Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal290721

“O compromisso cego com uma teoria não é uma virtude, mas um crime intelectual.”Imre Lakatos.

Uma Escola de Pensamento Primária é um Ambiente Conceitual para lidar melhor com determinado fenômeno da realidade. Reúne pessoas que se identificam com alguns Conceitos Estruturantes.

Os Conceitos Estruturantes de uma Escola de Pensamento Primária foram criados por um ou mais Conceituadores Disruptivos, que questionam antigos paradigmas sobre determinado fenômeno.

Novos paradigmas iniciam uma nova etapa de análise de determinado fenômeno, através de novos ciclos de pesquisa feitos por novas gerações de Conceituadores.

Podemos dizer que, no universo das Escolas de Pensamento, temos a Primária, com seus Conceitos Estruturantes, que se desdobra em Escolas de Pensamento Derivadas.

A Escola de Pensamento Primária é uma espécie de “Sistema Operacional”, que define as bases conceituais e as Escolas de Pensamento Derivadas são os “Aplicativos“.

As Escolas de Pensamentos Derivadas são criadas pela nova Geração de Conceituadores, que vão aprimorando os Conceitos Estruturantes.

Escolas de Pensamento Primárias e Derivadas em diversas áreas, tais como na Economia (Keynesiana e Austríaca) ou na Psicologia (Freudiana, Junguiana, Lacaniana).

Escolas de Pensamento NUNCA são de “tijolos“, mas Ambientes Conceituais, que podem até ter tido um início concreto, mas depois se perpetuam pela qualidade de seus conceitos, a partir dos critérios de seus seguidores.

Escolas de Pensamento Derivadas podem ter espaços físicos, ou não, e se distinguem da seguinte maneira da Primária:

  • Organizativas – apenas organizam os Conceitos Estruturantes da Escola de Pensamento Primária;
  • Propositivas – sugerem melhorias nos Conceitos Estruturantes da
  • Escola de Pensamento Primária;
  • E/ou Formativas – que também (além de uma das duas acima) preparam pessoas para conhecer, melhorar e operar com os Conceitos Estruturantes da Escola de Pensamento Primária.

A Bimodais é uma Escola de Pensamento Derivada, Propositiva e Formativa, que aborda o tema do Digital, a partir da Escola sobre Mídias de Toronto (Primária).

A Bimodais tem como missão ajudar profissionais e organizações a serem mais competitivas no Mundo Digital.

É a única, até o momento, Escola de Pensamento Secundária Digital Brasileira com esse tipo de método epistemológico, através do aperfeiçoamento dos Conceitos Estruturante de um determinado grupo de Conceituadores.

(O epistemólogo que mais refletiu de forma positiva sobre Escolas de Pensamento foi Imre Lakatos (1922 – 1974).) 

A Bimodais é, conscientemente e assumidamente, seguidora dos Conceitos Estruturantes da Escola sobre Mídias de Toronto.

Somos, assim, uma Escola de Pensamento Derivada da Escola Primária sobre Mídias de Toronto.

A Escola sobre Mídias de Toronto teve um início físico, mas agora se tornou mais do que tudo um Ambiente Conceitual, que nos ajuda com seus Conceitos Estruturantes a refletir sobre as Revoluções Midiáticas passadas e presente.

Pertencemos ao que podemos chamar de Universo Conceitual de Toronto e somos um dos “satélites” (Escola de Pensamento Derivada) que gira em torno daqueles Conceitos Estruturantes.

Nossa abordagem, como é natural na atividade das Escolas de Pensamento Derivadas, se diferencia da de Toronto em vários aspectos, mas mantém uma espécie de DNA Conceitual Estrutural, que é o seguinte:

  • tecnologias quando são criadas, modificam o Sapiens, somos, assim, uma Tecnoespécie;
  • novas mídias são o Fator Detonante de novas Eras Civilizacionais.

Tudo que conceituamos, até aqui, parte deste DNA Conceitual Central, que questiona os Conceitos Convencionais das Ciências Sociais.

Marshall McLuhan (1911 – 1980) é o fundador e o principal Conceituador Disruptivo da Escola sobre Mídias de Toronto.

Nós iniciamos as Pesquisas Bimodais há cerca de três anos, já com mais de 300 participantes (eventuais e permanentes), a partir dos Conceituadores Canadenses e estamos desenvolvendo, a partir deles, todo um novo Repertório de Conceitos. 

Estamos – como é característica de Escola de Pensamento Derivadas – promovendo melhorias, mas sempre partindo e não abandonando, até aqui, o DNA Conceitual Central.

A Bimodais não só aprofunda o tema do Digital, a partir dos Conceitos Estruturantes de Toronto, mas também ampliamos nossos escopo refletindo sobre o próprio pensar, dialogar, conceituar e a melhor forma de gerenciar nossa Escola de Pensamento.

  • Podemos dizer que o foco principal da Escola Primária de Toronto – principalmente de McLuhan – era os efeitos das mídias na subjetividade humana;
  • Podemos dizer que o foco principal da Escola Derivada Bimodal são os efeitos da mídia na sobrevivência humana.

Somos mais uma das muitas gerações que a Escola de Toronto vem tendo, desde a década de 60.

O foco da Bimodais é o Digital, porém não nos efeitos da mídia na subjetividade, mas na sobrevivência humana.

Por isso, tivemos a necessidade de criar a Antropologia da Sobrevivência, uma Ciência Estrutural para a nossa análise, saindo do âmbito da Ciência da Comunicação, como era o caso da Escola Primária de Toronto.

A Antropologia da Sobrevivência é a Ciência Estrutural da Bimodais, pois nosso foco é diferente dos canadenses.

Os Bimodais perceberam que as mídias estruturam a sobrevivência do Sapiens e, quando se alteram, permitem que criemos formas de sobreviver mais sofisticadas.

Uma Revolução de Mídia, sob o ponto de vista da Antropologia da Sobrevivência, é um Movimento Macro Sistêmico da Espécie Recorrente e Obrigatório, para que possamos viver melhor.

Portanto, refletir sobre o Digital nos obriga não só a pensar no fenômeno em si, mas em todo o Aparato Conceitual, no qual se inclui os diferentes tipos de Escola de Pensamento, seu papel, os diferentes tipos e sua evolução ao longo do tempo.

Um marceneiro (igual a um Conceituador) não faz apenas as cadeiras, mas cuida também da organização da oficina.

Em resumo:

Quanto mais você pensa no que pensa, mais tem capacidade de modificar tanto o que pensa como o que faz e vice-versa.

Temos procurado melhorar a forma de pensar e operar uma Escola de Pensamento agora nos utilizando do Modus Operandi Digital.

Temos a base conceitual do que são e como se estrutura uma Escola de Pensamento Derivada e nos aproveitamos das Ferramentas Digitais para ter mais eficácia.

O que quero abordar nesse artigo, depois dessa longa e necessária introdução, é o Ferramental Conceitual e Operacional que estamos utilizando para desenvolver nossa Escola de Pensamento no Digital, em particular o Mapa Mental.

Utilizamos algumas Ferramentas Conceituais/Operacionais, que utilizamos para o gerenciamento da nossa Escola de Pensamento:

  • Ferramentas Interativas para que os Bimodais possam dialogar um com os outros e com o Curador, principalmente, o Whatsapp e o Telegram;
  • Ferramentas de Publicação para que os Bimodais e o público externo possam receber o novo conteúdo produzido pela escola, principalmente, o WordPress;
  • Ferramentas de Divulgação para que outras pessoas, além dos Bimodais, conheçam a escola, principalmente, o Postcron;
  • Ferramentas de Venda para que novas pessoas ingressem na Escola, principalmente, o Eduzz;
  • Ferramentas Organizativas (o Mapa Mental Bimodal) – para classificar, armazenar e organizar tudo que é produzido na escola, principalmente, o editor de slide do Google Docs.

O Mapa Mental de uma Escola de Pensamento Derivada tem vários objetivos:

  • organizar o Sistema de Pensamento da Escola, com suas diferentes camadas;
  • desenvolver conteúdo de forma organizada para que todos possam saber a cada material de qual camada estamos tratando;
  • tornar consciente para todos os participantes, tudo que é feito para que possam também organizar a sua Narrativa Individual/Profissional;
  • facilitar a formação tanto dos novos quanto dos mais antigos, que podem visitar, a critério, a qualquer momento, todo o material organizado no Mapa Mental.

O Mapa Mental de uma Escola de Pensamento Derivada é um armazenador de conteúdo, que permite que fique claro as diferentes escolhas que foram feitas nas distintas Encruzilhadas Conceituais que enfrentamos ao longo da nossa jornada.

O Mapa Mental de uma Escola de Pensamento Derivada explicita sua forma de pensar nos seus mais diferentes aspectos.

Assim, a Bimodais não só tem desenvolvido material para ajudar profissionais e organizações a lidar melhor com o Mundo Digital, mas também ajuda a quem quer iniciar jornada similar para o estudo de qualquer fenômeno.

Isso está contido na Metodologia Bimodal para Escolas de Pensamento.

O Mapa Mental de uma Escola de Pensamento Derivada é, portanto, uma descoberta recente da Bimodais e uma espécie de espinha dorsal , ferramenta fundamental para os Curadores poderem organizar seu trabalho.

Quanto melhor for o Mapa Mental de uma Escola Derivada de Pensamento, mais chance tem de se aprimorar.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da Bimodais e ganhar R$ 300,00 a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat