Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

Resiliência é a capacidade de enfrentar e superar adversidades. É uma habilidade importante para lidar com os desafios da vida, que estão cada vez mais demandada em um mundo em constante mudança.

A resiliência pode ser desenvolvida e fortalecida ao longo da vida. Existem diversas estratégias que podem ajudar, como desenvolver uma rede de apoio social, aprender a lidar com o estresse, manter uma atitude positiva e encontrar significado e propósito na vida.

A educação também pode contribuir para o desenvolvimento da resiliência. Uma educação que promova a autonomia, as habilidades de enfrentamento, o apoio social e o propósito e o significado, é mais alinhada com os princípios da resiliência.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A educação voltada para o aluno e não para o conteúdo ou para o professor fortalece a resiliência.
  2. A educação para a personalização é mais alinhada com os princípios da educação que fortalece a resiliência.
  3. Quanto mais a pessoa precisa ser resiliente, mais terá que desenvolver a sua Mente Secundária, mais reflexiva.
  4. Quanto mais a pessoa gosta de desafios, mais ela enfrentará adversidades na vida, pois ela será uma geradora de mudanças.
  5. Quanto mais o ambiente é mutante, mais a pessoa precisará desenvolver a sua capacidade de ser resiliente.
  6. Hoje, com o aumento exponencial da Taxa de Mudanças na sociedade, o Sapiens 2.0 terá que ser muito mais resiliente do que o 1.0.
  7. Resiliência é a capacidade de se recobrar mais facilmente dos problemas da vida.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

Não é o que acontece conosco que nos perturba, mas a maneira como percebemos o que acontece.Epicteto.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

O que é resiliência, afinal?

Tio Bard:

“Eu definiria resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades. É a habilidade de se adaptar e se recuperar diante de obstáculos e crises, mantendo a produtividade e o bem-estar emocional diante de  situações desafiadoras.”

Google:

“Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”

Mais do Tio Bard, quando perguntado sobre a capacidade de pessoas resilientes:

  • Enfrentar a adversidade com calma e determinação;
  • Adaptar-se a mudanças e desafios;
  • Aprender com as experiências negativas;
  • Enfrentar o estresse e a pressão sem perder o controle;
  • Manter um senso de otimismo e esperança.

Ainda no papo com o Tio Bard “A resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida e fortalecida ao longo da vida. Existem diversas estratégias que podem ajudar a aumentar a resiliência, como:”

  • Desenvolver uma rede de apoio social;
  • Aprender a lidar com o estresse;
  • Manter uma atitude positiva;
  • Focar no que está sob seu controle;
  • Encontrar significado e propósito na vida.

Eis uma comparação de uma pessoa mais ou menos resiliente:

Característica Pessoa com alta resiliência Pessoa com baixa resiliência
Enfrentamento da adversidade Mantém a calma e a determinação, mesmo em situações difíceis. Desiste facilmente ou se sente sobrecarregado.
Adaptação a mudanças e desafios Vê as mudanças como oportunidades de crescimento. Resiste às mudanças e tem dificuldade de se adaptar.
Aprendizado com experiências negativas Tira lições das experiências negativas e usa-as para melhorar. Fica preso ao passado e não consegue aprender com os erros.
Enfrentamento do estresse e da pressão Mantém o controle e não permite que o estresse o domine. Sente-se sobrecarregado e facilmente estressado.
Otimismo e esperança Mantém uma atitude positiva e acredita que as coisas vão melhorar. É pessimista e acredita que as coisas vão piorar.

Temos ainda:

Traço de personalidade Extremo alto

diante da Resiliência

Extremo baixo

diante da Resiliência

Assertividade Mais Ativo Mais Passivo
Autoconsciência Mais Consciente de si mesmo Menos Consciente de si mesmo
Autodireção Mais Independente do ambiente e do julgamento dos outros Mais Dependente do ambiente e do julgamento dos outros
Autoestima Alta autoestima Baixa autoestima
Autocontrole Mais autocontrolado Menos Autocontrolado
Criatividade Mais Criativo Menos Criativo

Resiliência é a capacidade de se recobrar mais facilmente dos problemas da vida.

Hoje, com o aumento exponencial da Taxa de Mudanças na sociedade, o Sapiens 2.0 terá que ser muito mais resiliente do que o 1.0.

Pelas tabelas feitas pelo Tio Bard, podemos procurar algumas regras:

  • Quanto mais o ambiente é mutante, mais a pessoa precisará desenvolver a sua capacidade de ser resiliente;
  • Quanto mais a pessoa gosta de desafios, mais ela enfrentará adversidades na vida, pois ela será uma geradora de mudanças;
  • Quanto mais a pessoa precisa ser resiliente, mais terá que desenvolver a sua Mente Secundária, mais reflexiva.

Segundo o Tio Bard:

Características da educação que fortalece a resiliência

  • Promove a autonomia e a independência: Os alunos são incentivados a tomar decisões, resolver problemas e serem responsáveis por suas ações. Isso aumenta a autoconfiança e a sensação de controle sobre a vida.
  • Ensina habilidades de enfrentamento: Os alunos são ensinados a lidar com o estresse, as emoções negativas e os desafios. Isso ajuda os alunos a desenvolver estratégias para lidar com adversidades.
  • Cria um ambiente de apoio: Os alunos se sentem seguros e valorizados. Isso aumenta a sensação de segurança e a autoestima.
  • Ensina a importância da relação com os outros: Os alunos são ensinados a construir relacionamentos saudáveis e a buscar apoio social quando necessário. Isso ajuda os alunos a desenvolver suporte social e a sentir-se conectados com os outros.
  • Ensina a importância do propósito e do significado: Os alunos são ensinados a encontrar um propósito na vida e a se sentirem conectados com algo maior que si mesmos. Isso dá aos alunos uma sensação de sentido e propósito na vida.

A educação para a personalização é aquela que incentiva a diferenciação, o desenvolvimento das habilidades particulares de cada aluno. 

Essa educação reconhece que cada aluno é único e tem suas próprias necessidades e interesses. Ela oferece oportunidades para os alunos aprenderem no seu próprio ritmo e de acordo com suas próprias habilidades.

A educação para a massificação é aquela que não incentiva a diferenciação, nem o desenvolvimento das habilidades particulares de cada aluno. 

Essa educação é baseada na ideia de que todos os alunos são iguais e precisam aprender as mesmas coisas da mesma forma. Ela é centrada no conteúdo e no professor, e não no aluno.

A educação para a personalização é mais alinhada com os princípios da educação que fortalece a resiliência. 

Essa educação ajuda os alunos a desenvolverem confiança, autonomia e habilidades de enfrentamento. Ela também ajuda os alunos a se sentirem conectados com algo maior que si mesmos.

A educação para a massificação, por outro lado, pode dificultar o desenvolvimento da resiliência. Essa educação pode fazer com que os alunos se sintam perdidos, desmotivados e sem propósito. Ela também pode aumentar a pressão sobre os alunos para que sejam iguais aos outros.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat