Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O autor do texto explica que, quando lê um livro, não está interessado em fazer um resumo dele, mas sim em analisar o que o livro pode agregar à sua Narrativa de Conceituador. Ele chama esse processo de “Bimodalizar” o texto do autor, ou seja, de traduzi-lo para a linguagem da Narrativa Bimodal.

O texto discute a importância de entendermos a natureza da mente humana para lidarmos melhor com os desafios da vida. O autor defende que a mente humana é composta de duas partes: a Mente Primária e a Mente Secundária. A Mente Primária é responsável pelos pensamentos e sentimentos automáticos, enquanto a Mente Secundária é responsável pela reflexão e análise.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Se eu penso sobre um pensamento negativo, quem pensa sobre o pensamento negativo e quem produz o pensamento negativo?
  2. Quando passamos a ter essa Visão Polilista do Sapiens, de que nós gerenciamos uma comunidade de Eus Internos dentro de nós, a coisa melhora bastante.
  3. Ninguém acorda de manhã perdido dentro de casa. Temos uma série de rotinas automáticas guiadas pela Mente Primária.
  4. Nossa mente precisa criar uma série de automatismos para que posamos economizar energia para aquilo que é diferente.
  5. Nem tudo que é automático faz bem. Muitas vezes é preciso acionar a Mente Secundária para revisar os automatismos para que eles mais ajudem do que atrapalhem.
  6. O papel da Mente Secundária é igual ao de um programador de sistemas: passa o tempo todo corrigindo os bugs da Mente Primária.
  7. Quando pensamos em inovação e criatividade, o que queremos é o seguinte: concentrar o melhor da nossa mente para o filé e não para o osso.
  8. Uma pessoa que está vivendo uma Taxa de Felicidade maior, de maneira geral, acorda com pensamentos mais criativos, pensando mais no filé do que no osso.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Crie um espaço para que você não salte diretamente da ansiedade para a solução mais rápida possível, mas sim para a solução correta.” – Magness.

Neste artigo, continuamos a analisar o texto do livro “Faça coisas difíceis” de Steve Magness.

Permitam, entretanto, antes de voltar à análises, fazer um parênteses sobre o aprimoramento da minha metodologia de leitura.

Quando eu leio um livro, não estou interessado em fazer o resumo dele, como se eu fosse um funcionário do Resumocast.

Não.

Quando eu leio um livro, estou focado naquilo que ele pode agregar para a minha Narrativa de Conceituador e, no meu caso particular, como Curador de Pesquisa da Bimodais.

Na verdade, quando eu leio um livro eu estou Bimodalizando o texto do autor para ver o que ele agrega na Narrativa Bimodal.

Temos três situações possíveis diante do texto de um livro que estamos lendo e analisando:

  • O que agrega à Narrativa?;
  • O que reforça a Narrativa?;
  • O que a Narrativa critica e não concorda com o que está sendo lido?

O livro de Magness reforçou bastante a Narrativa Bimodal e tem sido fonte de inspiração para diversos insights nos artigos.

Ele diz:

“Pensamentos negativos de desistência são normais. Não significa que você seja fraco. Eles representam uma tentativa da sua mente de protegê-lo.”

Na Narrativa Bimodal, chegamos à conclusão de que não podemos falar apenas de uma mente na vida do Sapiens.

Fomos inspirados pelo livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, de Daniel Kahneman.

O que nos diz Kahneman, segundo o Tio Bard, sobre os dois tipos de pensamento:

  • O pensamento rápido, intuitivo e emocional;
  • O pensamento lento, deliberativo e lógico.

Complementa o Bard:

“O pensamento rápido é o sistema automático da mente, que é responsável por tarefas simples e rápidas. Ele é baseado em heurísticas, que são atalhos mentais que nos ajudam a tomar decisões rápidas. As heurísticas podem ser úteis, mas também podem nos levar a erros, como o viés de confirmação, que nos faz buscar informações que confirmam nossas crenças existentes.

O pensamento lento é o sistema deliberativo da mente, que é responsável por tarefas complexas e que requerem atenção. Ele é baseado na lógica e na razão. O pensamento lento é mais preciso do que o pensamento rápido, mas também é mais lento e requer mais esforço.”

Assim, Kahneman defende que temos duas mentes, que ele chama de rápida e devagar e nos adaptamos para a Mente Primária e a Secundária.

Repare bem a seguinte lógica.

Se eu penso sobre um pensamento negativo, quem pensa sobre o pensamento negativo e quem produz o pensamento negativo?

A Mente Primária produz o pensamento negativo e a Secundária reflete e o analisa para saber como lidar melhor com ele.

Quando passamos a ter essa Visão Polilista do Sapiens, de que nós gerenciamos uma comunidade de Eus Internos dentro de nós, a coisa melhora bastante.

Nossos Eus Internos estão abrigados na nossa Mente Primária e nos ajudam a tocar a vida, mas precisamos sempre de alguns ajustes.

Imagina isso de outra forma.

Vejamos a comparação das nossas Mentes com um Sistema de Computador:

  • Imagine que nossa Mente Primária é um sistema operacional, que nos permite rodar todos os nossos aplicativos;
  • Porém, como ocorre em qualquer sistema de computação, de quando em vez o Sistema Operacional mostra problemas e precisa de uma reprogramação;
  • A Mente Secundária nada mais é do que um programador que fica observando a Mente Primária à procura de bugs, que estão tornando o sistema mais lento e prejudicando nossas vidas.

A Mente Primária armazena Paradigmas Mais Automáticos, que são fundamentais para que possamos tocar nossas vidas.

Ninguém acorda de manhã perdido dentro de casa. Temos uma série de rotinas automáticas guiadas pela Mente Primária.

Nossa mente precisa criar uma série de automatismos para que posamos economizar energia para aquilo que é diferente.

Porém:

Nem tudo que é automático faz bem. Muitas vezes é preciso acionar a Mente Secundária para revisar os automatismos para que eles mais ajudem do que atrapalhem.

O papel da Mente Secundária é igual ao de um programador de sistemas: passa o tempo todo corrigindo os bugs da Mente Primária.

Quando pensamos em inovação e criatividade, o que queremos é o seguinte: concentrar o melhor da nossa mente para o filé e não para o osso.

Vejamos as regras da relação do osso com o filé:

  • Quando usamos o melhor da nossa mente mais para o filé do que para o osso, isso gera em nós uma motivação maior;
  • Quando usamos o melhor da nossa mente mais para o osso do que para o filé isso gera em nós uma desmotivação maior.

Quando acordamos, por exemplo, pensando em problemas (em ossos e não em filé) tem algo errado que precisa ser corrigido.

Uma pessoa que está vivendo uma Taxa de Felicidade maior, de maneira geral, acorda com pensamentos mais criativos, pensando mais no filé do que no osso.

Voltemos ao Magness:

“Todos nós enfrentamos uma batalha interna, uma série de sentimentos , emoções e pensamentos, tanto para insistir quanto para jogar a toalha.”  

Sim, há um diálogo constante entre a Mente Primária e a Secundária.

A Mente Secundária quando quer fazer a revisão de um Paradigma Mais Automático Mais Fraco, ela utiliza uma Bancada Criativa ou Revisora.

A Bancada Criativa é o que nossos antepassados chamavam de “conversar com os nossos botões”.

(A expressão “conversar com os nossos botões” vem do hábito de as pessoas falarem consigo mesmas, ou de refletirem sobre algo, enquanto se arrumam ou vestem. No passado, as roupas eram muito mais adornadas com botões, que eram usados para fechar casacos, camisas, vestidos, calças, etc. Assim, as pessoas tinham muito tempo para conversar consigo mesmas enquanto se vestiam ou se arrumavam.)

Conversar com os botões é o momento em que a Mente Secundária está usando a Bancada Revisora para analisar um problema de algum Paradigma Automático na Mente Primária.

É um lugar que criamos, que pode ser um caderninho, no qual a cada problema que nos tira do prumo, vamos procurando desenvolver novas “linhas de código” para que possamos lidar cada vez melhor com ele. 

Voltemos ao Magness:

“De acordo com teorias científicas recentes, o cérebro funciona para manter a ordem.  O cérebro é uma máquina redutora de incertezas, disposto a fazer o que precisar para minimizar as surpresas, mesmo que isso tenha um custo alto.”

Diria que a Mente (com seus três setores) procura manter uma ordem estabelecida e aciona o lado revisor quando ocorrem problemas.

Quais são os três setores da mente, segundo a Narrativa Bimodal:

  • Mente Primária – responsável pela automatização dos processo e geradora de sentimentos, que abriga os nossos Eus Internos, Diabinhos e Cachorrinhos;
  • Mente Secundária – responsável pela revisão da Mente Primária;
  • Bancada Revisora – espaço que a Mente Secundária cria para comparar o que existe e o que pode ser mudado, gerando novos automatismos.

As Mentes, entretanto, são formatadas para viver em determinados ambientes mais ou menos estáveis, vejamos as regras:

  • Quanto mais houver centralização e estabilidade, mais as Mentes terão mais dificuldade de lidar com as incertezas e terão a demanda por uma resiliência menor, tendo um destaque maior para o predomínio da Mente Primária sobre a Secundária;
  • Quanto mais houver descentralização e instabilidade, mais as Mentes terão mais facilidade de lidar com as incertezas e terão a demanda por uma resiliência maior, tendo um destaque maior para o predomínio da Mente Secundária sobre a Primária.

Diz ele:

“Procuramos uma solução que transforma a desordem em ordem.”

Este é o papel dos setores revisionistas da nossa mente.

Este trabalho, segundo ele:

“Consiste em treinar a mente para lidar com a incerteza por tempo suficiente para que você possa se deslocar e guiar a resposta na direção certa.”

Eu reescreveria a frase Bimodalizando ela da seguinte maneira:

Ter resiliência é a atividade constante e progressiva de musculação da Mente Secundária na direção de criação de Paradigmas cada vez Mais Fortes.

Continua:

“Crie um espaço para que você não salte diretamente da ansiedade para a solução mais rápida possível, mas sim para a solução correta.”

Isso reforça a frase que usamos no outro artigo e repito aqui:

Entre o fato e a ação é necessário criar uma zona de reflexão!

Para que isso seja feito de forma continuada e progressiva é preciso abraçar o Aprendismo, que é uma das atitudes do Projeto Bimodal de Felicidade Blockchain.

No Aprendismo, entendemos que a vida é um contínuo processo de aprendizado e o que éramos ontem não será igual ao que seremos amanhã.

No Aprendismo Bimodal, entretanto, temos a consciência que a Mente Primária não somos nós, mas um repositório de Paradigmas Mais Automáticos que está passível de revisão permanente.

Quando enfrentamos um problema e percebemos que nossos Paradigmas Mais Automáticos não são capazes de lidar com ele, temos a oportunidade de aprimorá-los.

A melhor atitude diante de um problema é:

“Oba, olha mais uma oportunidade de aperfeiçoar meus Paradigmas Mais Automáticos.”

Eu transformo, assim, o que é um problema em um desafio motivador.

A inspiração para esse tipo de conduta vem do livro “Problemas: Oba!” de Roberto Shinyashiki.

É o que diz Magness nessa frase:

“Pesquisas mostram de forma consistente que indivíduos mais resistentes são capazes de entender situações estressantes como desafios em vez de ameaças.  Um desafio é uma coisa difícil, mas manejável.”//”Dentro de seus corpos, os iniciantes estão produzindo cortisol, enquanto os veteranos têm mais adrenalina.”

O que isso quer dizer?

Os iniciantes em lidar com determinado problema têm medo (geram cortisol) e os mais experientes ficam motivados (geram adrenalina) em função do desafio.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply