Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal161122

Novas Hashtags:

#xxx – criando e/ou desenvolvendo este conceito.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O Conhecimento é uma das etapas da Sabedoria, mas que ainda não incorpora os aspectos da felicidade.
  2. A Sabedoria é um conhecimento que incorpora nas suas decisões os critérios de felicidade de cada pessoa.
  3. O equilíbrio entre a impotência e a onipotência é possível, através da potência, no desenvolvimento da sabedoria.
  4. Para termos uma vida mais saudável, é preciso aprender a lidar com três fatores: a impotência, a onipotência e a potência.
  5. Se analisarmos mais a fundo as franquias na Inovação Organizacional encontraremos também a Metodologia da Organização das Atividades e a Metodologia da Organização do Tratamento do Problema.
  6. O AA é um bom exemplo de uma Curadoria Sonora, um modelo mais descentralizado de organização grupal, mas ainda com os limites pré-digitais.
  7. Logo se viu que eram os próprios alcoólicos, que deveriam gerenciar as atividades para que se pudesse ter um aumento exponencial dos grupos.
  8. O AA começou de forma mais centralizada com coordenadores de grupos não alcoólicos, mas isso gerava um problema do crescimento dos grupos.

Vamos ao Artigo:

“A dor é a pedra de toque de todo o crescimento.”Bill Wilson.

Dividimos a Inovação Grupal em quatro camadas: Civilizacional, Organizacional, Grupal e Pessoal.

A experiência dos grupos de mútuo ajuda, como é o caso do AA (Alcóolicos Anônimos) se encaixam na Inovação Grupal.

A Inovação Grupal é aquela que envolve mais pessoas do que a Pessoal, mas é mais informal do que a Organizacional.

O AA é um exemplo de Curadoria Sonora.

Curadoria Sonoramodelo mais descentralizado de organização dentro do que era possível antes da chegada do Digital.

O AA começou de forma mais centralizada com coordenadores de grupos não alcóolicos, mas isso gerava um problema do crescimento dos grupos.

Logo se viu que eram os próprios alcóolicos, que deveriam gerenciar as atividades para que se pudesse ter um aumento exponencial dos grupos.

No decorrer do processo do AA, se viu a necessidade de dividir dois tipos de Metodologias:

  • A Metodologia da Organização das Atividades aquela que define como os grupos ou organizações devem ser gerenciadas;
  • A Metodologia do Tratamento do Problemaaquela que define a melhor forma de lidar com determinado problema, que vale não só para as pessoas, mas para grupos ou organizações.

No caso do AA temos o seguinte uso das Metodologias Inovadoras:

  • As Doze Tradições – Metodologia da Organização das Atividades;
  • Os Doze Passos – Metodologia do Tratamento do Problema.

As Doze Tradições definem como os grupos devem se organizar. Sugerem o que se deve ou não se deve fazer na parte organizativa, o que permite que se crie grupos de forma independente, sem pedir autorização para um determinado centro.

Basta seguir as sugestões organizativas.

Os Doze Passos definem como as pessoas podem ter mais sucesso na batalha contra a bebida. Sugerem o que se deve ou não se deve fazer, o que permite que o tratamento se espalhe por cada vez mais pessoas. Basta seguir as sugestões do tratamento.

O AA é um bom exemplo de uma Curadoria Sonora, um modelo mais descentralizado de organização grupal, mas ainda com os limites pré-digitais.

Outro exemplo de Curadoria Sonora, já na Inovação Organizacional são as franquias, que permitem um aumento exponencial de determinado atendimento.

De alguma forma, veremos que:

Se analisarmos mais a fundo as franquias na Inovação Organizacional encontraremos também a Metodologia da Organização das Atividades e a Metodologia do Tratamento do Problema.

Na Metodologia do Tratamento do Problema do AA, há o que podemos chamar de Filosofia Estrutural do Tratamento do Problema, que é a Oração da Serenidade.

A Filosofia Estrutural do Tratamento do Problemaé a abordagem diferenciada que determinado grupo ou pessoa sugere para lidar com um problema específico.

Na Oração da Serenidade do AA se sugere serenidade para o que não se pode modificar, coragem para o que se pode e sabedoria para perceber a diferença.

Note que a Oração da Serenidade, uma sugestão que se inicia com Francisco de Assis (1182-1226) e aperfeiçoada pelo teólogo protestante Reinhold Niebuhr (1892–1971) é uma sugestão de se lidar com a vida e com a própria inovação.

Por isso, adaptamos a mesma e passamos a denominá-la na Ciência da Inovação Bimodal de o Mantra da Potência.

O que se sugere no Mantra da Potência é o seguinte:

Para termos uma vida mais saudável, é preciso aprender a lidar com três fatores: a impotência, a onipotência e a potência.

E para que:

O equilíbrio entre a impotência e a onipotência é possível, através da potência, no desenvolvimento da sabedoria.

Note que temos na escalada de uma vida mais saudável alguns elementos: dados, informação, conhecimento e sabedoria.

  • Dado – aquilo que percebemos sem grandes reflexões;
  • Informação – dados mais articulados e organizados;
  • Conhecimento – articulação entre diversas informações, que nos levam a decidir;
  • Sabedoria – agregar as nossas decisões, a partir dos dados, informações e conhecimentos disponíveis, o que atende melhor a nossa felicidade.

A Sabedoria é um conhecimento que incorpora nas suas decisões os critérios de felicidade de cada pessoa.

O Conhecimento é uma das etapas da Sabedoria, mas que ainda não incorpora os aspectos da felicidade.

Reflexões para os Bimodais:

Temos como novidade a ideia da Curadoria Sonora e a Digital.

Não podemos dizer que a Curadoria começou com o Digital.

Curadoria é um tipo de proposta de Comando e Controle mais descentralizada, que tivemos no passado, mas que sofria os limites das mídias sonoras.

A Curadoria Digital tem uma capacidade enorme de escalar a sua proposta de solução dos problemas.

Propostas de Comando e Controle mais abertas e descentralizadas com menor ingerência do centro são utilizadas para romper a barreira da quantidade de pessoas atendidas.

Quanto mais se procura o aumento de escala, via  descentralização, mais e mais as Metodologias de Organização e de Tratamento do Problema precisam ser explicitadas.

O exemplo do AA é bem emblemático dessa descentralização, pois os grupos sabem como se organizar e ajudar as pessoas e por causa disso são tão escaláveis.

No fundo, podemos dizer que a Gestão é uma espécie de Curadoria mais Centralizada, na qual as formas de organização e de tratamento ficam mais dependentes de um centro.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS, QUE JÁ CONSTAM NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTEÉM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÉM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA, QUE VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS..

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO PARÁGRAFOS, QUE VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM CAPÍTULO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS E VÃO SER INCORPORADOS EM ALGUM TÓPICO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS. 

Leave a Reply

WhatsApp chat