Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

  • Carlos Nepomuceno propõe uma nova abordagem para entender a inovação, baseada em três camadas (civilizacional, grupal e pessoal) e três áreas progressivas (mainstream, experimentação e atração).
  • Nepomuceno acredita que o Sapiens 2.0 precisa se adaptar a um mundo mais descentralizado e inovador, e propõe um conjunto de métodos e ferramentas para ajudar as pessoas a serem mais inovadoras.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Todas as espécies vivas precisam inovar.
  2. Inovações quando criadas geram Zonas de Experimentação, que podem se expandir, ou não para as Zonas de Atração.
  3. Quanto mais uma inovação nos ajuda a viver melhor, mais ela tem chance de prosperar e vice-versa.
  4. Inovar, assim, não é uma opção de nenhum ser vivo, incluindo o Sapiens, mas uma OBRIGAÇÃO!
  5. Outro ponto é que há uma certa ilusão de que inovação é algo recente e que nunca existiu no passado – o que é falso!
  6. Inovações Civilizacionais influenciam grupos, que é composto por pessoas e se não articularmos as diferentes camadas, podemos não ter resultados mais adequados.
  7. Note que não é possível operar com o fenômeno da inovação sem que tenhamos uma articulação entre estas três camadas inovadoras (pessoal, grupal e civilizacional).
  8. A Inovação Reflexiva Progressiva, portanto, é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
  9. As demais espécies praticam, ao longo da sua história, uma espécie de Inovação Instintiva e o Sapiens a Inovação Reflexiva.
  10. Outro ponto a ser questionado da visão mainstream da inovação é uma certa ilusão de que inovação é algo recente e que nunca existiu no passado – o que é falso!
  11. De maneira geral, a abordagem mainstream não enxerga as três camadas da inovação e não cria a necessária sinergia entre elas.
  12. A ciência não cria verdades, mas melhores verdades progressivas para que possamos tomar decisões melhores.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A inovação é a mãe do progresso.” Joseph Schumpeter.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo de algumas partes do livro feito pelo Tio Bard:

No texto, Carlos Nepomuceno relata o início de seu segundo grande desafio intelectual, que é o de ajudar o Sapiens 2.0 a entender o desafio que tem pela frente em um mundo muito mais inovador e descentralizado.

O autor explica que seu primeiro grande desafio intelectual foi o de entender o Mundo Digital, o que resultou na publicação de quatro livros sobre o tema. Nesse processo, Nepomuceno desenvolveu uma metodologia de estudo de fenômenos baseada em padrões, não em percepções.

Para o seu segundo desafio intelectual, Nepomuceno está utilizando a mesma metodologia, mas com foco na inovação. O livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?” está sendo escrito com base em quatro camadas:

  • Essenciologia: O que é a inovação?
  • Padrões: Quais são os padrões que regem a inovação?
  • Contexto atual: Como entender a inovação, principalmente a pessoal, diante do mundo digital mais descentralizado e inovador?
  • Métodos para promover a migração do Sapiens 1.0 para o 2.0: Quais são as melhores metodologias para ajudar o Sapiens 2.0 a lidar com o novo mundo?

O autor conclui a introdução do livro afirmando que o livro “Sapiens 2.0” se propõe a ser um guia para ajudar o Sapiens 2.0 a lidar com o novo mundo.

Introdução ao Capítulo II – Essenciologia: O que é o que não é Inovação?

O texto de Carlos Nepomuceno apresenta uma definição de inovação que vai além da visão mainstream.

Para Nepomuceno, a inovação é um fenômeno complexo que ocorre em três camadas:

  • Civilizacional: inovações que influenciam diretamente ou indiretamente todas as regiões do planeta, no curto, médio e longo prazo.
  • Grupal: inovações feitas por mais de duas pessoas, como em uma organização, cidade, região ou país.
  • Pessoal: inovações por uma pessoa individualmente.

Essas três camadas estão interconectadas e a inovação em uma camada pode influenciar as outras. Por exemplo, uma inovação civilizacional, como a internet, pode gerar inovações grupais, como novas formas de trabalho, e pessoais, como novos hábitos de consumo.

Nepomuceno também argumenta que a inovação não é algo exclusivo do Sapiens, mas que todas as espécies vivas inovam de alguma forma. No entanto, o Sapiens é o único ser vivo que pratica a Inovação Reflexiva, que é baseada na reflexão e na criatividade.

As inovações criadas pelo Sapiens passam por três áreas progressivas:

  • Zona Mainstream: aquilo que se tornou natural e invisível e aceito pela maioria.
  • Zona de Experimentação: novas propostas inovadoras para modificar o que existe que passam a ser experimentadas por alguns.
  • Zona de Atração: quando determinadas Inovações geram um upgrade considerado positivo pela maioria de nós e passam a ser mais valorizadas, adotadas e se expandir cada vez mais.

As inovações que caem no gosto das pessoas são incorporadas e se tornam invisíveis com o tempo, tornando a Zona do Mainstream.

A abordagem bimodal de inovação proposta por Nepomuceno é diferente da abordagem mainstream em vários aspectos, incluindo:

  • Consciência de que estamos vivendo a maior revolução civilizacional da história do Sapiens.
  • Enquadramento da inovação em três camadas.
  • Comparação da inovação do Sapiens com a inovação das outras espécies.
  • Detalhamento das três áreas progressivas da inovação (mainstream, experimentação e atração).

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Se quiser pegar a parte final da décima imersão, aproveite a promoção: R$ 300,00 no pix.
Bora sair de Matrix?
Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat