O Time Magazine quer dizer que os Rolling Stones
Já não cabem no mundo do Time Magazine
Mas eu digo (Ele disse)
Que o que já não cabe é o Time Magazine
No mundo dos Rollings Stones Forever Rockin´And Rolling. (Caetano Veloso).Â
O jornal Valor publicou matéria entitulada “Nova mÃdia elege e fiscaliza“. O artigo aborda o “uso” da Web 2.0 na eleição de Barak Obama.
Abre-se o artigo assim:Â
“A recente experiência americana mostra que plataformas digitais (Internet e celular) podem ser estratégicas em campanhas eleitorais.”.
 O que me incomodou e me incomoda ao discutir implantações de projetos Web 2.0 é essa idéia de que faremos uso de novas mÃdias.
Não se trata de novas mÃdias para se fazer uso, mas de um mundo novo que exige novas práticas.
Repito: as novas tecnologias informacionais estão criando um novo ambiente de conhecimento.
Nesse novo ambiente, há uma nova possibilidade de troca de informações.Â
Uma realidade bastante diferente quando implantamos ao longo dos últimos dez anos projetos na Internet, como um site ou uma Intranet.
Considerávamos este projetos como da competência  do marketing ou da comunicação.
Naquele momento, de certa forma, estávamos realmente usando uma nova mÃdia no mundo 1.0.
Implantávamos uma nova tecnologia, mas interação continuava a mesma.
“Eu público e você lê.”
 A Web 2.0, entretanto, é o amadurecimento, a evolução do mundo em rede, que nos traz uma nova forma de interação.Â
“Nós publicamos e discutimos”.

Um novo paradigma...eu e você publicamos...
O que implica naturalmente na adoção de novos valores na forma de interagir com os usuários e, no caso aqui, com os eleitores.
E fácil prever que muitos polÃticos brasileiros irão tentar imitar o presidente dos EUA.
Mas, como diz Caetano, “o que o que já não cabe é o Time Magazine, no mundo dos Rollings Stones”.
Ou melhor,  não foi Obama que usou a “nova mÃdia”, tratou-se de um novo tipo de campanha eleitoral mais próximo do mundo 2.0.
Na qual nem o candidato é o mesmo, nem os eleitores.
É outra coisa, mermão…

Obama e um jeito novo e curioso de simbolizar a Web 2.0...;)
Qualquer tentativa de “usar a estratégia Obama”, pode ser um bom tiro pela culatra!
Â
Concordas?
Concordo, as novas midias tem possibilitado sairmos da linha para o plano e agora para o sólido. As vezes me observo utilizando um “helicóptero como se fosse um carro”, andando pelas estradas utilizando as rodas. Me parece que isso acontece porque primeiro vem a inovação (novas mÃdias) e depois o conceito que explica como utiliz-á-la diante da nova realidade.
[…] (Vide Obama.) […]