Feed on
Posts
Comments

As decisões estão deixando de ser tomadas em campos de golfe para serem tomadas pela população em geral.“– Jonathan Schwartz – presidente da Sun.

Uma Tecnoespécie pode crescer demograficamente, de forma integrada e conectada, mas isso tem um custo.

O aumento populacional é o principal fator que nos obriga a modificar, de forma continuada, como sobrevivemos, através de novas tecnologias e ideologias.

A civilização humana com um bilhão de habitantes pode ter um tipo modelo de sobrevivência (ideologias e tecnologias), que já não serve para uma de oito bilhões. É uma questão matemática.

Manter a nossa espécie viva significa a produção de um número específico de produtos e serviços, que está diretamente relacionada ao tamanho da população.

Quando aumentamos a população passamos a ter, querendo ou não, um problema produtivo – o que implica OBRIGATORIAMENTE a melhoria da qualidade das decisões.

A melhoria da qualidade das decisões está diretamente relacionada ao aumento da participação de todos os envolvidos para que se possa errar cada vez menos.

Quando aumentamos a população, mais e mais as variantes produtivas tornam as decisões centrais, com baixa participação, cada vez piores.

Podemos resumir, no popular, que o grande problema da nossa Tecnoespécie é, assim, o “Fator Peteleco”.

O Fator Peteleco é uma metáfora para a forma de comando e controle para a tomada de decisões de qualquer organização produtiva.

Quanto mais os Petelecos (decisões) são tomados sem a participação dos envolvidos, maior é a chance de que efeitos inesperados ocorram.

Assim, quanto mais gente houver no planeta, mais os Petelecos (decisões) têm que ser distribuídas para evitar consequências inesperadas.

Quanto mais “peças de dominós” temos na sociedade, mais complexo se torna dar petelecos de cima para baixo ou do centro para as pontas.

Uma complexidade demográfica de oito bilhões de Sapiens, como a atual, exige, cada vez mais, a “Descentralização e Distribuição dos Petelecos”.

As novas tecnologias e ideologias que têm surgido – e se disseminado –  com a Revolução Midiática Civilizacional Digital vão todas na direção da descentralização dos petelecos.

Uma Revolução Midiática Civilizacional, na verdade, tem como meta dotar a sociedade de novas Tecnopossibilidades para que se pratique um novo ciclo de Petelecos, através da descentralização, cada vez maior, das decisões.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat