Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

 

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto aborda o conceito de “Estado de Fluxo”, também conhecido como “Tapete de Aladim”, definido como uma atividade que gera total concentração, perda de autoconsciência e sensação de prazer. Segundo o autor, a busca por essa experiência é fundamental para a felicidade, pois as atividades que geram fluxo nos fazem sentir realizados e contribuem para o bem-estar geral.

O autor divide as atividades em três tipos de Tapetes de Aladim: profissional, lazer e relacional. Para identificar se uma atividade se encaixa nesse conceito, é preciso observar se há perda da noção de tempo, presença total e fusão com a tarefa.

Por fim, o texto conclui que a busca por uma vida mais plena não se trata de um destino final, mas sim da capacidade de nos sentirmos bem ao longo da jornada, percorrendo nossos Tapetes de Aladim com regularidade.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Uma vida bem vivida é aquela em que os seus Potenciais Únicos estão sendo colocados para fora do armário.
  2. Quanto mais os Tapetes de Aladim passam a estar presente nas nossas vidas, mais temos a manutenção alta da Taxa de Felicidade e vice-versa.
  3. Nem sempre sabemos o que nos interessa, o que nos deixa em estado de Tapete de Aladim, pois, muitas vezes, a nossa relação com os nossos Eus Internos não foi bem desenvolvida.
  4. As energias positivas que são geradas pelo Tapete de Aladim servem de vacina contra nossas personals pandemias, que, de vez em quando, nos invadem.
  5. Quem quer ser mais feliz procura recompensas, o que muda é o tipo de recompensa mais forte ou fraca.
  6. O Estado de Fluxo, na verdade, é quando você consegue descobrir que tipo de atividade deixa seus Cachorrinhos Internos malucos.
  7. Cada pessoa nasceu com um tipo de potencial específico e se ela não o coloca para “rodar”, vive parcialmente e não integralmente a sua vida.
  8. Uma vida mais plena não é uma estação, um lugar de chegada, mas a capacidade de nos sentirmos bem, todos os dias, com nossa voltinha contínua e progressiva nos nossos Tapetes de Aladim.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“O caminho mais poderoso para sair da dispersão é encontrar seu fluxo.” –  Johann Hari.

Um dos pontos altos do livro “Foco roubado: os ladrões de atenção da vida moderna” de Johann Hari é a síntese que ele faz sobre o conceito de Estado de Fluxo do psicólogo húngaro-americano Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021).

Diz o Bard sobre Mihaly:

O estado de fluxo, também conhecido como concentração plena ou concentração ótima, é um estado mental de envolvimento total em uma atividade. É caracterizado por uma sensação de concentração e foco, perda de autoconsciência e uma sensação de prazer e satisfação.

Mihaly é o pai do conceito Estado de Fluxo, que, ao ser Bimodalizado, passa a ser chamado no Conceito de Sala na Bimodais de Tapete de Aladim.

Mihaly fez seus primeiros estudos sobre o Estado de Fluxo, segundo Hari, com pintores e percebeu que o prazer dos artistas não era o de produzir o quadro em si, mas o Estado de Fluxo que entravam ao estar pintando.

Os pintores estudados na pesquisa de Mihaly não pintavam para fazer o quadro, mas para gerar sensações que o ato de pintar produzia.

Diz Hari sobre este estudo de Mihaly:

“As pessoas criativas pareciam quase desinteressadas em recompensas, nem sequer o dinheiro interessava à maioria delas queria apenas ser transportada pelo fluxo.”

Ele continua:

“Quando se procura o Fluxo, não se conquista nada exceto coisas em você. O ato de compor poesia, por exemplo, é sua própria justificativa. Com a escalada é igual. É se reconhecer como um fluxo.”

Discordo do jeito que Hari desenvolve a frase.

Ele diz:

“As pessoas criativas pareciam quase desinteressadas em recompensas.”

As pessoas quando estão dentro de um Projeto de Felicidade Mais Forte procuram:

Sensações internas de bem estar;
Trocam coisas por sensações;
Passam a ter uma referência muito mais interna do que externa.

Assim, é falso afirmar que num um Projeto de Felicidade Mais Forte não se procura recompensas. O que muda, na verdade, é o tipo de recompensa.

Temos dois tipos de recompensas em Projetos de Felicidade:

Recompensas Mais Fracas – Exógenas (de fora para dentro), baseada em coisas e não em sensações;
Recompensas Mais Fortes – Endógenas (de dentro para fora), baseada em sensações e não em coisas.

O Estado de Fluxo, assim, faz parte da procura de Recompensas Mais Fortes.

Quem quer ser mais feliz procura recompensas, o que muda é o tipo de recompensa mais forte ou fraca.

Hari, ao comentar o trabalho de Mihaly, define Estado de Fluxo assim:

“É quando você fica tão absorvido no que está fazendo que perde a noção de si mesmo e o tempo parece deixar de existir e você flui com a própria experiência.”

O Estado de Fluxo, na verdade, é quando você consegue descobrir que tipo de atividade deixa seus Cachorrinhos Internos malucos.

Digamos que:
Cada pessoa nasceu com um tipo de potencial específico e se ela não o coloca para “rodar”, vive parcialmente e não integralmente a sua vida.

E aqui podemos fazer uma separação entre Vidas Mais Medíocres e Vidas Mais Excelentes:

Vidas Mais Medíocres – aquelas em que a pessoa não consegue colocar o seu principal potencial para fora;
Vidas Mais Excelentes – aquelas em que a pessoa consegue colocar o seu principal potencial para fora.

A preocupação central de Hari é com o foco, em função dele perceber o Zumbilismo Digital, no qual as pessoas o perdem completamente.

O foco é a capacidade que temos de fazer escolhas melhores ao longo da nossa vida de tudo que consumimos, desde produtos, pessoas, lugares, conteúdos.

O Foquismo é uma das atitudes que sugerimos no Projeto de Felicidade Blockchain da Bimodais.

Mas para que alguém consiga ter um Foquismo Mais Forte é preciso, antes de tudo, definir os seus Tapetes de Aladim.

Vejamos os dois tipos de Foquismos:

Foquismo Mais Forte – a pessoa já definiu os seus Tapetes de Aladim e procura aumentar estas atividades na sua vida, deixando outras de lado;
Foquismo Mais Fraco – a pessoa NÃO definiu os seus Tapetes de Aladim e NÃO sabe que atividades deve aumentar na sua vida.

Diz Hari:

“O fluxo só pode instalar – se se você estiver em uma única tarefa – isto é , quando decide pôr de lado todo o resto e fazer uma coisa só. Mihaly descobriu que a dispersão e a multitarefa matam o fluxo e que ninguém o alcançará se estiver tentando fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo.”

Quando a pessoa descobre os seus Tapetes de Aladim e passa a colocá-los na sua vida, ela entra no Estado de Fluxo.

O Estado de Fluxo é o melhor custo-benefício que temos na geração de energias positivas dentro da nossa Usina de Sensações Positiva.

Nossa mente se sente muito satisfeita de estar potencializando aquilo que ela mais gosta e ela agradece gerando sensações positivas ao longo dos dias.

Por isso, o conceito de Estado de Fluxo é tão importante para os Projetos de Felicidade Mais Forte.

Mihaly, segundo o Tio Bard:

“Foi um dos primeiros psicólogos a se concentrar no estudo dos aspectos positivos da experiência humana, como a felicidade, a criatividade e o bem-estar. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da psicologia positiva como um campo de estudo. Csikszentmihalyi acreditava que o estado de fluxo era essencial para o bem-estar humano. Ele argumentou que o estado de fluxo pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos, a superar desafios e a nos sentirmos realizados.”

Bimodalizamos o conceito de Psicologia Positiva como Psicologia Preventiva.

A Psicologia Preventiva – um ramo da Psicologia 2.0 – oferece ferramentas para que os problemas sejam melhor gerenciados pelas pessoas, através de Projetos de Felicidade Mais Fortes.

Assim, o Estado de Fluxo de Mihaly faz parte do Núcleo Duro da Psicologia Preventiva.

Diz Mihaly sobre esta nova pegada da Psicologia, que se preocupa em reduzir os problemas, dando a elas ferramentas para viver melhor:

“Devemos primariamente focar em coisas que façam a vida valer a pena ser vivida e encontrar maneiras de estimulá-las.”

Uma vida bem vivida é aquela em que os seus Potenciais Únicos estão sendo colocados para fora do armário.

Diz ele:

“Em algum nível sabemos que, quando não estamos focados, não usamos uma das nossas maiores capacidades. Carentes de fluxo, tornamo-nos apenas pedaços de nós mesmos, e em algum lugar de nós temos a sensação do que poderíamos ter sido.”

Num Projeto de Felicidade Mais Forte a procura e a incorporação no cotidiano das atividades que geram o Estado de Fluxo fazem parte do seu epicentro.

Por que isso?

Há uma necessária revisão dos Paradigmas Mais Mainstream sobre Felicidade da seguinte maneira:

Usina de Sensações Positivas Soldado – tem se a ilusão de que a geração da Felicidade é totalmente controlada pela pessoa, encarando a Usina de Sensações Positivas como um soldado. Eu sou um general que manda na Usina e ela me obedece completamente: “Agora eu quero estar mais tranquilo” e a tranquilidade é entregue como se fosse um pacote da Amazon;
Usina de Sensações Positivas Cliente – tem se a consciência de que a geração da Felicidade NÃO é totalmente controlada pela pessoa, encarando a Usina de Sensações Positivas como um cliente. Eu sou um empreendedor que tem visões e atitudes, compatíveis com a minha Usina para que ela, encantada, possa gerar as sensações que eu preciso, a saber Tranquilidade, Bom Humor, Motivação, Resiliência e Criatividade.

Projetos de Felicidades Mais Fortes criam as condições – como se fosse um jardim – para que as sensações positivas floresçam, pois ninguém tem o controle total sobre o desabrochar de uma flor.

Os Tapetes de Aladim – sendo colocados dentro das nossas vidas – nos ajudam a gerar, com mais qualidade e quantidade, estas energias positivas.

Quanto mais os Tapetes de Aladim passam a estar presente nas nossas vidas, mais temos a manutenção alta da Taxa de Felicidade e vice-versa.

Podemos dividir nossos Tapetes de Aladim da seguinte maneira:

Tapetes de Aladim Profissional – as atividades que nos garantem recursos para continuar vivos;
Tapetes de Aladim de Lazer – as atividades que fazemos nas horas que não estamos trabalhando, os hobbies sem perspectiva de gerar grana;
Tapetes de Aladim Relacionais – as pessoas que nos relacionamos que nos fazem bem.
Como saber que aquela ou esta atividade gera o Tapete de Aladim em você?

Você perde a noção do tempo, quando vê já se passaram várias horas;
Você sente que está totalmente presente;
Experimenta uma perda da autoconsciência;
É como se sua identidade tivesse desaparecido e você se fundisse à tarefa – como se mesmo fosse a rocha que está escalando.

Hari explica que nossa mente tende a “prestar atenção nas coisas pelas quais se interessa.”

Nem sempre sabemos o que nos interessa, o que nos deixa em estado de Tapete de Aladim, pois, muitas vezes, a nossa relação com os nossos Eus Internos não foi bem desenvolvida.

Diz ele:

“Quanto mais fluxo se experimenta, melhor você se sente.“ // “A visão mais profunda de Mihaly tem sido esquecida: a de temos dentro de nós uma força que torna possível focar por períodos mais longos e extrair prazer nisso é o que nos torna mais felizes e saudáveis, bastando criar as circunstâncias adequadas para que flua.”

E, ao contrário:

“Se você tenta se convencer a fazer algo que não tem sentido para si , sua atenção vai se desviar disso com frequência.”

Quando pensamos em uma vida melhor e a capacidade que passamos a ter de dizer não para o que nos faz mal, seja algo muito ou pouco tóxico, está diretamente ligada a nossa capacidade de manter alta a nossa Taxa de Felicidade, tendo como eixo central estar sempre passeando no Tapete de Aladim.

As energias positivas que são geradas pelo Tapete de Aladim servem de vacina contra nossas personals pandemias, que, de vez em quando, nos invadem.

Diz Hari:

“Mas se você apenas corta a dispersão indo descansar – se não a substitui por uma meta positiva que esteja perseguindo – continuará sendo trazido de volta para a dispersão mais cedo ou mais tarde.”

Hari nos diz que relaxar não tem o mesmo impacto que o Tapete de Aladim. Ele – nas experiências que fez longe das telinhas e voltando a escrever – disse que:

“Percebi que nos dias em que logo cedo experimentava três horas de fluxo, pelo resto do dia eu me sentia relaxado, aberto e capaz de me envolver – de andar pela praia, ou de começar a conversar com alguém, ou de ler um livro, sem me sentir restringido, ou irritável, ou com vontade de ter um celular.” // Ler e escrever sempre foram as principais fontes de fluxo na minha vida.”

E complementa:

“Era como se o fluxo estivesse relaxando meu corpo e abrindo minha mente – talvez porque soubesse que havia dado o meu melhor . Senti que entrava em um ritmo diferente . Percebi então que o simples fato de nos recuperarmos de nossa perda de atenção não é suficiente . Isso apenas cria um vazio . Precisamos nos livrar de nossas dispersões e no lugar delas colocar fontes de fluxo.”

Nessa linha, fecho o artigo lembrando do trecho da música “Tocando em Frente” de Almir Sater muito afinada com o papo do Hari que diz:

“Estrada eu vou, estrada eu sou.”

Que representa bem a procura do Tapete de Aladim.

Sater nos dá a dica que:

Uma vida mais plena não é uma estação, um lugar de chegada, mas a capacidade de nos sentirmos bem, todos os dias, com nossa voltinha contínua e progressiva nos nossos Tapetes de Aladim.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat