Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

 

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

A Ciência é um processo contínuo de reflexão e sugestão de formas mais adequadas para que o Sapiens possa lidar com qualquer fenômeno. Não existem verdades absolutas, apenas as melhores verdades, que disputam seu lugar na luta pela sobrevivência. A Ciência da Inovação Bimodal é uma abordagem que se divide em três camadas: Civilizacional, Grupal e Pessoal. Essas camadas estão interconectadas, de modo que a inovação em uma camada influencia a inovação nas demais.

Empreendedores são uma tribo singular, verdadeiros motores de inovação e progresso. Há um verdadeiro hiato dentro da Camada da Inovação Pessoal, que é o estudo comparativo das Mentes Mais Inquietas com as Mais Quietas. Pessoas que nascem com um apetite maior para desafios têm uma capacidade de abstração maior. Elas conseguem perceber que há uma diferença entre o que está armazenado na Mente Primária e a sua própria identidade.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Um inquieto consegue refletir com mais distância sobre os Paradigmas Mais Automáticos e, por causa disso, consegue criar mais, pois é menos levado por eles.
  2. Um inquieto, pelo perfil da sua mente, acredita menos nas verdades mainstream.
  3. Um inquieto tem uma uma Bancada Criativa maior e, por causa disso, uma Mente Secundária mais ativa e pode rever com mais facilidade os Paradigmas Mais Automáticos da Mente Primária.
  4. Os Inquietos têm uma capacidade de abstração maior e, por causa disso, conseguem observar a sua Mente Primária com mais distância.
  5. Uma pessoa mais Quieta tende a considerar que os Paradigmas Mais Automáticos da sua Mente Primária foram criados por ela e é ela mesma.
  6. Os Inquietos têm uma capacidade maior de enxergar os Paradigmas Mais Automáticos de fora.
  7. Nas Guinadas Civilizacionais, sempre teremos um embate mais tenso entre os inquietos e os quietos.
  8. Quanto mais uma pessoa ou um grupo se beneficia dos Paradigmas do passado, mais as novas mudanças tenderão a incomodá-la.
  9. Quanto mais uma pessoa ou um grupo está imerso nos Paradigmas do passado, mais as novas mudanças tenderão a incomodá-la.
  10. Haverá sempre nestas grandes guinadas civilizacionais uma tensão entre o passado e o futuro, entre os reativos e os disruptivos.
  11. Nestes momentos iniciais de uma nova Era Civilizacional é normal e recorrente que haja uma disputa entre a velha e a nova Ordem.
  12. A Civilização 2.0 cria um novo ambiente de sobrevivência humana mais propício para a inquietude e para a inovação.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Empreendedores são uma tribo singular, verdadeiros motores de inovação e progresso.” Paulo Veras.

O objetivo da Ciência é o de refletir e sugerir formas mais adequadas para que o Sapiens possa lidar de forma mais adequada com qualquer fenômeno.

Não existem verdades, apenas as melhores verdades, que disputam seu lugar na luta pela sobrevivência.

A Ciência da Inovação Bimodal – que está sendo desenvolvida pela Bimodais – é apenas mais uma abordagem entre tantas possíveis.

A Ciência da Inovação Bimodal se divide em três camadas (Civilizacional, Grupal e Pessoal), pois como enxergamos uma camada influencia diretamente nas demais outras.

Não se pode, por exemplo, propor uma Inovação Grupal, dentro de uma organização, se não há uma visão forte da Inovação Pessoal ou Civilizacional.

As camadas inovadoras OBRIGATORIAMENTE precisam ser vistas de forma integrada.

Passei o último fim de semana lendo o livro “Unicórnio verde-amarelo” de Paulo Veras e Tania Menai, que conta a interessante história da 99, startup de mobilidade, que acabou, depois de anos de idas e vindas, sendo vendida para uma firma chinesa.

Diversos trechos do livro são bastante úteis para a melhoria da Camada da Inovação Grupal, com foco em startups, aquelas organizações iniciantes, que já operam nas alternativas do Pós-Digital.

A Bimodais, entretanto, optou por não se aprofundar na pesquisa dentro da Camada da Inovação Grupal focada em Startups, pois considerou ser uma área bem coberta pelos americanos.

As opções de pesquisa da Bimodais estão sempre voltadas para as áreas em que consideramos em que reina maior confusão conceitual.

Optamos por pesquisas nas Camadas da Inovação, que consideramos que estão  com Paradigmas Científicos Mais Fracos, tais como:

  • Na Inovação Grupal, com o foco Organizacional, optamos pelo estudo da melhor Migração das Organizações Tradicionais para a Curadoria, com o livro “Administração 3.0” (2018);
  • Na visão geral, desenvolvemos o livro “Civilização 2.0 (2023)”;
  • E agora, em 2024, estamos empenhados na Inovação Pessoal, no desenvolvimento do livro “Felicidade 2.0”.

Ao ler o livro de Veras e Menai, observei que diversas passagens da sua experiência como gerenciador de uma relevante startup brasileira poderiam ser absorvidas pelo projeto de Felicidade 2.0 da Bimodais.

E, então, veio a ideia de criar um apelido – um Conceito de Sala – de Felicidade Startup para a Felicidade 2.0, que pode também ser chamada de Felicidade Blockchain.

A Civilização 2.0 cria um novo ambiente de sobrevivência humana mais propício para a inquietude e para a inovação.

Nestes momentos iniciais de uma nova Era Civilizacional é normal e recorrente que haja uma disputa entre a velha e a nova Ordem.

Haverá sempre nestas grandes guinadas civilizacionais uma tensão entre o passado e o futuro, entre os reativos e os disruptivos. 

Eis algumas regras dentro da tensão da velha com a nova ordem:

  • Quanto mais uma pessoa ou um grupo está imerso nos Paradigmas do passado, mais as novas mudanças tenderão a incomodá-la;
  • Quanto mais uma pessoa ou um grupo se beneficia dos Paradigmas do passado, mais as novas mudanças tenderão a incomodá-la.

Nas Guinadas Civilizacionais, sempre teremos um embate mais tenso entre as Mentes Mais Inquietas e as Mais Quietas.

A troca de experiências, assim, entre Inovação Grupal das Startups e a Inovação Pessoal tem muita sinergia e espaço.

Foi esta a ficha que caiu ao ler o livro de Veras e Menai.

Vejamos, assim, algumas frases do livro que marquei ao longo da minha leitura no Kindle que podemos comentar para o projeto Felicidade 2.0:

“Empreendedores são uma tribo singular, verdadeiros motores de inovação e progresso.”

De fato, há um verdadeiro hiato dentro da Camada da Inovação Pessoal, que é o estudo comparativo das Mentes Mais Inquietas com as Mais Quietas.

Há, sem dúvida, pessoas que nascem com um apetite muito maior para desafios.

Por que isso ocorre?

Mentes Mais Inquietas têm a facilidade de enxergar os Paradigmas Mais Automáticos de fora.

Uma pessoa mais Quieta tende a considerar que os Paradigmas Mais Automáticos da sua Mente Primária foram criados por ela e é ela mesma. 

Os Inquietos têm uma capacidade de abstração maior e, por causa disso, conseguem observar a sua Mente Primária com mais distância.

Eles conseguem perceber que há uma diferença entre o que está armazenado e a sua própria identidade.

Por causa disso, Mentes Mais Inquietas questionam com mais facilidade tanto as autoridades de plantão como os Paradigmas Mais Mainstream.

A mente de todas as pessoas tem três camadas principais:

  • A Mente Primária – responsável pelos Paradigmas Mais Automáticos;
  • A Mente Secundária – responsável pela revisão dos Paradigmas Mais Automáticos;
  • Bancada Criativa – espaço reservado para que a Mente Secundária proceda a sua reflexão e possa rever os Paradigmas Mais Automáticos armazenados na Mente Primária.

Um inquieto tem uma uma Bancada Criativa maior e, por causa disso, uma Mente Secundária mais ativa e pode rever com mais facilidade os Paradigmas Mais Automáticos da Mente Primária.

Um inquieto, pelo perfil da sua mente, acredita menos nas verdades mainstream.

Um inquieto consegue refletir com mais distância sobre os Paradigmas Mais Automáticos e, por causa disso, consegue criar mais, pois é menos levado por eles.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat