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#Essencialismo detalhando este conceito na BIMODAIS.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. No Essencialismo, você abre mão de ter determinadas coisas que não vão agregar no seu Projeto de Originalização.
  2. Nestes momentos de Renascença Civilizacional, como o atual, o Ter (Exógeno) vai dando lugar ao Ser (Endógeno).
  3. Na Civilização 2.0, mais e mais, estamos saindo do mercado de massa para o de nicho.
  4. A Jornada de Originalização é, basicamente, o processo continuado, de longo prazo, no qual cada pessoa passa a apostar no seu diferencial, a partir dos seus talentos inatos.
  5. Muita gente – e eu concordo com elas – sugere uma mudança do termo Minimalismo para Essencialismo ou, podemos criar Suficientismo.
  6. Consumismo – é um consumo mal administrado feito, na maior parte das vezes, a partir de Demandas Exógenas (de fora para dentro).
  7. Consumo – é algo inerente e obrigatório para viver, feito a partir, na maior parte das vezes, de Demandas Endógenas (de dentro para fora).
  8. A Ética do Consumo é uma escolha de como vamos consumir para viver.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

“A realidade é que você realmente precisa de menos para ser mais feliz.” –  Jones Ryan.

Minimalismo é uma proposta de Ética do Consumo.

A Ética do Consumo é uma escolha de como vamos consumir para viver.

Antes de tudo, é preciso separar dois aspectos do consumo:

  • Consumo – é algo inerente e obrigatório para viver, feito a partir, na maior parte das vezes, de Demandas Endógenas (de dentro para fora);
  • Consumismo – é um consumo mal administrado feito, na maior parte da vezes, a partir de Demandas Exógenas (de fora para dentro).

Há um Ambiente de Reflexão e Diálogo sobre o ato de consumir, que podemos denominar de Filosofia do Consumo.

Que é diferente do que já definimos aqui na BIMODAIS de Filosofia do Trabalho:

  • Nas reflexões da Filosofia do Consumo – eu defino como vou gastar o dinheiro que recebo com o meu trabalho, escolhendo a minha Ética do Consumo;
  • Nas reflexões da Filosofia do Trabalho – eu defino como vou ganhar dinheiro, escolhendo a minha Ética do Trabalho.

As duas vertentes formam uma reflexão maior que podemos definir como Filosofia da Sobrevivência, formada pela Filosofia do Trabalho e do Consumo.

Mais ainda.

Campos Filosóficos definem os problemas a serem enfrentados e propõem Éticas, formas de pensar e agir, para que possamos viver melhor.

Quando vamos ler sobre Minimalismo e Essencialismo estamos dentro da Filosofia da Sobrevivência, parcialmente discutindo sobre a Ética de Consumo, que acaba por definir a Ética do Trabalho.

Na Ética da Sobrevivência, que podemos ver na Filosofia como Metafísica, se reflete sobre a primeira questão básica do Sapiens: o que vou fazer da minha vida?

O termo Minimalismo é definido assim pelo Tio Google:

O estilo de vida minimalista baseia-se em diminuir drasticamente os níveis de consumo, adquirindo apenas os objetos necessários para uma vida plena. Mas, além disso, essa forma de viver busca olhar para os prazeres que o consumo desenfreado não compra.

Muita gente – e eu concordo com elas – sugere uma mudança do termo Minimalismo para Essencialismo ou, podemos criar Suficientismo.

Essencializar é pensar no consumo, a partir de critérios de dentro para fora e não de fora para dentro.

Você passa a consumir, a partir de determinados critérios personalizados, dentro da sua Jornada de Originalização.

A Jornada de Originalização é, basicamente, o processo continuado, de longo prazo, no qual cada pessoa passa a apostar no seu diferencial, a partir dos seus talentos inatos. 

Note que quanto mais fundo for o seu Projeto de Originalização, mais e mais você vai se afastar do Senso Comum.

Assim, haverá uma demanda para que haja um equilíbrio entre uma vida mais Originalizada, seus hábitos de consumo e sua forma de se viabilizar financeiramente.

A Jornada de Originalização implica, necessariamente, que você passe a vender seus produtos e serviços para um determinado nicho, mais Originalizado.

E isso implica uma redução de expectativa de receitas.

E isso acaba sendo uma tendência destes novos tempos.

Na Civilização 2.0, mais e mais, estamos saindo do mercado de massa para o de nicho.

Há naturalmente um movimento, típico de Renascenças Civilizacionais, de Originalização, com o aumento gradual da Taxa de Endogenia.

Nestes momentos de Renascença Civilizacional, como o atual, o Ter (Exógeno) vai dando lugar ao Ser (Endógeno). 

Quanto mais você amplia o seu leque e atende a um público mais geral, menos Originalização você terá que praticar e vice-versa.

De maneira geral, se analisarmos pessoas que se Originalizaram, no passado, de alguma forma eles optaram por um processo de Essencialismo.

No Essencialismo, você abre mão de ter determinadas coisas que não vão agregar no seu Projeto de Originalização.

Você passa a consumir para reforçar o seu projeto de Originalização e não para mostrar algo para os outros.

No Essencialismo, a Ética do Consumo é ditada de dentro para fora, a partir da sua Jornada de Originalização.

Quando você reduz a sua demanda de consumo, tem um padrão de vida ajustado para o seu propósito, você se vê mais livre para se Originalizar com mais liberdade.

Você não se preocupa tanto em ter, mas em ser, reduzindo a sua expectativa de renda e permitindo mais e mais liberdade para a Originalização.

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

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