Feed on
Posts
Comments

“Nós não temos um problema de excesso de informação, mas de filtros.” – Clay Shirky;

Toda Revolução Midiática Civilizacional traz para a sociedade um aumento exponencial da quantidade de informação circulante.

Há, como diz Clay Shirky, uma crise dos filtros. É preciso inventar novas formas de filtragem, tanto de forma objetiva como subjetiva, dentro de cada Sapiens.

Objetivamente, estamos criando um conjunto enorme de filosofias, teorias, metodologias, tecnologias para resolver o novo patamar muito mais elevado de complexidade informacional.

Subjetivamente, vamos precisar, isso começa muito lentamente, desenvolver novas formas de refletir, com uso intenso de ferramentas filosóficas.

A primeira ferramenta filosófica relevante para lidar com o excesso de informação é o aumento da taxa do senso de propósito para poder separar o que é mais ou menos adequado para nossa vida.

A segunda ferramenta filosófica relevante para lidar com o excesso de informação é o aumento da taxa do senso epistemológico para aumentar nossos critérios do que é menos para o mais verdadeiro.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais são marcadas pelo surgimento de longos ciclos de renascimento filosófico, no qual se resgata antigos e se cria novos conceitos.

A filosofia volta a sua origem: deixa de ser uma disciplina, como é tratada agora, para que se decore nomes de filósofos e volta a ser uma fundamental ferramenta humana para se viver melhor.

Já há um aumento radical de filósofos ajudando pessoas a pensar melhor. E isso só tende a aumentar.

Assim, a resposta da pergunta: como lidar melhor com o excesso de informação? Podemos dizer que com novas tecnologias e metodologias e, principalmente, muita filosofia!

É isso, que dizes?

Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil.

https://sun.eduzz.com/377798

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat