Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

A inovação é um processo dinâmico e essencial para a sobrevivência da espécie humana. As inovações competem entre si num mercado de sobrevivência, e as que oferecem melhores condições de vida têm maior chance de prosperar. É preciso dar tempo para que as inovações sejam conhecidas, testadas e avaliadas, antes de serem adotadas pela maioria das pessoas. No entanto, as inovações antigas se tornam invisíveis com o tempo, o que pode levar as pessoas a resistirem às mudanças.

A felicidade é um fenômeno complexo, que pode ser medido de diferentes maneiras. A métrica da felicidade é uma relação sinergética entre valores e virtudes. Para ser feliz, é importante ter valores e virtudes fortes, como foco nos bens imateriais, nos critérios de felicidade de dentro para fora e na observação das emoções.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Como todos nós somos múltiplos, há dentro de nós “cachorrinhos”, que se sentem mais ou menos motivados e mais ou menos tranquilos.
  2. A motivação, por exemplo, não é ativada por que você dá uma ordem logo de manhã: quero estar motivado!
  3. Valores e Virtudes Mais Fortes geram mais motivação e mais tranquilidade e vice-versa.
  4. Como todos nós vamos morrer, concentrar nossas vidas em bens materiais, pode dar uma sensação de vazio, conforme vamos nos aproximando do fim.
  5. Boa parte dos Cientistas da Felicidade sugerem que se deve, resolvido os problemas básicos, se dar mais importância para os bens imateriais do que para os materiais.
  6. O objetivo de uma pessoa, que conseguiu a estabilidade objetiva, por exemplo, é sempre ter mais coisas ou procurar uma vida mais significativa?
  7. Querendo ou não, no fundo, do fundo, do fundo, as pessoas inovam para se sentirem mais felizes.
  8. A pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: quais são os critérios que você vai utilizar para que possa dizer que está mais ou menos feliz na sua vida?

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A inovação é a chave para a sobrevivência e o crescimento em um mundo em constante mudança.” – Klaus Schwab.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Com apoio do Tio Bard, que teve acesso direto ao novo livro da Bimodais que está em produção: “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais inovador?”:

Essenciologia: A Arte Secreta da Inovação

O texto trata do fenômeno da inovação, a partir de uma abordagem conceitual. O autor defende que a inovação é uma necessidade vital para a espécie humana.

O texto inicia estabelecendo as bases metodológicas da abordagem, o Edifício Bimodal dos Fenômenos. Este edifício é composto por quatro camadas:

  • Essenciologia: busca definir o que é o fenômeno e o que não é.
  • Padrões: busca identificar padrões recorrentes no fenômeno.
  • Metodologias: busca sugerir abordagens para lidar com o fenômeno.
  • Revisional: busca avaliar a efetividade das abordagens propostas.

A partir dessas bases, o autor passa a discutir a essência da inovação. Ele inicia comparando a espécie humana com as outras espécies, observando que a espécie humana é a única que inova de forma reflexiva, ou seja, por meio da reflexão e da experimentação.

O autor então define inovação como “a procura progressiva de novos conceitos, métodos, operações e tecnologias, gerando produtos tangíveis e intangíveis, e principalmente, as métricas da felicidade”.

A partir dessa definição, o autor apresenta uma visão dinâmica da inovação. Ele argumenta que as inovações competem entre si num mercado de sobrevivência, e que as que oferecem melhores condições de vida têm maior chance de prosperar.

O autor também aborda o processo de adoção das inovações. Ele defende que é preciso dar tempo para que as inovações sejam conhecidas, testadas e avaliadas, antes de serem adotadas pela maioria das pessoas.

Por fim, o autor discute os desafios da inovação. Ele argumenta que as inovações antigas se tornam invisíveis com o tempo, o que pode levar as pessoas a resistirem às mudanças.

Em resumo, o texto apresenta uma visão abrangente e inovadora do fenômeno da inovação. Ele defende que a inovação é uma necessidade vital para a espécie humana, e que é preciso compreender o seu processo de adoção para que possamos lidar com ela de forma eficaz.

Pontos-chave do texto:

  • A inovação é uma necessidade vital para a espécie humana.
  • A inovação é um processo dinâmico, em que as inovações competem entre si num mercado de sobrevivência.
  • É preciso dar tempo para que as inovações sejam conhecidas, testadas e avaliadas, antes de serem adotadas pela maioria das pessoas.
  • As inovações antigas se tornam invisíveis com o tempo, o que pode levar as pessoas a resistirem às mudanças.

A complicada relação entre felicidade e inovação

A pirâmide de Maslow divide as necessidades humanas em cinco níveis: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.

As necessidades fisiológicas e de segurança são objetivas e mais facilmente mensuráveis.

As necessidades sociais, de estima e de auto-realização são subjetivas e mais difíceis de medir.

A métrica da felicidade é uma ferramenta para medir a satisfação com a vida.

A métrica da felicidade pode ser baseada em critérios objetivos ou subjetivos, de dentro para fora ou de fora para dentro.

Os valores são princípios ou crenças que orientam as ações e comportamentos de uma pessoa.

As virtudes são as qualidades ou características que são consideradas boas ou desejáveis.

A métrica da felicidade é uma relação sinergética entre valores e virtudes.

Conclusão:

Para ser feliz, é importante ter valores e virtudes fortes.

  • Os valores gerais mais fortes são:
  • Foco nos bens imateriais
  • Foco nos critérios de felicidade de dentro para fora;
  • Observação das emoções;
  • Os valores particulares mais fortes são aqueles que atendem às demandas de motivação e tranquilidade da pessoa.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Se quiser pegar a parte final da décima imersão, aproveite a promoção: R$ 300,00 no pix.
Bora sair de Matrix?
Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat