Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal170821

Introdução

O presente artigo procura questionar algumas percepções, que circulam no senso comum:

  • #futurismo  – mais um aspecto do futurismo: como podemos classificar os Futuristas Otimistas e Pessimistas diante do atual futuro?
  • #pessimistas_e_otimistas – o que define uma visão pessimista diante do digital?

É preciso dizer que o presente texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

Vamos ao Artigo.

“Quando vivemos uma crise é preciso revisar premissas, descobrir os ativos ocultos e começar a reedificar.” – Ayn Rand.

Vivemos hoje a passagem de um Ambiente Tecnocultural mais controlado para um mais descontrolado.

Aumentos populacionais geram a urgente demanda de maior participação das pessoas para ajudar a lidar, de forma mais adequada, com mais complexidade.

Hoje, o cidadão comum tem muito mais alternativas para se informar, interagir e trocar do que antes.

O aumento exponencial da Autonomia Individual é uma das características de uma Revolução Midiática.

A regra é a seguinte: mais gente, novas mídias, mais participação.

A BIMODAIS, a partir dos estudos das Revoluções Midiáticas no passado, concluiu que:

  • quanto mais gente houver no planeta;
  • mais haverá necessidade de aumentar a participação das pessoas na vida da sociedade, seja decidindo, seja operando.

A Participação Progressiva é um movimento natural e sustentável, que acaba ocorrendo no longo prazo.

Porém, a ideia de que o Sapiens caminha sempre do maior controle para um menor controle não é algo aceito por muita gente.

É uma conclusão que se baseia no estudo comparativo das Revoluções de Mídia e introduz uma disrupção na visão convencional sobre o Motor da História – o DNA das Ciências Sociais.

Assim, quando passamos a consumir a produção intelectual dos Futuristas, observamos que temos dois tipos de visões distintas em relação ao aumento da Autonomia Individual Progressiva:

  • os Futuristas Pessimistas – que defendem um controle maior dos indivíduos de cima para baixo e do centro para as pontas acabam por considerar que o futuro será pior, pois há um processo de descontrole;
  • os Futuristas Otimistas – que defendem maior autonomia dos indivíduos com o aumento de decisão de baixo para cima e das pontas para o centro acabam por considerar que o futuro será melhor.

Note que, do ponto no Diálogo Filosófico Metafísico (onde se discute quem somos e para onde vamos?), temos uma bifurcação, a partir da seguinte pergunta pergunta:

A espécie humana tem um destino único, uma missão, um objetivo, ou não?

  • Futuristas Pessimistas, em geral, acreditam que há, de alguma forma, um caminho mais coletivo e isso faz com que o aumento natural e sustentável da Taxa de Autonomia dos Indivíduos os leve a acreditar que estamos nos perdendo. Eles têm uma preocupação de preservar aquilo que acham bom para todos, o que acaba inibindo a criatividade;
  • Futuristas Otimistas, em geral, acreditam que NÃO há um caminho mais coletivo e isso faz com que o aumento da Taxa de Autonomia dos Indivíduos os leve a acreditar que estamos nos adaptando melhor. Eles NÃO têm uma preocupação de preservar aquilo que acham bom para todos, o que acaba incentivando a criatividade.

Podemos dizer que há uma visão sobre a espécie MAIS centralizadora e outra MAIS descentralizadora.

  • A mais descentralizadora não se importa muito com o que faremos para sobreviver, desde que seja respeitada alguns valores mais gerais, ligados à forma, por exemplo, respeitar o direito do próximo;
  • A mais centralizadora se importa muito com o que faremos para sobreviver, com questões ligadas ao conteúdo, que varia, conforme a cosmovisão e ideologia escolhida.

No Diálogo Filosófico Metafísico esta bifurcação se dá na visão do ser humano individualista (não temos um rumo definido e vamos construindo nosso caminho, com limitações do que NÃO podemos fazer em relação ao outro) e o coletivismo (temos um caminho pré-definido com limitações do que NÃO podemos fazer em relação a nós mesmos).

Quando analisamos o passado, percebemos que a espécie precisa ser criativa para sobreviver.

O Sapiens inventa seus caminhos e precisa de limites para não ultrapassar o direito do outro, mas não regras para ele mesmo.

A Sobrevivência Criativa precisa de liberdade para nos reinventar o tempo todo, resgatando o que funcionou e descartando o que não.

Como diz Matt Ridley, tudo melhora quando se aumenta as trocas entre as pessoas e “as ideias passam a fazer cada vez mais sexo”.

Vejamos exemplos:

Yuval Harari, por exemplo, tem uma visão mais pessimista do futuro. Acredita que há necessidade de poderes centrais e globais intervirem para que possamos caminhar em determinados parâmetros.

No livro Sapiens, em dado momento, ele afirma que a espécie ainda não achou o seu caminho, seu objetivo, o que o caracteriza como um centralizador.

Pierre Lévy, por exemplo, tem uma visão mais otimista, Acredita que há, com a Internet, o aumento da Inteligência Coletiva e isso é positivo para a espécie. Ele defende que essa criatividade é sadia para nós.

É isso, que dizes?

Colaborou com o artigo o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Colaboraram com o artigo os seguintes Bimodais: 

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat