O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
O texto aborda a questão do futuro da educação diante do mundo digital, apresentando análises de dois chatbots, Gemini e ChatGPT, sobre as possibilidades e desafios desse cenário. O autor argumenta que a discussão sobre o futuro da educação deve ir além das tecnologias e repensar os paradigmas educacionais vigentes à luz da Ciência Social 2.0, visando preparar o Sapiens 2.0 para ser mais autônomo, responsável e adaptável.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Mudou a mídia, mudou o modelo de educação!
- O primeiro passo, do primeiro passo, do primeiro passo para poder começar a sair da atual crise da é rever os Paradigmas da Ciência Social.
- As mídias são uma espécie de prótese do nosso cérebro, que influenciam fortemente a forma como sobrevivemos.
- O Sapiens Oral era um, o Escrito era outro e o Digital mais um, completamente diferente!
- Mudou a mídia, Mudou o Sapiens!
- Quanto mais complexidade demográfica temos, mais cada Sapiens precisará assumir mais responsabilidades!
- O Sapiens não cria tecnologias por que gosta delas, mas por trás dela tem uma demanda de ser mais feliz do que foi no passado!
- Nós não estamos fazendo a Revolução Digital para ser mais tecnológicos, estamos fazendo tudo isso, pois queremos viver melhor num mundo mais habitado!
Vamos ao Artigo:
“Os alunos do futuro serão mais autônomos e responsáveis por sua própria aprendizagem.” – Clay Shirky.
Recebi um convite para participar de mais um evento, entre tantos que já participei, abordando o futuro da educação.
Vale voltar ao tema.
Resolvi entender como o Mainstream pensa sobre o assunto, perguntando aos meus chatboxes preferidos (Gemini e ChatGPT) o que acham sobre isso.
A pergunta foi: “Qual é o futuro da educação diante do mundo digital?”
Comecemos com o Tio Gemini.
A resposta completa:
“O futuro da educação diante do mundo digital é promissor e cheio de possibilidades. A tecnologia já está moldando a maneira como aprendemos e ensinamos e essa tendência só vai se fortalecer nos próximos anos.
Algumas das principais tendências que podemos esperar para o futuro da educação incluem:
Aprendizagem personalizada: a tecnologia permitirá que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Isso significa que cada aluno poderá ter um plano de aprendizado personalizado, com conteúdos e atividades que sejam relevantes para seus interesses e objetivos;
Aprendizagem experiencial: a realidade virtual, a realidade aumentada e outras tecnologias imersivas proporcionarão aos alunos experiências de aprendizado mais realistas e envolventes. Isso permitirá que os alunos aprendam de forma mais profunda e significativa;
Aprendizagem colaborativa: as ferramentas digitais facilitarão a colaboração entre alunos, tanto dentro como fora da sala de aula. Isso permitirá que os alunos desenvolvam habilidades importantes para o futuro, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas;
Aprendizagem ao longo da vida: a educação não se limitará mais à sala de aula. As pessoas poderão aprender em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de dispositivos móveis e plataformas online. Isso significa que a educação estará disponível para todos, independentemente de sua idade, localização ou situação socioeconômica;
Para que essas tendências se tornem realidade, é importante que os governos, as escolas e os educadores invistam em tecnologia e na formação de professores. É necessário também garantir que todos os alunos tenham acesso à internet e aos dispositivos digitais.
O futuro da educação é promissor, mas também é desafiador. É importante que todos os envolvidos no processo educacional se preparem para as mudanças que estão por vir.
Algumas das principais vantagens da educação digital incluem:
Maior acessibilidade: a educação digital torna a educação mais acessível para todos, independentemente de sua localização, idade ou situação socioeconômica;
Maior flexibilidade: a educação digital permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais;
Maior engajamento: as ferramentas digitais podem tornar o aprendizado mais envolvente e divertido para os alunos;
Melhores resultados: estudos demonstram que a educação digital pode melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos;
No entanto, a educação digital também apresenta alguns desafios, como:
Falta de acesso à tecnologia: nem todos os alunos têm acesso à internet e aos dispositivos digitais;
Falta de formação de professores: nem todos os professores estão preparados para usar a tecnologia de forma eficaz na sala de aula;
Distrações digitais: as ferramentas digitais podem ser uma distração para os alunos se não forem usadas de forma adequada;
É importante que os governos, as escolas e os educadores trabalhem juntos para superar esses desafios e garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação digital de qualidade.
O futuro da educação é digital, e as possibilidades são infinitas. Com planejamento e investimento, podemos garantir que todos os alunos tenham as ferramentas e os recursos de que precisam para ter sucesso no mundo digital.”
Continuemos com o Tio Chatinho.
A resposta completa:
“O futuro da educação diante do mundo digital é complexo e em constante evolução. Aqui estão algumas tendências e possíveis cenários que podem moldar o futuro da educação:
Aprendizagem Online: a educação online continuará a crescer, oferecendo acesso a recursos educacionais para pessoas em todo o mundo. Plataformas de aprendizagem online, cursos em vídeo, tutoriais interativos e recursos educacionais abertos (OER) desempenharão um papel significativo na disseminação do conhecimento.
Personalização e Adaptabilidade: a tecnologia permitirá a personalização do processo de aprendizagem, adaptando o conteúdo e as atividades de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Sistemas de aprendizagem adaptativa e inteligência artificial ajudarão os educadores a oferecer uma experiência educacional mais personalizada.
Realidade Virtual e Aumentada: a realidade virtual e aumentada serão cada vez mais integradas ao ambiente educacional, proporcionando experiências imersivas e interativas. Isso pode incluir visitas virtuais a lugares distantes, simulações práticas e experiências de aprendizagem colaborativa.
Colaboração Online e Aprendizagem Social: Plataformas de colaboração online e redes sociais educacionais facilitarão a colaboração entre alunos e professores, permitindo a troca de ideias, discussões em grupo e projetos colaborativos.
Avaliação Contínua e Formativa: a tecnologia permitirá formas mais eficazes de avaliação contínua e formativa, fornecendo feedback imediato aos alunos e ajudando os educadores a identificar áreas de melhoria.
Desenvolvimento de Habilidades do Século XXI: a educação do futuro priorizará o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, colaboração e competência digital.
Acesso Universal: a tecnologia pode ajudar a reduzir as disparidades no acesso à educação, proporcionando oportunidades de aprendizagem para grupos marginalizados e em regiões remotas.
Desafios Éticos e de Privacidade: a uso de tecnologia na educação também levanta questões éticas e de privacidade que precisam ser abordadas, incluindo a proteção dos dados dos alunos e a equidade no acesso.
Em resumo, o futuro da educação no mundo digital será caracterizado pela flexibilidade, personalização, colaboração e uso criativo da tecnologia para promover experiências educacionais significativas e acessíveis a todos.
Vejamos agora o que é comum nas duas Abordagens do ponto de vista das possibilidades:
Aprendizagem, via telas, através de equipamentos digitais;
Tendência à Personalização;
Uso de Tecnologias 3D;
Maior cooperação entre os aprendizes;
Avaliação continuada;
Preparação para novas habilidades demandadas no novo século;
Acesso à distância.
Aprendizagem continuada;
Maior Flexibilidade;
Melhores resultados.
Vejamos agora o que é comum nas duas Abordagens do ponto de vista das preocupações:
Equidade do acesso;
Privacidade;
Falta de preparação dos educadores;
Evitar a distração digital.
O que comento das análises dos dois chatboxes sobre a educação?
São visões percepcionistas e não padronistas;
Olham o curto prazo e não o longo;
Veem as possibilidades das tecnologias, mas não as demandas do Sapiens 2.0;
Continuam imersos nos Paradigmas da Ciência Social 1.0.
Antes de tudo, é preciso iniciar a conversa sobre o futuro da educação pela Ciência Social.
Explica, Nepô!
O Sapiens não cria tecnologias por que gosta delas, mas por trás dela tem uma demanda de ser mais feliz do que foi no passado!
Quem olha para as tecnologias e só para elas, não percebe que há uma intenção por trás delas, na direção de menos para mais felicidade!
Nós não estamos fazendo a Revolução Digital para ser mais tecnológicos, estamos fazendo tudo isso, pois queremos viver melhor num mundo mais habitado!
Vejamos agora os impasses da visão sobre educação.
Note que toda a conversa sobre a educação do passado, do presente e do futuro é baseada nos Paradigmas Educacionais Vigentes.
Os Paradigmas Educacionais Vigentes têm como base o Motor da História 1.0.
O Modelo Educacional atual foi criado no ano tal, melhorou nisso e naquilo e pode melhorar de tal e tal forma.
Mas por que o atual Modelo Educacional foi criado? Qual foi a mudança que ocorreu no passado, que nos permitiu a criação das atuais escolas?
Se olharmos o passado, veremos que o boom educacional surge com a chegada da Prensa de Gutemberg (1396-1468).
Todo o modelo educacional antes da Prensa era baseado na Escrita Manuscrita e na Oralidade – o que limitava tremendamente a expansão do ensino.
Antes disso, todo o aprendizado era apenas oral.
Me parece óbvio dizer que:
Mudou a mídia, mudou o modelo de educação!
Porém, diferente do que vemos nos textos dos chatboxes acima, as tecnologias não fazem as mudanças, elas permitem que ela seja feita, a partir de novos paradigmas!
Entre as novas Tecnopossibilidades que as novas tecnologias oferecem e o uso mais adequado delas temos um oceano profundo!
O primeiro passo, do primeiro passo, do primeiro passo para poder começar a sair da atual crise da é rever os Paradigmas da Ciência Social.
As mídias são uma espécie de prótese do nosso cérebro, que influenciam fortemente a forma como sobrevivemos.
O Sapiens Oral era um, o Escrito era outro e o Digital mais um, completamente diferente!
Mudou a mídia, Mudou o Sapiens!
Assim, a conversa sobre o Futuro da Educação não pode ser voltada para o que é melhor para os educadores ou para o ambiente educacional. É algo que vai em outra direção:
É preciso discutir qual é o papel da educação para a sobrevivência do Sapiens;
Entender quais são as demandas do Sapiens 2.0;
E moldar o novo ambiente educacional para atender a estas demandas.
As tecnologias atuais permitem muita coisa, mas é preciso compreender os reais motivos que nos levam a fazer a atual Revolução Digital.
O Sapiens 2.0 tem como missão ajudar, de forma muito mais intensa e participativa, a decidir e operar os processos da sociedade para que possamos lidar com um mundo muito mais habitado.
Quanto mais complexidade demográfica temos, mais cada Sapiens precisará assumir mais responsabilidades!
O que precisamos dos educadores é bolar formas para preparar o Sapiens 2.0 para que consiga ser:
Mais autônomo;
Mais singular;
Mais responsável;
Mais reflexivo;
Mais proativo;
Mais empreendedor;
Mais Aprendiz;
Mais Flexível.
A formação dos educadores hoje está sendo feita:
Dentro da Ciência Social 1.0, que ficou obsoleta;
Dentro da Educação 1.0, que por ser filha da Ciência Social 1.0, também ficou obsoleta.
A formação dos novos educadores precisa ser feita:
Dentro da Ciência Social 2.0, que percebe o papel das mídias na história e a macro tendência à Descentralização Progressiva;
Dentro da Educação 2.0 – filha da Ciência Social 2.0 – apontando na direção de uma formação voltada para o Sapiens 2.0, preparando-o para ser muito mais autônomo do que o 1.0.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:
a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 500,00, ficando até o final de junho de 2024.
Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.
Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com
b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com
Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.
Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.
Forte abraço,
Nepô.
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