Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O autor está desenvolvendo um livro sobre inovação, com o objetivo de ajudar o Sapiens 2.0 a viver em um mundo mais inovador e dinâmico. O texto discute o fenômeno da inovação, a partir da perspectiva da Bimodais, uma escola de pensamento renascentista digital.

De acordo com a Bimodais, a inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para a sobrevivência do Sapiens. O Sapiens é a única espécie que inova de forma reflexiva, o que nos dá uma vantagem competitiva. O autor acredita que o Sapiens 2.0 precisa se desapegar de uma série de paradigmas para enfrentar os desafios do mundo atual.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. As inovações criadas pelo Sapiens avançam, como se fosse um exército, e vão criando “Zonas de Ocupação”, que passam a atrair o interesse de cada vez mais gente.
  2. Quanto mais uma inovação nos ajuda a viver melhor, mais ela tem chance de prosperar e vice-versa.
  3. Inovar, assim, não é uma opção de nenhum ser vivo, incluindo o Sapiens, mas uma OBRIGAÇÃO!
  4. A Inovação Reflexiva Progressiva, portanto, é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
  5. O Sapiens tem um grande problema de compreensão de si mesmo, pois não tem outras Tecnoespécies iguais a nós para que possa se comparar.
  6. Sob este ponto de vista, as demais espécies praticam, ao longo da sua história, uma espécie de Inovação Instintiva e o Sapiens a Inovação Reflexiva.
  7. A solução, de forma diferenciada dos nossos problemas, precisa de um Sapiens desapegado de uma série de paradigmas que ficaram obsoletos.
  8. Um conjunto enorme de problemas que a humanidade passou a ter, principalmente criados pela nova complexidade demográfica, tem agora novas possibilidades de solução.”
  9. A Certeza Provisória Razoável se encaixa, assim, de forma bem adequada como uma Ética do Conhecimento, num mundo cada vez mais dinâmico.
  10. Assim, não podemos entrar na sugestão de Sócrates do “sei que nada sei”, pois algo eu preciso saber para decidir.
  11. Conhecer é uma demanda humana para que possa tomar decisões melhores.
  12. Todos os conceitos inventados pelo Sapiens, são tentativas de melhorar a nossa relação com os fenômenos.
  13. Quanto mais coerente, didática e baseada em padrões for a estrutura do livro, mais ele tem chance de ajudar as pessoas.
  14. O papel de um Conceituador – que pretende fazer a diferença – é o de ajudar seus clientes a entender e poder lidar melhor com fenômenos.
  15. Aprendi que quando se procura escrever um livro, na verdade, deveríamos pensar como se fosse um material didático para um curso.
  16. Todos os dias a produção do livro é tema dos áudios e textos da Bimodais, o que tornou a sua produção algo orgânico na nossa Escola de Pensamento Renascentista Digital.
  17. O Sapiens 2.0 terá uma difícil missão de ser muito mais responsável, autônomo, criativo, resiliente do que foi o Sapiens 1.0.
  18. Vivemos hoje a maior disrupção da história do Sapiens, que demanda uma mudança estrutural e profunda na forma como nos relacionamos com a sobrevivência.
  19. Se vivemos hoje uma Renascença Civilizacional, profissionais da inovação precisam ajudar as pessoas a viver em um mundo muito diferente: mais dinâmico, competitivo, inovador, global e empreendedor.
  20. Meu segundo grande desafio intelectual, que começou mais conscientemente este ano, está sendo, o de procurar ajudar o Sapiens 2.0 a viver em um mundo muito mais inovador e dinâmico.
  21. Ninguém opera sem antes ter adotado algum tipo de metodologia, que se baseou em algum padrão.
  22. Fato é que não existe atividade operacional de ninguém que não se baseie, em algum nível, na produção conceitual de outro alguém.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

A verdadeira transformação começa quando você está realmente disposto a questionar e revisar quem você pensa que é.“- Shannon Alder.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard, revisado por mim, que espelha o que está no livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais inovador?”, que está em produção aqui na escola:

O texto é um relato do autor sobre o seu segundo grande desafio intelectual, que é o de ajudar o Sapiens 2.0 a viver em um mundo muito mais inovador e dinâmico.

O autor explica que o seu primeiro grande desafio intelectual foi o de entender o Mundo Digital, o que resultou na publicação de quatro livros sobre o assunto.

O segundo desafio intelectual, que começou de forma mais consciente este ano, está sendo desenvolvido com o apoio da Escola Bimodal, uma escola de pensamento renascentista digital.

O autor explica que o novo livro, “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais inovador?”, está dividido em quatro capítulos:

  • Capítulo I: Essenciologia da Inovação
  • Capítulo II: Padrões da Inovação
  • Capítulo III: Inovação no Contexto Atual
  • Capítulo IV: Métodos para operacionalizar o Potencial Inovador

O autor também explica que a Bimodais adotou a Certeza Provisória Razoável como sua Ética do Conhecimento. Isso significa que o conhecimento é uma demanda humana para que possamos tomar decisões melhores, mas que a certeza é provisória e pode ser revista à luz de novos fatos ou argumentos.

O autor conclui o texto afirmando que o Sapiens 2.0 precisa se desapegar de uma série de paradigmas que ficaram obsoletos para que possa enfrentar os desafios do mundo atual.

O autor acredita que o Sapiens 2.0 precisa se desapegar de uma série de paradigmas para enfrentar os desafios do mundo atual. Essa é uma perspectiva interessante, que pode ajudar as pessoas a pensar de forma mais criativa e inovadora.

O texto ainda discute o fenômeno da inovação, a partir da perspectiva da Bimodais, uma escola de pensamento renascentista digital.

De acordo com a Bimodais, a inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.

O Sapiens é a única espécie que inova de forma reflexiva, isto é, através da reflexão progressiva, que é a capacidade de criar e revisar paradigmas.

A inovação reflexiva progressiva do Sapiens se manifesta em três áreas:

  • Conceitos: busca de novos conceitos para entender e lidar com o mundo;
  • Métodos: busca de novos métodos para fazer as coisas;
  • Operações e tecnologias: busca de novas operações e tecnologias para produzir produtos e serviços.

As inovações criadas pelo Sapiens avançam, como se fosse um exército, e vão criando “zonas de ocupação”, que passam a atrair o interesse de cada vez mais gente.

Para que possamos avaliar se uma inovação é aceita, é preciso dar tempo para que ela seja conhecida, testada e avaliada.

As inovações que caem no gosto das pessoas são incorporadas e se tornam invisíveis com o tempo.

No entanto, é justamente a invisibilidade das antigas inovações que gera um problema para nós.

Inovações antigas se tornam invisíveis, se armazenam na Mente Primária, de forma meio inconsciente, e temos a ilusão de que não podem mais ser modificadas como se nunca tivessem sido também questionadas e rejeitadas quando surgiram.

Destaques

  • A inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
  • O Sapiens é a única espécie que inova de forma reflexiva.
  • A inovação reflexiva progressiva do Sapiens se manifesta em três áreas: conceitos, métodos e operações e tecnologias.
  • As inovações criadas pelo Sapiens avançam, como se fosse um exército, e vão criando “zonas de ocupação”.
  • Para que possamos avaliar se uma inovação é aceita, é preciso dar tempo para que ela seja conhecida, testada e avaliada.
  • Inovações antigas se tornam invisíveis, se armazenam na Mente Primária, de forma meio inconsciente, e temos a ilusão de que não podem mais ser modificadas.

A ideia aqui é de que a inovação é uma ferramenta vital para a sobrevivência do Sapiens é importante, pois nos lembra que a inovação não é um luxo, mas uma necessidade.

A distinção entre inovação instintiva e inovação reflexiva também é importante, pois nos ajuda a compreender que o Sapiens é a única espécie que é capaz de inovar de forma reflexiva, o que nos dá uma vantagem competitiva.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat