Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O autor defende que a Ciência da Inovação deve ser considerada um campo central da Ciência Social ou mesmo substituí-la. A sociedade é um fenômeno em constante mudança, e a inovação é o motor dessa mudança. Portanto, a Ciência da Inovação é essencial para compreender a dinâmica da sociedade e promover o seu desenvolvimento.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Quando substituímos Ciência Social por Ciência da Inovação, estamos querendo refletir sobre as melhores formas do Sapiens continuar inovando para sobreviver melhor.
  2. Quando substituímos Ciência Social por Ciência da Inovação, estamos deixando o seguinte recado: precisamos estudar não a sociedade estática, mas ela no processo de movimento.
  3. Me parece, depois de muito refletir, de que nunca fez sentido denominar Ciência Social de Ciência Social.
  4. Inovação com mais ciência significa refletir o seu papel dentro da Ciência Social.
  5. Inovação com mais ciência significa criar mais sinergia entre as diferentes camadas inovadoras existentes.
  6. Inovação com mais ciência significa procurar mais padrões do que ficar apenas nas percepções.
  7. Inovação com mais ciência significa olhar mais para o longo do que para o curto prazo.
  8. Inovação com mais ciência significa uma abordagem mais conceitual para se partir para o operacional.
  9. O aumento exponencial da inovação com a chegada da Civilização 2.0 nos tem obrigado a nos dedicar cada vez mais ao tema da inovação.
  10. Sem inovação, o Sapiens continuaria dentro das cavernas passando fome.
  11. A Inovação apesar de ser um campo novo na ciência, não é um fenômeno novo.
  12. O objetivo de qualquer ciência, antes de qualquer coisa, é o de organizar um ambiente de diálogo para se chegar às melhores verdades sobre um fenômeno.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A ciência é o grande antídoto contra o veneno do entusiasmo e da superstição.”Adam Smith.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo. com minha revisão, feito pelo Tio Bard sobre o “Capítulo V: papo de Inovação para Conceituadores” do livro Bimodal em produção “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais inovador?”

Neste capítulo, o autor propõe uma reflexão sobre a ambientologia da inovação. Ambientologia é o estudo dos bastidores das ciências, quando vamos analisar o seu foco principal e como se relaciona com as outras.

O objetivo deste capítulo não é ajudar as pessoas a migrar para a nova Civilização 2.0, que é o objetivo principal do livro. O objetivo é promover diálogos com outros conceituadores que querem estudar mais a fundo o Fenômeno da Inovação.

Este capítulo é voltado para mestrandos, doutorandos, pós-graduandos e todos os “andos” de pessoas que estão querendo bases mais científicas para estudar a inovação.

O objetivo de qualquer ciência, bom que se diga, é organizar um ambiente de diálogo para se chegar às melhores verdades sobre um fenômeno. No caso da inovação, este ambiente de diálogo tem sido insuficiente, o que tem levado a uma compreensão incompleta do fenômeno.

Os principais problemas identificados são:

  • A inovação tem sido estudada de forma muito operacional e pouco conceitual, o que dificulta a compreensão de suas dimensões e implicações;
  • O foco tem sido no curto prazo, o que ignora o impacto da inovação no longo prazo;
  • A inovação tem sido baseada em percepções e não em padrões, o que limita a validade das conclusões;
  • A inovação tem sido estudada de forma isolada, o que ignora suas diferentes camadas;
  • A inovação tem sido pouco refletida dentro da Ciência Social..

Para superar esses problemas, é necessário adotar uma abordagem mais robusta e abrangente do estudo da inovação.

Isso significa:

Inovação com pouco ciência x inovação com mais ciência:

A tabela apresentada no texto do novo livro Bimodal mostra as principais diferenças entre a inovação com pouco ciência e a inovação com mais ciência. A inovação com pouco ciência é caracterizada por uma abordagem operacional, voltada para o curto prazo, baseada em percepções e pouco articulada.

A inovação com mais ciência é caracterizada por uma abordagem conceitual, voltada para o longo prazo, baseada em padrões e mais articulada.

A adoção de uma abordagem mais científica da inovação é essencial para promover o desenvolvimento econômico e social. A inovação é a chave para a criação de novos produtos, serviços e processos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O autor defende ainda que a Ciência da Inovação deve ser considerada um campo central da Ciência Social.

Ou melhor, passar a substituir a Ciência Social.

A sociedade é um fenômeno em constante mudança, e a inovação é o motor dessa mudança. Portanto, a Ciência da Inovação é essencial para compreender a dinâmica da sociedade e promover o seu desenvolvimento.

O autor critica o termo “Ciência Social”, argumentando que ele é enganoso.

A sociedade não é um fenômeno estático, mas sim um processo em constante movimento. A Ciência da Inovação, por outro lado, reconhece a natureza dinâmica da sociedade e se concentra no estudo do processo de inovação.

A inovação é a chave para a criação de novos produtos, serviços e processos que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Desta forma estamos questionando uma visão de um ciência eunuca voltada para ela mesma e apontando uma direção inovadora do estudo da sociedade.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat