com informações disponíveis abertamente via web, foi criticado pela Claudia com muita propriedade. Permito-me fazer a intervenção pessoal no trabalho do grupo, concordando que este item da proposta não está de acordo com o mundo 2.0 que vivemos hoje e com as mudanças que nos são impostas nos ambientes de trabalho.
Segue o resumo das propostas para Prefeito 2.0 da turma 19 do MBKM:
Grupo 1:
– Saúde: Prontuário Eletrônico;
– Eduacação:
*Criação de comunidades de prática de nutricionistas e professores;
*Site colaborativo para os estudantes de ensino médio e superior;
– Segurança: Utilização das estatísticas para substanciar o trabalho dos serviços de inteligência da polícia;
– Serviços de SMS com torpedos para os celulares cadastrados recebendo informações climáticas, turísticas e do trânsito da cidade;
– Site colaborativo de Turismo, hotéis, transportes e serviços públicos;
– Envolvimento da iniciativa privada para o desenvolvimento da gestão de processos da prefeitura através do mapeamento de processos e plano de gestão desenhados;
– Memória do arquivo da prefeitura;
– Canal no you tube para que os cidadãos possam deixar mensagens e/ou assistir um conteúdo disponibilizado pela prefeitura;
– Todas as informações coletadas nos principais veículos de comunicação com a cominidade serão utilizadas nas reuniões mensais da prefeitura e posteriormente na assembléia legislativa;
_____________________________________________
Grupo 2:
– Intalação de internet wireless em toda a cidade;
– Intalação de quiosques 2.0 com computadores com internet banda larga em pontos estratégicos da cidade;
– Orelhão: Blog do cidadão. Espaço para dúvidas, críticas e sugestões;
– Portal do cidadão: espaço onde podemos encontrar informações pessoais sobre impostos, certidões, etc…
– Implantação do plebiscito on line através do portal da prefeitura. Quando houver um assunto em pauta para votação popular um pop up surgirá assim que o cidadão acessar o site;
– Twitter e blog do prefeito;
_____________________________________________
Grupo 3:
– Implantação do portal da prefeitura;
– Foco na transparência com gastos públicos para acompanhamento dos cidadãos;
– Implantação do ponto eletrêonico para todos os funcionários públicos;
– Fim do voto secreto na Câmara e acompanhamento on line no site da prefeitura das sessôes na assembléia legislativa;
– Cadastro dos eleitores para participação de das votações eletrêonicas através do portal da prefeituta;
– Implantação das licitações efetuadas através de pregão eletrônico;
– Implantação do Twitter para a segurança pública, interligado com as centrais das polícias militar e civil, atuando mais rapidamente no momento das ocorrências;
– Implantação de pontos de ônibus eletrêonicos que receberão as rotas, horários, etc, do transporte público através de GPS.
– Envio das informações de trânsito via SMS para os cidadãos cadastrados;
– Acompanhamento do histórico de saúde por cada cidadão através do portal da prefeitura com login e senha individualizados;
– Projeto escola de portas abertas com foco na ampliação de acesso à internet e maior proximidade com as comunidades;
_______________________________________________
Grupo 4:
– Foco inicial no sesnho do processo em como subsidir e “ferramentar” o prefeito para que ele se torne um prefeito 2.0;
– Gerenciamento das informações: Quais serão as redes de relacionamento que precisarão estar ativas para gerenciar de forma correta estas informações;
– Segurança: Canal múltiplo de denúncias (telefone, internet e cartas);
– Forte ação junto aos porteiros dos condomínios para atuação como agentes de transformação e aliados da segurança pública;
– Implantação de um sistema que “lê” todos os sistemas do serviço público como forma de acompanhamento das ações em diferentes áreas e processos;
– Processo de decisão transparente para população;
A WEB 2.0 é de muitos para muitos, abriga um volume de informações monstruoso, emanado de várias culturas, fontes, canais e interpretações que podem nos sugerir tendências, influenciar em nossas decisões, identificar ameaças e oportunidades.
Os fatores críticos de sucesso para a aplicação da WEB 2.0 nos ambientes corporativos são inerentes a necessidade de ambientação para uso e mudança de cultura, do contrário irá parecer um conjunto de redes sociais agrupadas, disponíveis com milhares de informações desconectadas e sem valor agregado para Cia.
A frente deste volume imenso de informações, estabeleça redes sociais com atores de seu interesse, julgue o grau de confiabilidade que você precisar, isso significa que você terá fontes para validar as informações coletadas na “nuvem de TAGS”, afinal onde tem fumaça tem fogo, mas tem fogo mesmo? Muitas vezes somos induzidos a pensar “direto” nas ferramentas, mas quem nos irá trazer os insumos para materialização das ferramentas? A base da pirâmide irá nos trazer! A premissa é a simplicidade, “encurtar” as distâncias, portanto ferramentas são importantes, mas lembre-se que informações são coletadas e circuladas por pessoas, basta um punhado de emissores e receptores e teremos um novo “ciclo de vida de uma informação”. As ferramentas são meio e dão celeridade ao processo de troca e distribuição da informação. A escolha da ferramenta antes da cultura e da identificação dos atores de interesse (rede social) é como o velho oeste e um novelo rolando em um lugar sem habitação. É como dizer: vamos fazer um blog!! e não habitar (nós passamos por esta experiência prática em nossa turma!!) aliás…ainda temos novelos lá ?
OPINIÕES DOS COLEGAS:
João: “tanta informação e não saber utilizar”
Wagner: “utilidade das ferramentas e redes”
Carina: “usar o que nós temos” (conhecimento)
Milene: “Simplicidade para implantar; gostaria de ver na prática”
Thaís: “Impacto da Net nas nossas vidas”; (opiniões x influência na decisão)
Branca: “Volume de informação sobre redes sociais”
Lucia: “Gestão x Ingestão;mudança de conhecimento”
Rodrigo: materializar conhecimento na cabeça das pessoas (como colocar em prática)
Clóvis: “Aspecto cultural para fazer rodar web2.0”
Luciana: “O que deve ser feito e não o que você tem, começar pequeno”
Carla: “Pensando menor para progredir”
Amanda: “WEB 2.0 não é um monstro da para fazer”
Claudia: “Difícil mudar – ideologia – colaboração”
Fabrício: “As empresas ainda estão fechadas para 2.0”
Cristiana: Cada um pode ser um emissor; a opinião das pessoas pode influenciar”
Flavia: “Tendência;interação de pessoas; modernidade para todos”
Rentato: “Conhecimento da mídia; nascer pequeno”
Eudes: “Olhar para o mundo e ver o que pode ser usado (coletivo e individual)
Bruno: “Quebra/luta contra a reforma”
João: “Ferramenta é acessório não é meio”
Solange: “Novas ferramentas; como aplicar as ferramentas até então pessoal para fins de corporação”
Rafael: “Mentor das mudanças, renovei conhecimentos, importante o conceito”
Natalia: “Exposição demais de informação, é importante compartilhar e saber o que distribuir”
Rafael Brasil: “Capacidade de processar; como entrar nessa “nuvem de TAG” e obter a informação necessária e confiável para corporação”
FASE1: PREMISSAS e REDES SOCIAIS
-Premissas – (Ética e Transparência)
-Estabelecer quem são os atores que irão interagir com a Rede
FASE2: FERRAMENTAS (algumas sugestões)
-Geoprocessamento on-line das ocorrências
-FOTOS para multa/infração de trânsito pelo cidadão
-Botões de Pânico nos prédios (para tocar nas delegacias) e tendo os porteiros como “olheiros/colaborades/vigias”
-Árvore Hiperbólica
-Rastreamento de veículos (direcionamento do fluxo)
FASE3: ANALISE DE RISCO
-Estabelecer a frequência x impactos para direcionar e justificar os investimentos e custeio
FASE4: INDICADORES %
-Prestação de contas e acompanhamento em tempo real pela população
-Sugestões de soluções prospectivas
-Orçado x realizado
Olá Nepo,
segue, ainda em tempo, o resumo do trabalho do meu grupo da Prefeitura 2.0.
Abraço.
Grupo 2: Branca, Eudes, Lucia, Marina e Milene.
Empresa criada: Col@bor@ndo
A empresa Col@bor@ndo construiu uma proposta para qualquer Prefeitura que queira ser uma Prefeitura 2.0.
Em primeiro lugar é necessário 2 implementações na infraestrutura: instalação de internet wireless para toda cidade. Para garantir acesso à todos, mesmo os que não tenham computador em casa, serão instalados os Quiosques 2.0 em pontos estratégicos da cidade, equipados com computadores. A intenção da Prefeitura 2.0 é proporcionar um governo com participação da população, utiizando como principal ferramenta a internet, assim será criado o Portal Prefeitura Interativa. O portal terá alguns recursos:
*Login/ Perfil Cidadão — cada cidadão terá acesso ao portal com informações personalizadas, além de informações restritas como documentos, históricos médicos, impostos, e registros de acesso da prefeitura. Este login pessoal é baseado na Rastreabilidade Sadia;
*Atalho — link para serviços de interesse da população como Detran;
*Orelhão — espaço para reclamações, sugestões e comentários, onde todos possam interagir sobre qualquer assunto da cidade. Formato de blog;
Servidor Inteligente — o servidor público teria acesso a informações do cidadão referente ao atendimento solicitado;
*Plebiscito on line — a população pode votar on line, quando tiver um assunto em pauta, surgirá pop up no portal;
*Twitter/ Blog — o prefeito e secretários terão blog e twitter, assim a população saberá o que estão fazendo durante expediente;
*Wikibléia — serão registrados todos projetos de lei.
Com a internet ao alcance de todos, e o Portal Interativo, a população será mais participativa.
1) Acesso gratuito à todos.
Através de conexão sem fio (wireless, wimax). Em pontos estratégicos e públicos (quiosques, etc.), localizados em pontos de ônibus, rodoviárias, estações de metrô e trem.
2) Blog e Twitter de prefeitos e secretariados, informando acontecimento e decisões, atividades relevantes do dia ou semana, (ex.: decisões, ações, atitudes das pequenas as grandes, tais como conserto de rua, compra/instalação de novo aparelho num hospital, contratação de mais recursos, repasse de verbas, etc.), podendo ser lido/acessado/acompanhado por área (saúde, transporte, etc.) ou por região.
3) Separar Estado de Órgãos e Governos – O Estado manteria os sistemas de informação centralizadamente, e não mais pulverizados em entidades como Detran, Cet, Receita, cadastro hospitalar, etc.. Opcionalmente, o Estado atuaria como grande agregador das informações (estilo mashup). Servidores e funcionários públicos com acesso às informações do cidadão, atendendo mais efetivamente a população e diminuindo a burocracia, tais como exigência de “Nada Consta” ou “comprovante de residência”. Unificar também informações sobre investigações, fichas criminais de todas as entidades de segurança pública, (civil, militar, municipal, estadual).
4) Com o Estado mantenedor da informação centralizadamente, implementar sistemas como Prontuario Eletrônico de Saúde, acessado e alimentado pelos hospitais públicos e privados, médicos, etc.
5) No mesmo sistema de informação (Portal Prefeitura 2.0), informações como Paginas Amarelas, procedimentos do cidadão, etc..
6) Alavancar a transparência total, informando, nos portais públicos, os gastos, compras, resultado de pregões e licitações, votações, projetos aprovados, estatísticas gerais.
7) Colaboração de todos os cidadãos, fomentando base de informações para subsidiar ações e decisões de diversas instancias (ex.: recebimento do denuncias, foco de mosquito, quebra de bens públicos, etc., novamente utilizando conceito de agregação de informações (mashups) a exemplo do que foi feito na Gripe Suína no Google Maps.
8) Caminhar para a representatividade Online, com a população participando das decisões através de votação online, sugestão em projetos, através de ferramentas WIKI, Blogs, ranqueamento de idéias, resgatando o conceito das antigas discussões nas praças públicas e simpósios.
Todos as leis disponíveis em sites colaborativos, com fim do voto secreto (quem votou em qual lei), com comentários de especialistas e interpretações (a exemplo dos “Códigos civis/trabalhistas/etc. Comentados”),
Essa representatividade online fomentará futuras discussões para substituir gradualmente o atual sistema de representatividade indireta (Cidadão elege o representante e esse vota nas leis) pela representatividade direta (Cidadão vota nas leis).
9) Estatísticas gerais da prestação de serviços públicos tais como tempo de atendimento em repartições públicas, de processos executados, investigações concluídas, aprovações por professores, média de nota de provas nacionais por escola, por professores, região, etc., gerando insumos para acompanhamento pelo cidadão e subsidiando decisões, ações, projetos, leis, etc..
Pontos adicionais complementares para se abordar numa prefeitura 2.0:
1) Privacidade das informações – como definir o limite entre informação pública e privada?
2) Autenticidade dos cidadãos – como garantir a autenticidade do cidadão na sua representatividade?
3) Fidelidade da informação – como garantir que as informações são fidedignas e não estão sendo alimentadas falsamente por motivos deturpados?
Nepô,
Criamos o blog da turma 19: blovis.wordpress.com
Espero que consigamos aproveitar todo o potencial de colaboração desta ferramenta.
MBKM 19 – Segundo fim-de-semana da aula de Conhecimento em Rede – Aula de sábado
Licitação: PREFEITO 2.0
Diretrizes de Colaboração (4 anos):
– Trânsito, Ensino, Segurança, Saúde e etc
– Meta: de Prefeito a Governador e Presidente 2.0
Empresa criada: doispontozero consultoria
Cristiana, Rafael, Tatiana, Bianca, Claudia e Natalia
“Numa cidade muito longe, muito longe daqui. Que tem favelas que parecem as favelas daqui, que tem problemas que parecem os problemas daqui.”
Cidade: Baía de Fevereiro
Análise SWOT
1. Forças
Referência e representatividade da cidade no estado
Orçamento
Poder político
Pequenas iniciativas Web 2.0 (CET Baía)
Serviços bem reconhecidos (LimpaBaía)
2. Fraquezas
Gestão dos especialistas
Gestão dos processos
Dificuldade de comunicação interna nos processos e na comunicação com a população
Falta de indicadores de gestão
Burocracia
Poucas políticas de incentivo fiscal
Ensino público
Baixa qualidade de alimentação escolar
Baixo padrão de atendimento na área da saúde
Polícia Corrupta
3. Riscos
Cidade Metropolitana (Dengue, Pandemias)
Crime organizado
Insatisfação do Contribuinte
Falta de profissionais capacitados
Política de incentivos fiscais de outras cidades
Oposição da Mídia
Trabalho infantil x Educação
Alto índice de Desemprego
4. Oportunidades
Beleza da cidade
Centros de conhecimento e pesquisa reconhecidos
Estrutura cultural / diversidade
Pontecial Turístico
Apoio da Rede de Ensino privada
Acervo cultural
Maior fluxo de troca das informações
Iniciativas sugeridas:
Saúde:
– Prontuário eletrônico
– Gerando estatística e indicadores flexíveis sobre os atendimentos dos serviços de saúde
Educação,
– Comunidade prática de nutricionistas e professores
– Indicadores de educação (Professores, Escolas)
– Programa de sugestões dos Estudantes
Infraestrutura (Trânsito),
– Informações de trânsito por SMS (cadastro de rotas que servirá para o planejamento de vias urbanas)
Segurança,
– Estatísticas de segurança como balizadores para ações de inteligência policial (integração entre municípios e estado)
– Site colaborativo para recebimento de denúncias
Serviços
– Serviços por SMS (Climáticas, Turísticas)
– Blog do Prefeito e de cada uma das secretarias (Saúde, Educação, Turismo e Segurança)
– Canal interativo, com reclamações categorizadas, formação de pauta por votação para as reuniões mensais complementando os trabalhos da assembléia legislativa).
– Site colaborativo com ouvidoria
– Páginas amarelas de servidores públicos.
– Portal de Voluntariado colaborativo
– Melhoria de processos com o apoio da iniciativa privada
– Repositório de documentos internos da prefeitura (processo)
– Canal no YOUTUBE
Professor,
Conforme combinado, segue um resumo comentado da apresentação da proposta elaborada pelo meu grupo em sala de aula.
A base da proposta para a PREFEITURA 2.0 foi a transparência, acreditando que esta cria um ambiente mais propicio para a colaboração da população no que diz respeito à administração da cidade.
Na proposta, transparência está caracterizada principalmente pelo fim do voto secreto, acompanhamento das decisões do poder legistalivo e pela preferência constante de processos de compra na modalidade de pregão eletrônico. Todas estas informações, desde votações até compras, estariam disponíveis via web. Os ambientes de informações poderiam expor também propostas diversas para votação popular, onde cada cidadão estaria apto a regitrar seu voto mediante cadastro de senha eletrônica realizado nas regiões eleitorais e administrativas.
Além disso, utilização de ferramentas sociais para identificar problemas de segurança pública, transporte, saúde, trânsito. Não obstante a criação de um ambiente público, como o twitter, onde as pessoas possam colaborar ativamente (ainda que de forma anônima), a criação de uma função específica no governo que se ocupasse de selecionar e utilizar a informação disponível em blogs, twitter, comunidades de orkut etc que sejam relevantes (e não há dúvidas que existem) para as políticas públicas, de forma que estas informações sejam elementos fortemente influenciadores das decisões tomadas pela administração pública.
Por estarem as ações fortemente vinculadas ao poder da web, foi incluida na proposta um projeto chamado “Escola de portas abertas”, que garantiria à população acesso as escolas tanto para estreitar a relação com este ambiente como para utilização de seus laboratórios de informática gratuitamente, garantindo participação popular no GOVERNO 2.0 estabelecido.
Um dos pontos que fora incluido na proposta, a obrigatoriedade de ‘ponto eletrônico’ para todos os servidores com informações disponíveis abertamente via web, foi criticado pela Claudia com muita propriedade. Permito-me fazer a intervenção pessoal no trabalho do grupo, concordando que este item da proposta não está de acordo com o mundo 2.0 que vivemos hoje e com as mudanças que nos são impostas nos ambientes de trabalho.
Nepô,
Segue o resumo das propostas para Prefeito 2.0 da turma 19 do MBKM:
Grupo 1:
– Saúde: Prontuário Eletrônico;
– Eduacação:
*Criação de comunidades de prática de nutricionistas e professores;
*Site colaborativo para os estudantes de ensino médio e superior;
– Segurança: Utilização das estatísticas para substanciar o trabalho dos serviços de inteligência da polícia;
– Serviços de SMS com torpedos para os celulares cadastrados recebendo informações climáticas, turísticas e do trânsito da cidade;
– Site colaborativo de Turismo, hotéis, transportes e serviços públicos;
– Envolvimento da iniciativa privada para o desenvolvimento da gestão de processos da prefeitura através do mapeamento de processos e plano de gestão desenhados;
– Memória do arquivo da prefeitura;
– Canal no you tube para que os cidadãos possam deixar mensagens e/ou assistir um conteúdo disponibilizado pela prefeitura;
– Todas as informações coletadas nos principais veículos de comunicação com a cominidade serão utilizadas nas reuniões mensais da prefeitura e posteriormente na assembléia legislativa;
_____________________________________________
Grupo 2:
– Intalação de internet wireless em toda a cidade;
– Intalação de quiosques 2.0 com computadores com internet banda larga em pontos estratégicos da cidade;
– Orelhão: Blog do cidadão. Espaço para dúvidas, críticas e sugestões;
– Portal do cidadão: espaço onde podemos encontrar informações pessoais sobre impostos, certidões, etc…
– Implantação do plebiscito on line através do portal da prefeitura. Quando houver um assunto em pauta para votação popular um pop up surgirá assim que o cidadão acessar o site;
– Twitter e blog do prefeito;
_____________________________________________
Grupo 3:
– Implantação do portal da prefeitura;
– Foco na transparência com gastos públicos para acompanhamento dos cidadãos;
– Implantação do ponto eletrêonico para todos os funcionários públicos;
– Fim do voto secreto na Câmara e acompanhamento on line no site da prefeitura das sessôes na assembléia legislativa;
– Cadastro dos eleitores para participação de das votações eletrêonicas através do portal da prefeituta;
– Implantação das licitações efetuadas através de pregão eletrônico;
– Implantação do Twitter para a segurança pública, interligado com as centrais das polícias militar e civil, atuando mais rapidamente no momento das ocorrências;
– Implantação de pontos de ônibus eletrêonicos que receberão as rotas, horários, etc, do transporte público através de GPS.
– Envio das informações de trânsito via SMS para os cidadãos cadastrados;
– Acompanhamento do histórico de saúde por cada cidadão através do portal da prefeitura com login e senha individualizados;
– Projeto escola de portas abertas com foco na ampliação de acesso à internet e maior proximidade com as comunidades;
_______________________________________________
Grupo 4:
– Foco inicial no sesnho do processo em como subsidir e “ferramentar” o prefeito para que ele se torne um prefeito 2.0;
– Gerenciamento das informações: Quais serão as redes de relacionamento que precisarão estar ativas para gerenciar de forma correta estas informações;
– Segurança: Canal múltiplo de denúncias (telefone, internet e cartas);
– Forte ação junto aos porteiros dos condomínios para atuação como agentes de transformação e aliados da segurança pública;
– Implantação de um sistema que “lê” todos os sistemas do serviço público como forma de acompanhamento das ações em diferentes áreas e processos;
– Processo de decisão transparente para população;
WEB 2.0 – SÍNTESE DAS OPINIÕES – MBKM 19
A WEB 2.0 é de muitos para muitos, abriga um volume de informações monstruoso, emanado de várias culturas, fontes, canais e interpretações que podem nos sugerir tendências, influenciar em nossas decisões, identificar ameaças e oportunidades.
Os fatores críticos de sucesso para a aplicação da WEB 2.0 nos ambientes corporativos são inerentes a necessidade de ambientação para uso e mudança de cultura, do contrário irá parecer um conjunto de redes sociais agrupadas, disponíveis com milhares de informações desconectadas e sem valor agregado para Cia.
A frente deste volume imenso de informações, estabeleça redes sociais com atores de seu interesse, julgue o grau de confiabilidade que você precisar, isso significa que você terá fontes para validar as informações coletadas na “nuvem de TAGS”, afinal onde tem fumaça tem fogo, mas tem fogo mesmo? Muitas vezes somos induzidos a pensar “direto” nas ferramentas, mas quem nos irá trazer os insumos para materialização das ferramentas? A base da pirâmide irá nos trazer! A premissa é a simplicidade, “encurtar” as distâncias, portanto ferramentas são importantes, mas lembre-se que informações são coletadas e circuladas por pessoas, basta um punhado de emissores e receptores e teremos um novo “ciclo de vida de uma informação”. As ferramentas são meio e dão celeridade ao processo de troca e distribuição da informação. A escolha da ferramenta antes da cultura e da identificação dos atores de interesse (rede social) é como o velho oeste e um novelo rolando em um lugar sem habitação. É como dizer: vamos fazer um blog!! e não habitar (nós passamos por esta experiência prática em nossa turma!!) aliás…ainda temos novelos lá ?
OPINIÕES DOS COLEGAS:
João: “tanta informação e não saber utilizar”
Wagner: “utilidade das ferramentas e redes”
Carina: “usar o que nós temos” (conhecimento)
Milene: “Simplicidade para implantar; gostaria de ver na prática”
Thaís: “Impacto da Net nas nossas vidas”; (opiniões x influência na decisão)
Branca: “Volume de informação sobre redes sociais”
Lucia: “Gestão x Ingestão;mudança de conhecimento”
Rodrigo: materializar conhecimento na cabeça das pessoas (como colocar em prática)
Clóvis: “Aspecto cultural para fazer rodar web2.0”
Luciana: “O que deve ser feito e não o que você tem, começar pequeno”
Carla: “Pensando menor para progredir”
Amanda: “WEB 2.0 não é um monstro da para fazer”
Claudia: “Difícil mudar – ideologia – colaboração”
Fabrício: “As empresas ainda estão fechadas para 2.0”
Cristiana: Cada um pode ser um emissor; a opinião das pessoas pode influenciar”
Flavia: “Tendência;interação de pessoas; modernidade para todos”
Rentato: “Conhecimento da mídia; nascer pequeno”
Eudes: “Olhar para o mundo e ver o que pode ser usado (coletivo e individual)
Bruno: “Quebra/luta contra a reforma”
João: “Ferramenta é acessório não é meio”
Solange: “Novas ferramentas; como aplicar as ferramentas até então pessoal para fins de corporação”
Rafael: “Mentor das mudanças, renovei conhecimentos, importante o conceito”
Natalia: “Exposição demais de informação, é importante compartilhar e saber o que distribuir”
Rafael Brasil: “Capacidade de processar; como entrar nessa “nuvem de TAG” e obter a informação necessária e confiável para corporação”
PREFEITO 2.0 – GRUPO 4 – RESUMO
FASE1: PREMISSAS e REDES SOCIAIS
-Premissas – (Ética e Transparência)
-Estabelecer quem são os atores que irão interagir com a Rede
FASE2: FERRAMENTAS (algumas sugestões)
-Geoprocessamento on-line das ocorrências
-FOTOS para multa/infração de trânsito pelo cidadão
-Botões de Pânico nos prédios (para tocar nas delegacias) e tendo os porteiros como “olheiros/colaborades/vigias”
-Árvore Hiperbólica
-Rastreamento de veículos (direcionamento do fluxo)
FASE3: ANALISE DE RISCO
-Estabelecer a frequência x impactos para direcionar e justificar os investimentos e custeio
FASE4: INDICADORES %
-Prestação de contas e acompanhamento em tempo real pela população
-Sugestões de soluções prospectivas
-Orçado x realizado
Olá Nepo,
segue, ainda em tempo, o resumo do trabalho do meu grupo da Prefeitura 2.0.
Abraço.
Grupo 2: Branca, Eudes, Lucia, Marina e Milene.
Empresa criada: Col@bor@ndo
A empresa Col@bor@ndo construiu uma proposta para qualquer Prefeitura que queira ser uma Prefeitura 2.0.
Em primeiro lugar é necessário 2 implementações na infraestrutura: instalação de internet wireless para toda cidade. Para garantir acesso à todos, mesmo os que não tenham computador em casa, serão instalados os Quiosques 2.0 em pontos estratégicos da cidade, equipados com computadores. A intenção da Prefeitura 2.0 é proporcionar um governo com participação da população, utiizando como principal ferramenta a internet, assim será criado o Portal Prefeitura Interativa. O portal terá alguns recursos:
*Login/ Perfil Cidadão — cada cidadão terá acesso ao portal com informações personalizadas, além de informações restritas como documentos, históricos médicos, impostos, e registros de acesso da prefeitura. Este login pessoal é baseado na Rastreabilidade Sadia;
*Atalho — link para serviços de interesse da população como Detran;
*Orelhão — espaço para reclamações, sugestões e comentários, onde todos possam interagir sobre qualquer assunto da cidade. Formato de blog;
Servidor Inteligente — o servidor público teria acesso a informações do cidadão referente ao atendimento solicitado;
*Plebiscito on line — a população pode votar on line, quando tiver um assunto em pauta, surgirá pop up no portal;
*Twitter/ Blog — o prefeito e secretários terão blog e twitter, assim a população saberá o que estão fazendo durante expediente;
*Wikibléia — serão registrados todos projetos de lei.
Com a internet ao alcance de todos, e o Portal Interativo, a população será mais participativa.
Resumo dos posts acima com alguns acrescimos.
1) Acesso gratuito à todos.
Através de conexão sem fio (wireless, wimax). Em pontos estratégicos e públicos (quiosques, etc.), localizados em pontos de ônibus, rodoviárias, estações de metrô e trem.
2) Blog e Twitter de prefeitos e secretariados, informando acontecimento e decisões, atividades relevantes do dia ou semana, (ex.: decisões, ações, atitudes das pequenas as grandes, tais como conserto de rua, compra/instalação de novo aparelho num hospital, contratação de mais recursos, repasse de verbas, etc.), podendo ser lido/acessado/acompanhado por área (saúde, transporte, etc.) ou por região.
3) Separar Estado de Órgãos e Governos – O Estado manteria os sistemas de informação centralizadamente, e não mais pulverizados em entidades como Detran, Cet, Receita, cadastro hospitalar, etc.. Opcionalmente, o Estado atuaria como grande agregador das informações (estilo mashup). Servidores e funcionários públicos com acesso às informações do cidadão, atendendo mais efetivamente a população e diminuindo a burocracia, tais como exigência de “Nada Consta” ou “comprovante de residência”. Unificar também informações sobre investigações, fichas criminais de todas as entidades de segurança pública, (civil, militar, municipal, estadual).
4) Com o Estado mantenedor da informação centralizadamente, implementar sistemas como Prontuario Eletrônico de Saúde, acessado e alimentado pelos hospitais públicos e privados, médicos, etc.
5) No mesmo sistema de informação (Portal Prefeitura 2.0), informações como Paginas Amarelas, procedimentos do cidadão, etc..
6) Alavancar a transparência total, informando, nos portais públicos, os gastos, compras, resultado de pregões e licitações, votações, projetos aprovados, estatísticas gerais.
7) Colaboração de todos os cidadãos, fomentando base de informações para subsidiar ações e decisões de diversas instancias (ex.: recebimento do denuncias, foco de mosquito, quebra de bens públicos, etc., novamente utilizando conceito de agregação de informações (mashups) a exemplo do que foi feito na Gripe Suína no Google Maps.
8) Caminhar para a representatividade Online, com a população participando das decisões através de votação online, sugestão em projetos, através de ferramentas WIKI, Blogs, ranqueamento de idéias, resgatando o conceito das antigas discussões nas praças públicas e simpósios.
Todos as leis disponíveis em sites colaborativos, com fim do voto secreto (quem votou em qual lei), com comentários de especialistas e interpretações (a exemplo dos “Códigos civis/trabalhistas/etc. Comentados”),
Essa representatividade online fomentará futuras discussões para substituir gradualmente o atual sistema de representatividade indireta (Cidadão elege o representante e esse vota nas leis) pela representatividade direta (Cidadão vota nas leis).
9) Estatísticas gerais da prestação de serviços públicos tais como tempo de atendimento em repartições públicas, de processos executados, investigações concluídas, aprovações por professores, média de nota de provas nacionais por escola, por professores, região, etc., gerando insumos para acompanhamento pelo cidadão e subsidiando decisões, ações, projetos, leis, etc..
Pontos adicionais complementares para se abordar numa prefeitura 2.0:
1) Privacidade das informações – como definir o limite entre informação pública e privada?
2) Autenticidade dos cidadãos – como garantir a autenticidade do cidadão na sua representatividade?
3) Fidelidade da informação – como garantir que as informações são fidedignas e não estão sendo alimentadas falsamente por motivos deturpados?
Ze,
Muito bom! Ainda está em tempo de entrar no nosso trabalho…