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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Link encurtado: https://bit.ly/3O5FFaD

Os Mapas Mentais do Artigo:

 

Síntese do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O foco central da Ciência Social sempre deveria ter sido o aumento da Taxa de Felicidade do Sapiens.
  2. A cada Renascença Civilizacional, que tem como demanda aumentar a originalização da espécie, temos o retorno, de forma exponencial, do tema felicidade.
  3. A cada Revolução Midiática, há um estímulo para que o Sapiens se torne mais original, criando uma sociedade com mais diversidade do que a anterior.
  4. Os novos Paradigmas criados nas Renascenças Civilizacionais têm a função de permitir formas de sentir, pensar e agir mais descentralizadas.
  5. A cada nova Revolução Midiática, promovemos uma Renascença Civilizacional, quando praticamente todos os antigos Paradigmas são revisados.
  6. Gradualmente, ao longo da história, o Sapiens vai precisando pensar de forma mais objetiva para enfrentar os desafios de uma complexidade demográfica maior.
  7. A Filosofia, na nossa interpretação, vista do ponto de vista da Ciência Social 2.0, sempre foi o Amor à Reflexão mais baseada em Padrões do que em Percepções.
  8. A Internet é uma anomalia dentro da Ciência Social 1.0, pois as mídias ainda não são consideradas um “gatilho” para modificações de Eras Civilizacionais.
  9. A Internet não estava prevista nas projeções da Ciência Social 1.0. É um “boi inesperado no trilho”.
  10. A história da ciência mostra que só conseguimos projetar fenômenos se conseguimos identificar Padrões Históricos.
  11. De maneira geral, se procura entender o Digital com percepções e sensações e não com padrões mais científicos.

Vamos ao Artigo:

“As pessoas têm convicção de que só funciona aquilo que elas já conhecem.” – João Appolinário.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

De maneira geral, se procura entender o Digital com percepções e sensações e não com padrões mais científicos.

A história da ciência mostra que só conseguimos projetar fenômenos se conseguimos identificar Padrões Históricos.

Fato é que:

A Internet não estava prevista nas projeções da Ciência Social 1.0. É um “boi inesperado no trilho”.

A Internet é uma anomalia dentro da Ciência Social 1.0, pois as mídias ainda não são consideradas um “gatilho”  para modificações de Eras Civilizacionais.

A Ciência Social 1.0 que é pré-Marshall McLuhan (1911-80), não consegue compreender o atual momento e projetar o futuro adequadamente por falta de padrões adequados. 

É preciso rever as bases de como pensamos o Motor da História da sociedade para entender o digital.

Quando lemos livros sobre o Digital verificamos o uso do método indutivo, quando precisamos usar o dedutivo.

Vejamos a diferença entre os Métodos Indutivo e Dedutivo:

  • O Método Indutivo é melhor usado quando os Paradigmas são válidos e precisamos apenas coletar melhor os dados; 
  • O Método Dedutivo é melhor usado quando os Paradigmas NÃO são mais válidos e precisamos revê-los, para só então, com um novo olhar, voltar a coletar melhor os dados. 

A Ciência Social 2.0, assim, traz para a sociedade um novo Motor da História capaz de entender as atuais mudanças e projetá-las para o futuro, que se baseia no seguinte:

  • O Sapiens é uma Tecnoespécie;
  • As mídias abrem a possibilidade de criarmos novas civilizações;
  • Novas civilizações criam Modelos de Cooperação cada vez mais participativos para que possamos viver melhor;
  • A Descentralização Progressiva é a Macro-tendência geral do Sapiens ao longo da Macro História.

Mais ainda.

A Ciência Social 2.0, além de trazer um novo Motor da História, incorpora dentro do seu escopo a demanda humana por felicidade.

Até então, a questão da felicidade, do ponto de vista científico, estava sendo abordada, de forma inadequada, pela Filosofia.

A Filosofia, na nossa interpretação, vista do ponto de vista da Ciência Social 2.0, sempre foi o Amor à Reflexão mais baseada em Padrões do que em Percepções.

Gradualmente, ao longo da história, o Sapiens vai precisando pensar de forma mais objetiva para enfrentar os desafios de uma complexidade demográfica maior.

A cada nova Revolução Midiática, promovemos uma Renascença Civilizacional, quando praticamente todos os antigos Paradigmas são revisados.

Os novos Paradigmas criados nas Renascenças Civilizacionais têm a função de permitir formas de sentir, pensar e agir mais descentralizadas.

A cada Revolução Midiática, há um estímulo para que o Sapiens se torne mais original, criando uma sociedade com mais diversidade do que a anterior.

A cada Renascença Civilizacional, que tem como demanda aumentar a originalização da espécie, temos o retorno, de forma exponencial, do tema felicidade.

A felicidade é o objetivo central de todos os Sapiens e precisamos ter bases científicas que nos ajude nessa direção.

Na verdade:

O foco central da Ciência Social sempre deveria ter sido o aumento da Taxa de Felicidade do Sapiens.

Quando procuramos responder, a pergunta, raiz e inicial da Ciência Social 2.0, “Quem é o Sapiens?” temos, até o momento, algumas concepções estruturais, que apontam que o Sapiens é:

  • Ser Tecno – depende das tecnologias para resolver os seus problemas sempre de complexidade progressiva;
  • Ser Criativo –  depende da sua capacidade de criar para também resolver os seus problemas sempre de complexidade progressiva;
  • Ser Optante – que precisa sempre escolher diante de diversas alternativas, aquelas que o ajudarão a viver melhor;
  • Ser Finito – o único ser vivo do planeta que tem consciência da sua finitude;
  • Ser Aprendiz – o Sapiens precisa ser formatado para criar uma Mente Primária e se utiliza de uma Mente Secundária, ao longo da vida, para revisar a Mente Primária, num processo progressivo de aprendizado;
  • Ser Múltiplo – com diferentes “cachorrinhos internos dentro de nós”, que precisam ser conhecidos e bem atendidos para que possamos nos sentir bem;
  • Ser Original – somos a espécie mais diversificada do planeta com cada Sapiens com o potencial de ser bem diferente dos demais e isso é um processo difícil e doloroso;
  • Ser Feliz – o principal objetivo na vida de cada pessoa é viver amanhã melhor do que hoje, procurando sempre uma relação mais adequada entre motivação e tranquilidade, a partir do perfil de cada um.

Tais concepções sobre o Sapiens são pré-condição que nos levam a poder operar melhor nas nossas diferentes atividades, que são:

  1. Saúde (física e mental);
  2. Carreira;
  3. Grana;
  4. Relações de todos os tipos;
  5. Moradia (casa e ambiente em que se vive);
  6. Lazer (atividades artísticas e esportivas).

Analisemos agora os Doze Mandamentos feitos por mim no passado sob o olhar da visão da Felicidade da Ciência Social 2.0:

Ser Aprendiz:
Cuidado ao escolher onde colocar as tuas certezas!
Ser Original:
Talentos não são fixos, mas progressivos!

Tua felicidade deve vir de dentro em um processo de aprendizado progressivo!

Ser Optante:

A reação é sempre tua!

Viver é escolher!

Ser Aprendiz:

Reflita sobre seus pensamentos, emoções e ações!

Errar faz parte!

Ser Original:

Amadurecer é se responsabilizar!

Sentir dor faz parte da jornada!

Sem disciplina, não se chega a lugar algum!

Não culpe ninguém pelos seus problemas!

Ser Finito:

Faça da morte teu norte!

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

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