Feed on
Posts
Comments

Para lidar melhor com a realidade e atingir seus objetivos, é preciso “muscular” o raciocínio lógico.

O raciocínio é o exercício da reflexão sobre as emoções pelo qual se procura alcançar o entendimento de atos e fatos para se viver melhor.

A lógica é a atividade intelectual, que visa definir o que é mais do que é menos verdadeiro.

O raciocínio lógico é, assim, o exercício de reflexão sobre as emoções para definir o que é verdadeiro, ou não.

Vejamos perguntas e respostas sobre nossa relação com a realidade usando as conclusões que cheguei usando o meu raciocínio lógico, ajudado por diversos filósofos.

Perguntas e respostas filosóficas sobre a realidade: a realidade existe? Sim, existe, pois se você ficar na frente de um trem em movimento , você morre.

Qual o objetivo de conhecer a realidade portanto? Para que você possa viver, se possível, cada vez melhor.

Como saber se a realidade que estou vendo é real? Testando e avaliando se as decisões tomadas a partir da sua lógica estão te ajudando a viver melhor ou pior.

Como melhorar a minha visão da realidade? Desenvolvendo um método, que vai reduzindo erros na maneira de pensar, sempre comparando decisões com resultados, tendo como critério: estou vivendo melhor?.

Como evitar que o que descobri hoje sobre a realidade não se perca amanhã? É preciso criar um “diário de bordo”, uma narrativa que vai te ajudar a criar seu “mapa do tesouro”.

Quais são as camadas que facilitam enxergar a realidade? Conforme o desconforto, temos: problema, metodologia, teoria e filosofia. Dependendo do ajustes é preciso identificar aonde está o erro.

Como não se perder ao longo da jornada em busca do conhecimento da realidade? Sempre se perguntar: estou vivendo melhor hoje do que ontem? Minha lógica continua válida? Precisa de ajuste? Em que camada?

Fato: quem tem um método de conhecer a realidade, através de um raciocínio lógico tende a viver melhor e vice-versa.

É isso, que dizes?

O tema do raciocínio lógico faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse André sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat