Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto fala sobre os dois paradigmas da felicidade: Baseada em Coisas e Baseada em Sensações. Afirma que a Felicidade Baseada em Coisas é mais utilizada e estimulada em ambientes centralizados, enquanto a Felicidade Baseada em Sensações ganha mais espaço em ambientes descentralizados. O texto também discute a falsa sensação de controle sobre a felicidade que a Visão Top Down (Baseada em Coisas) oferece, em contraste com a Visão Bottom Up (Baseada em Sensações) que reconhece a natureza menos controlável da felicidade. A Bimodais opta por uma abordagem da Felicidade Baseada em Sensações e Bottom Up, com o objetivo de entregar aos seus clientes um Projeto de Felicidade Mais Forte.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Você, de forma consciente ou não terá que responder, ao longo da vida: “o que é Felicidade para mim?“
  2. De maneira geral, a Felicidade Baseada em Coisas é a mais utilizada e a mais mainstream.
  3. Repare que, se eu tenho a ilusão de que vou ser mais feliz se eu conquistar coisas, eu tenho um controle Top Down da minha felicidade.
  4. Na Ilusória Visão da Felicidade Top Down eu tenho o domínio completo da minha felicidade, que passa a ser totalmente controlável: eu mando e minha felicidade entra pela porta dizendo: “Sim, senhor!”
  5. A Bimodais – em claro e bom som – faz uma série de escolhas dentro da Inovação Pessoal para que as pessoas possam aumentar a sua Taxa de Felicidade.
  6. Nós questionamos a ideia da Ciência Eunuca que muito conversa e discute e não entrega teorias e metodologias para a sociedade.
  7. A Ciência só é Ciência se claramente sugere formas de pensar e agir para as pessoas e se avalia se elas melhoraram ou pioraram a relação com determinado fenômeno.
  8. A Visão da Felicidade Bottom Up é o que temos chamado de uma abordagem de Felicidade Mais Endógena do que Exógena.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A forma como vemos o mundo molda como reagimos a ele.” –  Steve Magness.

O primeiro passo para um Projeto de Felicidade Mais Forte é nos concentrarmos na Visão.

Você, de forma consciente ou não terá que responder, ao longo da vida: “o que é Felicidade para mim?”

Neste momento de responder a questão “O que é Felicidade para mim?”, temos uma encruzilhada importante com duas grandes opções nos Paradigmas da Felicidade:

A Visão da Felicidade Baseada em Sensações – que ocorrem dentro de mim e se tornam a minha referência;
A Visão da Felicidade Baseada em Coisas – que eu conquisto ao longo da minha vida.

Desta encruzilhada, vão se desdobrar diferentes abordagens de qual é a melhor Visão Essenciológica de Felicidade para você.

De maneira geral, a Felicidade Baseada em Coisas é a mais utilizada e a mais mainstream.

Vejamos as regras da relação dos Paradigmas Mais Primários da Felicidade com a Topologia dos Ambientes:

A Felicidade Baseada em Coisas tende a ter mais espaço e acaba sendo estimulada em Ambientes Mais Centralizados;
A Felicidade Baseada em Sensações tende a ter mais espaço e acaba sendo estimulada em Ambientes Mais Descentralizados.

Vejamos as regras agoras da relação dos Paradigmas Mais Primários da Felicidade com o Espiral Civilizacional Progressivo:

Quando vivemos Crises Civilizacionais, temos a tendência do aumento da Felicidade Baseada em Coisas e não em Sensações;
Quando entramos na Renascença Civilizacional, temos a tendência do aumento da Felicidade Baseada em Sensações e não em Coisas.

A Felicidade Baseada em Coisas nos leva a falsa sensação de controle Top Down sobre a Felicidade.

Repare que, se eu tenho a ilusão de que vou ser mais feliz se eu conquistar coisas, eu tenho um controle Top Down da minha felicidade.

Se eu fizer “a”, “b” e “c” e conseguir “x”, “y” e “z” serei feliz e tudo depende apenas do meu esforço para conquistar “a”, “b” e “c”.

Na Ilusória Visão da Felicidade Top Down eu tenho o domínio completo da minha felicidade, que passa a ser totalmente controlável: eu mando e minha felicidade entra pela porta dizendo: “Sim, senhor!”

Vejamos a diferença entre a Visão da Felicidade Top Down e a Visão da Felicidade Bottom Up:

Visão da Felicidade Top Down – parto do princípio que eu controlo a minha felicidade, que é muito mais baseada em coisas do que em sensações;
Visão da Felicidade Bottom Up – parto do princípio que eu NÃO controlo a minha felicidade, que é muito mais baseada em sensações do que em coisas.

No artigo passado, chegamos a usar a metáfora da Visão da Felicidade Top Down de Felicidade Soldado e a Visão da Felicidade Bottom Up de Felicidade Cliente.

A Visão da Felicidade Bottom Up é o que temos chamado de uma abordagem de Felicidade Mais Endógena do que Exógena.

Quando a Bimodais, se propõe a desenvolver e disseminar um Projeto Forte de Felicidade, há uma escolha primária pela Felicidade Baseada em Sensações.

No Núcleo Duro da Abordagem Bimodal sobre Inovação Pessoal optamos pela:

Visão da Felicidade Baseada em Sensações e não em Coisas;
E, por consequência, na Abordagem Bottom Up (Felicidade Cliente) e não na Abordagem Top Down (Felicidade Soldado).

A Bimodais – em claro e bom som – faz uma série de escolhas dentro da Inovação Pessoal para que as pessoas possam aumentar a sua Taxa de Felicidade.
Nós questionamos a ideia da Ciência Eunuca que muito conversa e discute e não entrega teorias e metodologias para a sociedade.

A Ciência só é Ciência se claramente sugere formas de pensar e agir para as pessoas e se avalia se elas melhoraram ou pioraram a relação com determinado fenômeno.

Nossa meta na Inovação Pessoal é entregar para nossos clientes um Projeto de Felicidade Mais Forte com a expectativa que os clientes melhorem e mantenham alta a sua Taxa de Felicidade.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat