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No encontro sobre Web 2.0 em NY, em setembro, a melhor palestra que assisti foi do Clay Shirky, com o sugestivo nome “It’s Not Information Overload. It’s Filter Failure

Ou seja, na verdade com a avalanche de informação o nosso problema não é exatamente reclamar da onda, mas arranjar formas de resolvê-la.

Já escrevi sobre a questão da ansiedade da informação ao responder uma pergunta durante a Palestra da Transpetro sobre como nos defender dessa avalanche e, a partir dali, comecei a amadurecer a idéia da nova cultura que começa a surgir na rede dos seguidores e seguidos.

Obviamente, que quando temos muitas informações sobre determinado assunto, precisamos escolher algumas a quem dar maior crédito. Aos poucos, a partir da relevância das abordagens, acertos nas previsões e regularidade, vamos escolhendo nossos “seguidos”.

O Twitter captou muito bem essa nova fase a procura de mais um filtro ao colocar lá o termo “quem você segue” e “quem você está seguindo”.

Seguidos e seguidores...

Seguidos e seguidores...

Pois bem, acredito que hoje para efeito de projeção profissional é importante você se candidatar a ser seguido por alguém.

Todo ser humano é um profissional que precisará, cada vez mais, se colocar no mercado e dizer o que pensa, pois vivemos a sociedade dos intangíveis, que o que vale é a sua capacidade de criar e não de apertar botões.

O valor das idéias cresce a cada dia e você precisa dizer o que você acha sobre as coisas. O que você faz. O que quer fazer. Aonde você foi e o que achou do que viu.

Isso terá cada vez mais importância, pois a quantidade e a qualidade da sua rede de seguidores e seguidos é o que lhe dará, além de outros recursos, os filtros necessários, para chegar mais rápido e de forma direta ao filé-mignon pretendido.

Assim, quem não tem um espaço para circular as idéias (como um blog, twitter, rede social) deixa de estar no baile dos seguidores e seguidos.

O que o leva a estar em duas posições distintas:

– na encruzilhada, por onde o que é relevante passa;

– ou num “posto de gasolina” sem visitantes, olhando a poeira se dançar, literalmente.

Perdido no deserto...

Perdido no deserto...

Com a rede e o excesso de informações, é fundamental “estar por dentro”, como já era no passado, só que a velocidade é outra.

E o estar por dentro não é ficar arrotando (desculpem o termo) novidades sem nexo, mas vendo o que é relevante na confusão e o que não é.

E preciso, assim, balizar decisões a cada novo input da minha rede bem construída, que passa longe de apenas ler uma ou dois jornais, ou uma revista, como no passado, deixando de lado os bastidores do off-mídia.

Nesse jogo é preciso que você doe e receba na rede social do compartilhamento.

Quanto mais próximo você estiver de quem está com a clareza, mais chance você tem de ir adiante.

Existe um som sobre o qual existem mil ruídos, que precisam ser eliminados, para poder escutar o que é realmente relevante.

Os filtros de pessoas seguidas de peso e relevantes são fundamentais para que você esteja dentro do time que sabe por onde a banda toca.

Como a banda do Paul toca?

Como a banda do Paul toca?

Esse eterno ajuste de filtros: esse sim, esse não, esse já cansou, esse agora está bem, vai nos dando a possibilidade de ir adiante, sem ansiedade, certos de que estamos indo na direção menos errada com a nossa seleção de “gurus”.

Agora, você segue um monte e é seguido por outros tantos em uma grande rede de cumplicidade compartilhada, na qual seguidos e seguidores trocam de papel a cada momento.

É essa a dança que vejo …e você vê o mesmo?

8 Responses to “A cultura do "estou te seguindo"…”

  1. Luiz Ramos disse:

    Carlos,

    É uma questão de liderança, em seu sentido mais amplo:
    – doar e receber;
    – buscar e compartilhar o relevante;
    – sempre se atualizar e estar bem informado; e
    – ser perspicaz e organizado.

    Há algum tempo falava-se, exercitava-se, buscava-se liderança em um outro ritmo. A velocidade de comunicação era outra, a midia era menos veloz. E já fazíamos comparação com o tempo das caravelas! Agora, quase podemos fazer paralelos entre os anos 50/60 do século XX com os primeiro anos do século XXI – em termos de caravelas e supersônicos.

    Quem se adaptar aos novos conceitos de comunicação e liderança entenderá e acompanhará o espírito de seu texto.
    Luiz Ramos
    23/11/2008

  2. Formanski disse:

    Prezado Nepomuceno,

    Interessantísssima sua observação, considero a frase:
    “Isso terá cada vez mais importância, pois a quantidade e a qualidade da sua rede de seguidores e seguidos é o que lhe dará, além de outros recursos, os filtros necessários, para chegar mais rápido e de forma direta ao filé-mignon pretendido.”
    a essência do comportamento eficaz nesta nova era “Ajustar o Filtro” via pessoas de relevância para nossa área de estudo.

    Felicidades,
    Formanski

  3. cnepomuceno disse:

    Formanski,

    na verdade, é um exercício diário até se chegar a um “dial” correto das pessoas certas…seguidores e seguidos…

    Ainda estou ajustando e divulgando aos poucos aqui no blog…não considero que linkar muita gente ajuda nessa direção…é melhor indicar poucos e bons.

    abraços, valeu por comentar,

    Nepô.

  4. cnepomuceno disse:

    Luiz, precisamos espalhar essa idéia….para que possamos nos aproveitar melhor das oportunidades, valeu o comentário!

  5. Mario Persona disse:

    Nepo, um movimento interessante é o de empresas, serviços e sites que estão se aproveitando da infra estrutura do Google e outros. Os gadgets são um exemplo. Os que usam os mapas do Google Maps são outros. Mas há também casos mais interessantes de integração de diferentes serviços, como é o caso do http://www.tubemogul.com que faz uploads de vídeo para vários sites ao mesmo tempo e oferece serviços de estatísticas. Outro é o http://www.gbridge.com que se vale da plataforma do gcast do Google para criar uma VPN (Virtual Private Network).

  6. cnepomuceno disse:

    Mario, grandes dicas,
    já estou baixando e testando o Tubemogul.

    abraços,
    Estou acompanhando o seu blog também.

  7. […] cultura de eu te sigo e você me segue já discutida um pouco por aqui me faz pensar um pouco sobre as diferenças entre os blogs que venho acompanhando no meu Google […]

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