Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.) 

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Chatinho:

O texto introduz uma nova abordagem na Metodologia de Conteúdo da Bimodais, explorando diferentes metodologias na Escola Bimodal, como disseminação, formação e sustentação financeira. A mudança proposta inclui avaliar semanalmente as reverberações do conteúdo abordado. O foco principal é a introdução de rituais rotineiros para consolidar atitudes desejadas, como o emprego do empatismo, associado a práticas como escuta ativa, exercícios de imaginação, atos de gentileza e feedback construtivo. Destaca-se a importância de desenvolver uma postura de Certeza Provisória Razoável, permitindo diálogos saudáveis e empáticos, enquanto se reconhece a diversidade de perspectivas e se evita o dogmatismo. O texto conclui com reflexões sobre o aprimoramento da empatia e a prática do altruísmo saudável.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Rituais Rotineiros são aqueles que adotamos para reforçar as atitudes escolhidas.
  2. Para desenvolver o Empatismo, precisamos de um Ritual Rotineiro, que desenvolva o Perdão e o Agradecimento.
  3. No Facilitismo pode se estabelecer o Ritual Rotineiro do Minimalismo, que é jogar frequentemente coisas que não tem utilidade fora.
  4. Nosso Eu Organizativo, tem dentro dele um personagem, que vou chamar de Eu Arrumador, que precisa estar o tempo todo sendo chamado para trabalhar.
  5. Quando eu jogo algo não utilizado fora, o Eu Arrumador desperta de um sonho profundo e o que eu começo a arrumar em “a”, quando vejo, ele está ajeitando algo em “b”.
  6. Diria que a Certeza Provisória Razoável cria a dicotomia com a Certeza Absoluta Incontestável.
  7. A Escuta Ativa deve ser seguida de uma Avaliação Ativa da capacidade do outro em manter um Diálogo Saudável.
  8. Na próxima revisão que fizer no livro “Felicidade 2.0” para cada Atitude Estrutural pensar em um Ritual Rotineiro para que ela se torne cada vez mais presente nas nossas vidas.

Vamos ao Artigo:

“Faça a cada dia algo que o aproxime um pouco mais de um amanhã melhor.“Doug Firebaugh.

Vou introduzir uma novidade hoje na Metodologia de Conteúdo da Bimodais.

Temos na Escola as seguintes variações metodológicas:

Metodologia de Conteúdo da Bimodais – os Escritos do Nepô, o critério de Bimodalização dos livros de outros autores;
Metodologia de Disseminação do Conteúdo da Bimodais – o envio para os grupos, para as Mídias Digitais, o material que vai para o blog, os Mapas Mentais, as Sínteses dos Artigos, o Resumo dos Chatboxes;
Metodologia de Formação dos Bimodais – as imersões semestrais, o grupo de formação dos Mentores de Felicidade, as Mentorias Individuais;
Metodologia de Sustentação Financeira da Bimodais – o pagamento semestral dos Bimodais, as contribuições, via pix.

Vou experimentar no artigo da sexta-feira, quando for o caso, fazer uma avaliação do que tratamos na semana, as reverberações que apareceram.

Isso é uma alteração na Metodologia de Conteúdo, que tem se caracterizado na décima primeira imersão, na maior parte dos artigos, a Bimodalização de Artigos de outros autores.

Um primeiro ponto relevante veio com o artigo “Jogue fora algo todos os dias!”, quando eu sugeri uma rotina periódica para arrumar o ambiente à nossa volta.

Talvez, depois de um período diário, podemos passar para uma rotina semanal ou mensal, conforme cada pessoa.

Porém, me ocorreu algo interessante, que é a seguinte:

A consolidação de determinadas atitudes só se tornam sustentáveis com a criação de determinados Rituais Rotineiros.

Rituais Rotineiros são aqueles que adotamos para reforçar as atitudes escolhidas.

E isso altera a forma de pensar as Atitudes do nosso GFB 2.0.

Para cada atitude seria de bom tom propor criar um Ritual Rotineiro.

Quando comentei no artigo anterior sobre o Ritual do Perdão e Agradecimento, podemos passar a chamar a atitude de Empatismo.

Empatismo é procurar desenvolver a capacidade de se relacionar bem com os outros. Esta é a meta.

Para desenvolver o Empatismo, precisamos de um Ritual Rotineiro, que desenvolva o Perdão e o Agradecimento.

Isso vale para outras atitudes.

No Facilitismo pode se estabelecer o Ritual Rotineiro do Minimalismo, que é jogar frequentemente coisas que não tem utilidade fora.

Quando comecei a praticar o Ritual Rotineiro do Minimalismo fui descobrindo uma série de vacilos que eu estava cometendo em casa.

Nosso Eu Organizativo, tem dentro dele um personagem, que vou chamar de Eu Arrumador, que precisa estar o tempo todo sendo chamado para trabalhar.

Quando eu jogo algo não utilizado fora, o Eu Arrumador desperta de um sonho profundo e o que eu começo a arrumar em “a”, quando vejo, ele está ajeitando algo em “b”.

Assim, podemos dizer que:

Os Rituais Rotineiros servem para manter ativos um conjunto grande de personagens que existem na nossa mente, que precisam ser chamados para trabalhar.

Na próxima revisão que fizer no livro “Felicidade 2.0” para cada Atitude Estrutural pensar em um Ritual Rotineiro para que ela se torne cada vez mais presente nas nossas vidas.

O tema aqui, entretanto, é a Empatia, que nos faz criar o Empatismo, que é a procura de aumentar a nossa empatia pelas outras pessoas.

Empatia, segundo o Tio Chatinho, é:
“A empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e perspectivas de outra pessoa. Envolve a habilidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas emoções, pensamentos e experiências, sem julgamento. A empatia é fundamental para construir relacionamentos saudáveis, promover a compreensão mútua e demonstrar apoio e solidariedade aos outros.”

Basicamente, quando ele diz “se colocar no lugar do outro” precisamos:

Entender que todos nós somos humanos, sujeitos a não usar bem nossa Mente Secundária;
Pessoas que cometem erros poderiam evitá-los se pudessem usar melhor a sua Mente Secundária, responsável pela revisão da Mente Primária;
Quando se perdoa alguém, não está se perdoando a pessoa, mas a incapacidade dela de usar melhor a Mente Secundária, que é algo que todos nós precisamos aprimorar ao longo de toda a vida;
O agradecimento a todos que nos fazem bem cria um reconhecimento do esforço do outro, que pode ser retribuído por atitudes similares.

Pergunto ao Tio Chatinho a melhor forma de aprimorar a Empatia e ele me diz:

Praticar a escuta ativa: Incentive a pessoa a ouvir atentamente o que os outros têm a dizer, sem interromper ou julgar. Isso ajuda a compreender melhor as emoções e perspectivas dos outros;
Exercitar a imaginação: Incentive a pessoa a se colocar no lugar do outro imaginando como se sentiria em determinadas situações. Isso pode ajudá-la a entender melhor as emoções e experiências dos outros;
Promover a prática da empatia: Incentive a pessoa a praticar atos de gentileza e compaixão no seu dia a dia, como ajudar um amigo em dificuldades ou ser voluntário em causas sociais. Isso pode ajudá-la a cultivar um senso de conexão e empatia com os outros.
Fornecer feedback construtivo: Dê feedback à pessoa sobre suas interações sociais, destacando quando ela demonstra empatia e sugerindo maneiras de melhorar sua capacidade de se relacionar com os outros.

Vamos pensar um pouco sobre tudo isso.

Praticar a escuta ativa: Incentive a pessoa a ouvir atentamente o que os outros têm a dizer, sem interromper ou julgar. Isso ajuda a compreender melhor as emoções e perspectivas dos outros.

Para que isso seja feito, é preciso que você esteja desenvolvendo o Aprendismo, que é uma atitude aberta diante da vida, usando como Ética do Conhecimento a Certeza Provisória Razoável.

Obviamente, que muitas vezes para se estabelecer um Diálogo Saudável os dois lados devem estar abertos para a Certeza Provisória Razoável.

Uma boa tática, sugerida inclusive por vários autores, é aprender a perguntar e criar metodologias para testar o Grau de Dogmatismo do outro lado.

Diz o Tio Chatinho sobre Dogmatismo:

“O dogmatismo é uma atitude mental caracterizada pela adoção inquestionável de certas crenças, ideias ou princípios, sem considerar evidências contrárias ou estar aberto a questionamentos. Uma pessoa dogmática tende a defender suas convicções de forma inflexível, muitas vezes recusando-se a considerar pontos de vista alternativos ou novas informações que possam desafiar suas crenças estabelecidas. O dogmatismo pode limitar o pensamento crítico e impedir o progresso, pois impede a pessoa de explorar diferentes perspectivas e atualizar suas crenças com base em novas evidências ou experiências.”

Diria que a Certeza Provisória Razoável cria a dicotomia com a Certeza Absoluta Incontestável.

A Escuta Ativa não significa que vamos ter uma Conversa Ativa.

A Escuta Ativa deve ser seguida de uma Avaliação Ativa da capacidade do outro em manter um Diálogo Saudável.

Quando os dois lados operam na Certeza Provisória Razoável e desenvolvem Metodologias para se estabelecer um Diálogo Saudável a coisa anda.

O método de um Diálogo Saudável é o seguinte:

Apresentação dos Argumentos por alguém;
Abertura de espaço para a compreensão e consolidação de que todos compreenderam o que foi dito, através da conversa;
Abertura de espaço para levantamento das discordâncias e concordâncias, procurando entender aquilo que é passível de ajustes e o que não haverá concordâncias;
Avaliação final do que as partes aprenderam com o diálogo.

Voltemos ao Tio Chatinho:

Exercitar a imaginação: Incentive a pessoa a se colocar no lugar do outro imaginando como se sentiria em determinadas situações. Isso pode ajudá-la a entender melhor as emoções e experiências dos outros;

Se colocar no lugar do outro implica em:

Entender, de forma razoável, seu papel no mundo, entendendo os diferentes nichos que você pertence;
Compreender que existem outros perfis, de outros nichos;
E ir, aos poucos, praticando o exercício de Catalogação de Perfis para que possa entender como aquela pessoa Paradigma.

Aqui, talvez caiba fazer o Ritual da Catalogação de Perfis, pois isso ajuda não só a você se conhecer cada vez mais, como também as outras pessoas.

Tio Chatinho:

“Promover a prática da empatia: Incentive a pessoa a praticar atos de gentileza e compaixão no seu dia a dia, como ajudar um amigo em dificuldades ou ser voluntário em causas sociais. Isso pode ajudá-la a cultivar um senso de conexão e empatia com os outros.”

Aqui, temos a solidariedade a pessoas que podemos estar passando dificuldade.

Isso exige um grau de análise para que se possa ajudar a quem está num momento difícil e vai se independer, sem que se crie uma relação de co-dependência.

Por fim, diz o Tio Chatinho:

“Fornecer feedback construtivo: Dê feedback à pessoa sobre suas interações sociais, destacando quando ela demonstra empatia e sugerindo maneiras de melhorar sua capacidade de se relacionar com os outros.”

Aqui, vale um Papo Reto.

Quando a pessoa faz com você algo que ela não gostaria que fizessem com ela.

Porém, a pessoa não se toca que te magoou, pois não consegue se colocar no seu lugar.

É preciso, com tudo isso, desenvolver o Pilates da Empatia.

Vejamos aqui as bases do Pilates da Empatia:

Procure conhecer mais os diferentes perfis existente no seu entorno para entender melhor os Paradigmas alheios, incluindo os seus próprios;
Entenda que não é com todo mundo que você poderá ter Diálogos Mais Saudáveis, mas com quem se pode, aprenda técnicas para que isso se torne possível;
Pratique o Altruísmo Saudável é bom, aquele que você não cria a co-dependência dos beneficiados com esse tipo de atitude.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 500,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat