Feed on
Posts
Comments

É comum considerar que novas tecnologias causam desemprego. Não é correto. Elas causam readequação de trabalho. Demanda por desapego.

O ser humano é uma espécie que tem demandas em espiral. Se você conquista algo hoje, já começa a projetar uma nova demanda para amanhã.

Nossos avós não viam Netflix. E hoje muita gente não passa o fim de semana sem ele.

Novas tecnologias permitem que possamos ser mais criativos, como diz um dos Bimodais:

Vemos na jornada humana a transferência das atividades mais repetitivas para as máquinas e de permitir, com isso, atividades mais humanas e criativas para o Sapiens.” – Augusto Borella.

O ser humano, assim, tem o que podemos chamar de Demanda Progressiva do mais básico para o cada vez mais sofisticado.

Quando uma máquina substitui um ser humano, o custo cai, sobra dinheiro para o consumidor comprar algo novo, que gera trabalho em outro lugar.

Quem iria imaginar há vinte anos que haveria a profissão de personal trainer, passeador de cachorro ou coaching de felicidade? Tecnologias permitiram isso, reduzindo custos em outros setores.

Todas as profissões novas que surgem são fruto da redução de custo de uma anterior que foi substituída por uma máquina ou por um processo operacional mais sofisticado.

Estamos na Civilização 2.0 caminhando para um mundo de pouco emprego e muito trabalho dinâmico em que as pessoas precisam reaprender novas atividades o tempo todo.

Estamos passando da mentalidade profissional mais fixa (do emprego em organizações tradicionais verticais) para a mais flexível (do trabalho em grandes plataformas horizontais e mais distribuídas).

O problema com a chegada de novas tecnologias, portanto, não é a crise do desemprego, mas a do desapego! A capacidade de se reinventar rápido e migrar para o novo posto que vai se abrir.

Precisamos ter uma mentalidade inovadora e flexível. Missão cada vez mais desafiante para todos os educadores (das crianças, dos jovens e dos adultos) que querem ser mais adequados neste novo século.

É isso, que dizes?

O tema da mentalidade flexível faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse um dos nossos alunos sobre a formação Bimodal:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat