Feed on
Posts
Comments

“Antes do Digital nós filtrávamos para publicar e agora se publica para filtrar.”Clay Shirky.

Vivemos hoje, a partir da chegada de uma nova mídia, a maior revolução administrativa da história do Sapiens.

O Sapiens passa a poder experimentar, pela primeira vez, algo parecido com o macro modelo de administração das formigas, baseado numa inusitada Linguagem dos Rastros.

Nossa espécie cresceu demograficamente, de forma exponencial, nos últimos 200 anos e, como já fez antes, está promovendo um ajuste entre a complexidade demográfica e a administrativa.

Formigas têm um modelo administrativo preparado para alta complexidade demográfica e é justamente este que estamos adaptando para resolver antigos problemas.

Num formigueiro não há controle central, pois cada formiga colabora com informações, através dos rastros, para que todas as outras possam decidir e vice-versa.

A rainha de um formigueiro tem apenas a função de reproduzir e nada mais. O grande segredo do formigueiro é esse: uma administração distribuída, que permite a sobrevivência de milhões de membros.

O grande segredo das BigTechs foi esse: o uso intensivo da Linguagem dos Rastros das formigas, que permite um modelo administrativo com uma relação de custo/benefício exponencialmente mais eficaz do que os anteriores.

As BigTechs não usam novas tecnologias, mas um modelos administrativo novo e disruptivo, que podemos no popular chamar de Uberização e cientificamente de Curadoria.

Na Uberização, se elimina o controle de qualidade central para processos cada vez mais complexos, que é repassado para os clientes, através de estrelas, cliques, curtições, comentários, compartilhamentos.

O que torna as BigTechs exponenciais em relação às organizações tradicionais é justamente a implantação desse novo modelo administrativo, que é, antes de tudo, FILOSOFICAMENTE, distinto dos antigos.

O pulo do gato da Uberização, entretanto, está justamente em não se ter o controle do conteúdo, apenas da forma – o que as permite ser administrativamente mais exponencial.

Na Uberização é o usuário, através de seus critérios, via Linguagem dos Rastros, que avalia o que é bom e o que não é em termos de conteúdo para o seu próprio consumo.

Na Uberização, do ponto de vista filosófico-administrativo, cabe aos donos das plataforma cuidar apenas do algoritmo para que os usuários possam literalmente definir a qualidade.

Muitas Plataformas Uberizadas, entretanto, não é de hoje, criaram um modelo meio barro, meio tijolo, no qual, de alguma forma, ainda querem controlar a qualidade do centro, de alguma forma.

As BigTechs de conteúdo passaram, por exemplo, a censurar pessoas e conteúdos, a partir de critérios políticos do centro, o que fere a filosofia do modelo.

Na verdade, as Plataformas Uberizadas podem controlar o conteúdo, se quiserem. E mostraram que fazem isso em determinados momentos, aprofundando a crise.

No fundo, tivemos uma dicotomia entre o que se vendeu de Uberização “plataformas neutras no conteúdo” para “plataformas ativas”, a partir dos critérios dos donos.

A sociedade – com uma cultura cada vez mais horizontal e distribuída – passou a demandar plataformas uberizadas, nas quais não se possa – de forma alguma – interferir no conteúdo.

A crise das plataformas uberizadas passou de algo que era percebido apenas por um grupo ainda restrito para uma demanda cada vez maior da sociedade.

Está aberta a demanda – com vários projetos em curso – para a criação de Plataformas Uberizadas, que se utilizam da Linguagem dos Rastros, mas também de Plataformas Blockchenizadas.

A filosofia administrativa do Blockchain não permite que um centro interfira – de forma alguma no conteúdo – pois, depois de criada, ninguém, mesmo que queira, pode fazer isso.

Podemos dizer que a Blockchenização em processos administrativos cada vez mais variados marcará o início da nova etapa da Revolução Civilizacional 2.0.

As BigTechs – que muito ajudaram na atual Revolução Civilizacional –  terão que se reinventar. Passarão, se não se mexerem, de inovadoras à tradicionais.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat