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O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal180821

Introdução

O presente artigo procura questionar algumas percepções, que circulam no senso comum:

  • #participação_progressiva  – a regra que criamos na BIMODAIS para a espécie humana é a seguinte: quando se aumenta a população, acabamos, gradualmente, por aumentar a participação das pessoas sobre as suas vidas. Simples assim.

É preciso dizer que o presente texto é um Artigo Bimodal Rompedor, pois é a primeira vez que abordamos tais questões dessa maneira.

Vamos ao Artigo.

“De um lado as coisas, do outro, como elas são vistas.” – Brabandere.

O ser humano é uma Tecnoespécie.

Isso significa que não somos tecnológicos agora, SEMPRE fomos tecnológicos!

O Sapiens é a única Tecnoespécie que habita o planeta e, por causa disso, precisa ser compreendida de forma bem distinta das outras.

O Sapiens cria a sua sobrevivência e os demais animais seguem seus instintos genéticos.

O ser humano, portanto, não sobrevive por instinto, aprende o que funciona mais e o que funciona menos.

A sobrevivência do Sapiens é, assim, NATURALMENTE artificial.

É a Sobrevivência Criativa, que nos permite crescer demograficamente e conseguir melhorar nossa qualidade de vida.

O Crescimento Demográfico Progressivo, assim, determina que a espécie tenha, permanentemente,  que aumentar a Taxa de Criatividade sobre a sobrevivência.

Quanto mais gente houver no planeta, mais criativo o ser humano terá que ser!

Mais gente significa a produção cada vez maior de produtos e serviços e isso é MATEMATICAMENTE incontestável.

Por mais que tenhamos fantasias sobre nossa espécie, o fato concreto de termos 8 bilhões de sapiens nos impõe algo em torno de 24 bilhões de refeições diárias.

O problema do Sapiens, entretanto, além da Complexidade Demográfica Progressiva tem também o aspecto da Taxa de Diversidade.

Nossa Taxa de Diversidade é muito maior do que outras espécies.

Um lobo, por exemplo, não usa roupa e nem sapatos, portanto, não tem problema de encontrar uma calça ou um tênis num shopping mais compatível.

Se aumenta o tamanho de membros de uma alcateia de lobos, por exemplo, haverá a elevação da Demanda por Quantidade, mas NÃO da Demanda por Diversidade.

Todos os lobos consomem as mesmas coisas.

O Sapiens, não.

Quanto aumentamos a população temos:

  • o aumento da taxa de quantidade de produtos e serviços;
  • e, ao mesmo tempo, o aumento da Taxa de Diversidade de produtos e serviços, pois cada um tem um pé de sapato distinto e prefere um tipo de cor de roupa.

Mais gente significa, além do problema da quantidade, cada vez mais, demandas pela produção personalizada de produtos e serviços.

E aí temos dois tipos de Personalização Produtiva:

  • a Personalização Produtiva Objetiva, tal como um sapato maior ou menor;
    a Personalização Produtiva Subjetiva, tal como um tipo de comida especial por paladar ou o prazer de assistir uma série no Netflix específica.

Aumentos populacionais, assim, aumentam a demanda pela Personalização Produtiva tanto Objetiva quanto Subjetiva.

Isso nos leva a uma Crise Produtiva

Temos, assim, diante da Complexidade Demográfica Progressiva, uma Crise Civilizacional Produtiva.

A Crise Civilizacional Produtiva, entretanto, diferente do que Thomas Malthus (1766 – 1834) previu, necessita de Ambientes Midiáticos e de Produtivos mais sofisticados.

Ambientes Midiáticos definem os Ambientes Produtivos e não o contrário.

Organizações Produtivas, portanto, operam dentro das Tecnopossibilidades das Mídias de Plantão.

As Mídias, isso é uma das descobertas dos estudos dos BIMODAIS, definem o tipo de Macro Modelo de Sobrevivência que praticamos.

Hoje, o Sapiens opera, de forma hegemônica, com a Gestão, que é um Macro Modelo de Sobrevivência relacionado ao Mundo Pré-Digital.

Gestão para os BIMODAIS NÃO é sinônimo de administração. Gestão é um Macro Modelo de Sobrevivência que opera dentro das Tecnopossibilidades do Ambiente Midiático Oral e Escrito.

Todas as atuais Organizações Tradicionais operam nos LIMITES do Ambiente Midiático Oral e Escrito.

Podemos dizer que as Organização Produtivas Tradicionais vivem dentro de um “muro” limitado pelas Tecnopossibilidades Midiáticas.

Na Gestão, os Gestores (gerentes, chefes, supervisores) se utilizam do aparato oral e escrito (reunião, e-mail, memorando) para decidir.

Por mais que uma Organização Produtiva, que opera  dentro dos limites da Gestão, seja inovadora, sempre vai conseguir criar produtos e serviços DENTRO DOS LIMITES do Ambiente Midiático disponível.

Repito.

Revoluções Midiáticas abrem novas Tecnopossibilidades, que permitem que se possa praticar um novo e mais sofisticado Macro Modelo de Sobrevivência.

Novos Ambientes Midiáticos geram novos Ambientes de Sobrevivência.

Os novos Ambientes de Sobrevivência, que surgem depois de novas mídias, permitem que se possa produzir mais quantidade com mais personalização, o que era inviável antes.

No longo prazo, o que vamos assistir (e já estamos), como a grande Macrotendência pós Revolução Digital é a experimentação cada vez maior da Curadoria – um novo Macro Modelo de Sobrevivência, muito mais sofisticado do que o atual.

A Curadoria é a disseminação e a melhoria constante da Uberização e da Blockchenização.

A Uberização permite que se possa resolver os problemas produtivos de grande quantidade com mais personalização – o que era impossível antes.

Boa parte da Inovação Produtiva, que vai gerar mais valor e atração no médio e longo prazo, será na direção da Curadoria e vice-versa.

A tendência da espécie é ir, gradualmente, experimentando a Curadoria, pois consegue resolver o problema de quantidade com mais personalização.

A Curadoria (Uberização e Blockchenização) será o Ambiente de Sobrevivência preferido das atuais e futuras Zonas de Atração.

Zonas de Atração são aquelas que as pessoas querem estar ou imitar, diferentes das Neutras ou de Abandono, das quais todos querem sair ou mudar.

A Curadoria, assim, permite a ampliação da Participação, o que significa mais conforto para as pessoas diante de uma maior Complexidade Demográfica.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

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O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

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