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O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal200821

Introdução

O presente artigo tem a seguinte hashtag:

  • #fundamentos_bimodais – aqui vamos apresentar as escolha que a BIMODAIS fez ao longo da sua jornada.

O texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

Vamos ao Artigo.

Ser livre é poder escolher ao que se prender.” – Marcelo Gleiser.

Uma Escola de Pensamento é um ambiente de diálogo, no qual vários Conceituadores resolvem seguir determinadas Narrativas propostas por Conceituadores Fundantes.

Uma Escola de Pensamento não é um Ambiente Educacional físico como o nome sugere, mas um Ambiente Conceitual.

Existem variações, a partir de uma Escola de Pensamento Fundante, que são Escolas de Pensamento Derivadas, que optam por difundir, aprimorar conceitos, formar pessoas, a partir das Narrativas dos Conceituadores Fundantes.

A BIMODAIS é uma Escola de Pensamento Derivada, Propositiva e Formativa da Escola de Mídia de Toronto.

  • Propositiva, pois aperfeiçoa os Conceitos Fundantes de Toronto;
  • Derivada, pois se baseia nos Pilares da Escola Fundante;
  • E Formativa, pois reúne Bimodais, através de imersões, que estão o tempo todo aprimorando, aperfeiçoando e incorporando a Narrativa da Escola.

A BIMODAIS se utiliza daqueles Conceitos Disruptivos – por considerá-los mais adequados para que possa ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o Mundo Digital.

Toda a Escola de Pensamento seja ela Fundante ou Derivada precisa fazer escolhas.

Das escolhas, conscientes ou inconscientes, temos a produção das Narrativas da Escola de Pensamento com mais ou menos qualidade.

A qualidade de uma Escola de Pensamento Fundante ou Derivada pode ser medida pelas:

  • decisões tomadas;
  • capacidade de explicitar, cada vez mais, estas decisões para que possam ser refletidas.

Não basta que um Curador de uma Escola de Pensamento reflita apenas sobre o fenômeno, é preciso que reflita também sobre o Aparato Conceitual que usa para pensar no fenômeno.

Em uma Escola de Pensamento de Excelência, é preciso que haja um equilíbrio sobre as reflexões Fenomenológicas e as Epistemológicas!

Assim, é fundamental que seja feito um Mapa Filosófico, que é o registro das escolhas filosóficas da Escola de Pensamento.

O Mapa Filosófico de uma Escola de Pensamento serve para que se possa, permanentemente, reavaliar as escolhas, bem como, servir de guia para todos que resolvam ter contato com ela.

Fato.

Quanto mais conscientes são as escolhas conceituais que fazemos, maior será a chance de poder revê-las e vice-versa.

O Mapa Filosófico de qualquer Escola de Pensamento tem, pelo menos, os seguintes itens:

A BIMODAIS optou pelas seguintes respostas:

Vejamos cada um deles.

Ética Científica

A Ética Científica procura responder para que serve qualquer estudo feito por qualquer Conceituador.

Hoje, na atual Crise Civilizacional Pré-Digital, a Ciência – como outras organizações de vários setores – se afastou dos seus valores de origem, que é o de servir aos seus clientes e a sociedade para minimizar desconfortos.

Vemos hoje a disseminação de uma Ética Científica, que nos aponta para o aumento do que podemos chamar de Ciência Umbiguista.

A Ciência Umbiguista é voltada muito mais para matar a curiosidade e interesse dos próprios pesquisadores e não para reduzir desconfortos da sociedade.

A BIMODAIS fez a escolha ética da Ciência Servidora, voltada para minimizar os desconfortos de clientes e, por sua vez, indiretamente para a sociedade.

Por isso, nossa missão é de:

“Ajudar profissionais e organizações a lidar e competir melhor com o Mundo Digital”.

A BIMODAIS já opera num modelo de Ciência Crowdfunding, tendo assim as pesquisas são apoiadas pelos próprios participantes do projeto.

Na Ciência Crowdfunding o risco dos Conceituadores se afastarem dos desconfortos de seus clientes é bem menor.

Estrada Fenomenológica

Todo Conceituador, estando ou não dentro de uma Escola de Pensamento, precisa definir a respectiva Estrada Fenomenológica.

É preciso definir quem são os Conceituadores Fundantes mais eficazes para que se possa partir de bases conceituais mais consistentes.

Optamos pela Escola de Mídia de Toronto, pois são os principais especialistas do mundo em Revoluções de Mídia.

Toronto nos apresenta uma consistente Revisão Filosófica das Ciências Sociais, partindo das seguintes Premissas Disruptivas:

  • somos uma Tecnoespécie;
  • mudaram as tecnologias, mudou o Sapiens;
  • mudou a Mídia, mudou a civilização.

Inovação Epistemológica

É preciso também definir qual o método para proceder a Inovação Epistemológica.

Muitos Conceituadores procuram as teorias finais e não teorias melhores.

O Sapiens, por mais que se esforce, NUNCA chega na realidade, o máximo que consegue, é se aproximar mais ou menos dela.

É preciso, assim, evitar uma alta Taxa de Dogmatismo, comum entre muitos Conceituadores Tradicionais.

Mais ainda:

É preciso evitar a ideia das teorias como substantivos e encará-las sempre como verbos.

Conceituar significa entrar numa “espiral” de mudança e nunca num “carrossel”, que gira e gira sempre no mesmo lugar.

É preciso, portanto, estar aberto para um Ambiente de Diálogo permanente, através de métodos cada vez mais sofisticados, para que se possa rever o que é mais ou menos eficaz.

Assim, optamos pela Certeza Provisória Razoável, pois partimos da ideia que Narrativas Conceituais são criadas para ajudar na tomada de decisão e devem estar o tempo todo abertas ao aprimoramento.

Quem não revisa seus próprios conceitos já está meio perdido. Porém, agora, num mundo com uma acelerada Taxa de Mutação, estará, cada vez mais, TOTALMENTE perdido.

Conceitos não são um fim em si mesmo, mas ferramentas para que possamos tomar decisões melhores!

Se um martelo não é o mais adequado para determinados pregos, por que vamos insistir com ele?

O ego de um Conceituador de Excelência não pode estar em simbiose com seus conceitos.

A vaidade de um Conceituador de Excelência só será saudável, quando, a partir de seus conceitos, seus clientes tomarem decisões mais adequadas.

Dentro da atividade da Certeza Provisória Razoável, podemos apontar:

  • analisar o que funcionou e não funcionou;
  • procurar os ajustes Conceituais e Operacionais;
  • e, assim, superar a antiga Certeza, através de uma nova Provisoriedade, que será analisada à luz do que é Razoável, através da reflexão e do diálogo.

Organização Epistemológica

É preciso definir também qual a melhor Organização Epistemológica.

É característica da atual Crise Civilizacional Pré-Digital duas falsas dicotomias:

  • entre teoria e prática;
  • e entre ciência “aplicada” e ciência “pura”.

Assim, optamos pela Organização Epistemológica do Edifício do Pensamento, no qual conceitos formam uma cadeia lógica entre o problema até os pensamentos filosóficos mais abstratos.

Não há uma separação entre teoria e prática, mas uma relação de idas e vindas entre as duas.

Tudo está encadeado.

Filosofias guiam teorias, que guiam metodologias, que guiam operações, que ajudam a minimizar, ou não, determinados desconfortos e problemas.

O Edifício do Pensamento procura superar as falsas dicotomias teoria versus prática e a da ciência pura versus a aplicada.

Tudo está conectado e se reavalia, em cada situação, determinado conceito em um dos “andares” do edifício.

Tudo é prático (eficaz) quando se consegue mudar a forma de agir e pensar, seja mudando conceitos mais abstratos ou um detalhe no operacional.

Quem pensa melhor, age melhor e vice-versa.

Método Organizativo

É preciso, por fim, que uma Escola de Pensamento tenha um Método Organizativo tão disruptivo quanto o mundo que estamos entrando.

Não adianta sair para uma chuva torrencial sem o guarda-chuva adequado.

A BIMODAIS resolveu adotar as Tecnopossibilidades Digitais para que possamos ter uma produção de conteúdo e formação dos membros de forma mais dinâmica e flexível.

Não é admissível que pessoas queiram falar sobre o Digital e na hora de organizar os Ambientes de Conceituação com metodologias analógicas.

Não é coerente que uma Escola de Pensamento Propositiva, Derivada e Formativa, voltada a analisar o novo Mundo Digital, não se utilize ao máximo das Tecnopossibilidades que o Digital nos oferece.

Assim, eliminamos:

  • artigos com normas técnicas;
  • aprovação por pares;
  • submissão a órgãos estatais de controle;
  • turmas de alunos;
  • e separação entre alunos novos e antigos.

Assim, adotamos:

  • produção constante (diária) de conteúdo;
  • interação online permanente;
  • modelo de imersão semestral;
  • atualizações do Método Organizativo e de sua Narrativa Conceitual ao estilo software com versões diárias, semanais, mensais e semestrais;
  • criação e atualização do Mapa Mental como um Roteiro Conceitual para explicitar as múltiplas escolhas nos mais diferentes aspectos.

A BIMODAIS, assim, não é apenas uma Escola de Pensamento Propositiva, Derivada e Formativa, que procura entender o Digital.

A BIMODAIS é também uma desenvolvedora de métodos para Escolas de Pensamentos em qualquer área.

Quando refletimos mais e mais sobre tudo que fazemos e escolhemos, estamos cada vez mais prontos para entender nossas escolhas.

Assim, temos mais capacidade, ao encontrar problemas, de poder superá-los.

É isso, que dizes?

Colaboraram os seguintes Bimodais: Rodrigo Marquezepe, Fernanda Pompeu e Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

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