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O áudio do artigo

Link encurtado:  https://bit.ly/artigobimodal100323

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#Joel_Moraes – dialogando com este autor.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Nono Ciclo de Leitura Bimodal:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A visão de Sucesso Mais Originalizada procura promover a passagem do Sucesso como substantivo para um Sucesso Verbo, em processo.
  2. Uma sociedade Mais Massificada precisa OBRIGATORIAMENTE verticalizar os conceitos de sucesso e de felicidade.
  3. Quando digo “quero ter sucesso” ou “quero ser feliz” OBRIGATORIAMENTE vou ter que fazer uma escolha de que tipo de sucesso ou de felicidade estou falando.
  4. O Sucesso Mais Mainstream é aquele que passa a ser metrificado por outras pessoas e não por você.
  5. hoje um enorme esforço de originalização dos Paradigmas sobre inovação, sucesso e felicidade.
  6. Os atuais Paradigmas de inovação, sucesso e felicidade são muito massificados.
  7. Em uma Macrocrise Civilizacional há forte Massificação dos Paradigmas, reduzindo a Taxa de Originalismo da sociedade.
  8. A ideia de “quero ter fama” parte do conceito de sucesso de fora para dentro.

Vamos ao Artigo:

“Encontro tanta satisfação no processo quanto nos resultados.”Jackie Joyner-Kersee.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Começamos neste artigo o diálogo com o livro O sucesso é treinável” de Joel Moraes.

Já tínhamos dialogado com outro livro de Moraes “‘100% presente”.

Joel Moraes, ou Joel Jota, como agora ficou mais conhecido, é um dos nossos Conceituadores de Inovação Pessoal preferido.

Neste livro, ele colhe depoimento de várias pessoas que passaram pela que vou chamar de “Metodologia Joel Moraes de Inovação Pessoal”.

Comecemos o diálogo.

Chaysther Lima em um dos textos diz o seguinte:

“Desde criança, sempre sonhei em ser uma pessoa famosa e de muito sucesso.”

Antes de tudo, é preciso entender um certo contexto, quando falamos de qualquer tipo de Inovação no atual momento.

Estamos passando dentro da Macro-História – do ponto de vista Bimodal – do Macrociclo da Crise Civilizacional para o do Renascimento.

As Macro Crises Civilizacionais são provocadas pela incompatibilidade entre:

  • o Macro Modelo de Cooperação praticado na maior parte dos lugares;
  • que se torna incompatível com o novo Patamar Demográfico.

Quais são os sintomas da Macrocrise Civilizacional?

  • há uma forte Massificação dos Paradigmas (formas de sentir, pensar e agir), reduzindo a Taxa de Originalismo da sociedade;
  • há uma verticalização da maneira de pensar a Inovação, na qual se inclui a maneira de se pensar felicidade, sucesso, egoísmo, entre tantos outros conceitos;
  • há uma queda de qualidade no consumo de serviços e produtos, que passam a ser gerenciados por organizações cada vez mais verticais, mais se servindo do que servindo aos clientes.

Quando vamos ter contato com Conteúdo sobre Inovação, seja  em que Camada for, boa parte dos Conceituadores está procurando promover a redução da Taxa de Massificação para o aumento da Originalização.

Vivemos um Momento Civilizacional Renascentista em que se pode reduzir a Massificação, pois temos um novo Modelo de Cooperação que nos permite isso.

Momentos Civilizacionais Renascentistas – quando se aumenta exponencialmente a Taxa de Originalização da Sociedade. Surgem logo após um longo período de massificação, pois estamos saindo de uma Mídia Mais Completa e de um Macro Modelo de Cooperação que ficou obsoleto.

A missão dos Conceituadores Renascentistas é justamente estimular o questionamento dos Paradigmas mais massificados e introduzir os que estimulam mais a Originalização.

Porém, fato é que estamos saindo de uma Banheira de Piche Conceitual.

Banheira de Piche Conceitual – que procura expressar como determinados Paradigmas estão entranhados no nosso corpo e a dificuldade que temos de retirá-los. Usado bastante para abordar os Paradigmas Mais Verticalizados que foram introjetados, de forma mais massificada, a partir da Crise Civilizacional que estamos saindo.

Paradigmas Mais Verticalizados ou Mais Exógenos – aqueles que são criados mais de fora para dentro do que de dentro para fora.

Precisamos entender que:

Os atuais Paradigmas de inovação, sucesso e felicidade são muito massificados.

Há um enorme esforço, principalmente dos Conceituadores Renascentistas, para originalizar os Paradigmas sobre inovação, sucesso e felicidade.

A frase “sempre sonhei em ser uma pessoa famosa e de muito sucesso.” é tipicamente uma visão de Sucesso muito mais Exógena do que Endógena.

Note que:

A ideia de “quero ter fama” parte do conceito de sucesso de fora para dentro.

É o outro, que, ao bater palma para mim, que vai metrificar o meu sucesso.

Vamos chamar de Sucesso Exógeno, Massificado, Centralizado, Mainstream.

O Sucesso Mais Mainstream é aquele que passa a ser metrificado por outras pessoas e não por você.

Importante ressaltar que os conceitos de sucesso e felicidade formam a base, o epicentro, do que chamamos de Inovação Pessoal.

Quando dizemos “o que eu desejo ser”, “para onde quero ir”, eu estou de alguma maneira fazendo uma escolha de um conceito de felicidade e sucesso.

Quando os Paradigmas são mais Verticalizados, há uma tendência de todas as pessoas almejarem mais ou menos as mesmas coisas.

Temos as seguintes regras na relação de Topologia Civilizacional e os conceitos de felicidade e sucesso:

  • uma sociedade Mais Massificada precisa OBRIGATORIAMENTE verticalizar os conceitos de sucesso e de felicidade;
  • uma sociedade que está se Originalizando precisa OBRIGATORIAMENTE horizontalizar os conceitos de sucesso e de felicidade.

Quando digo “quero ter sucesso” ou “quero ser feliz” OBRIGATORIAMENTE vou ter que fazer uma escolha de que tipo de sucesso ou de felicidade estou falando.

A visão Mais Massificada de Sucesso e de Felicidade fazem crer que só há uma forma de se pensar os dois conceitos.

Por isso, se fala tanto de Sucesso sem que se procure detalhar que há uma escolha filosófica de que tipo de sucesso estamos falando.

Todos os Conceituadores Renascentistas  estão saindo da Banheira de Piche Mais Verticalizada e muitas vezes sugerem mudanças mais metodológicas e não se aprofundam nas mais filosóficas.

Claramente, eu posso afirmar que de maneira geral temos ainda hoje na sociedade uma visão de Sucesso Mais Mainstream do que Originalizado, a saber:

  • Sucesso Mais Mainstream – que se aproxima mais ao que o senso comum define como sucesso;
  • Sucesso Mais Originalizado – que se distancia mais ao que o senso comum define como sucesso.

Detalhemos mais a relação de Sucesso com as variações Civilizacionais:

  • a visão de Sucesso hoje é muito mais Mais do Mainstream, Mais Vertical, Mais Massificada, mais Exógena, que era compatível com uma Civilização Mais Verticalizada;
  • há uma forte demanda por uma visão de Sucesso muito mais Mais Diversificada, Personalizada, Mais Horizontal, Mais Endógena, que precisa ser compatível com uma Civilização Mais Horizontalizada.

De maneira geral, uma visão de Sucesso Mais Originalizada, Mais Horizontal e Mais Endógena vai quebrar a ideia de sucesso como uma estação de trem.

Eu peguei o trem e cheguei a Madureira, a São Cristóvão e também na Estação Sucesso.

A visão de Sucesso Mais Originalizada procura promover a passagem do Sucesso como substantivo para um Sucesso Verbo, em processo.

A visão de Sucesso Mais Originalizada vai questionar o sucesso como um ponto de chegada.

Vou chamar o Almir Sater para ajudar:

“Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou.”

É isso, que dizes?

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Paga R$ 100,00, se quiser ficar paga apenas mais R$ 400,00 e fica até o final de junho. Vai ter acesso ao novo livro em produção “Ciência da Inovação”. Me zapeia: 21-99608-6422

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.MENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: ITENS QUE SERÃO INCLUÍDOS NO NOVO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE É A NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL, QUE ESTÁ SENDO EDITADA NO GOOGLE DOCS.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO REGRAS DE CAUSA E EFEITO QUE VÃO SENDO DESCOBERTAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO DE TRABALHO E SÃO INCLUÍDAS NUMA ÁREA ESPECIAL DA NARRATIVA PROGRESSIVA BIMODAL.

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