Feed on
Posts
Comments

Estamos no projeto Leituras Bimodais lendo “A Riqueza das Nações“, de Adam Smith.

Temos livro o livro 1 da Juruá Editora:

A ideia original era a de agregar ideias para a sala “403” do Andar Teórico do Edifício do Pensamento e Ação da nossa Escola, que trata dos fatores resultantes de um Revolução Civilizacional.

Principalmente, entre outros, a chegada de novos modelos de Comando e Controle, após Revoluções Civilizacionais, detonadas por novas mídias.

Na página 78, entretanto, me deparei com uma surpresa, um reforço de Smith para um dos alicerces importantes da nossa escola:

“Todas as espécies animais naturalmente se multiplicam em proporção aos seus meios de subsistência, e nenhuma pode se multiplicar acima disso” (pg. 78).

O ser humano pode!

(Smith ainda respira um pouco o ambiente que também levou Malthus a afirmar que era impossível crescer demograficamente.)

Vale a comparação com outras espécies, que nos ajuda bastante.

Smith, como Rand é um “Comparador das Espécies” (até se achar um conceito mais adequado) para se chegar a essência humana, isso aparece em outras partes do livro.

Essa comparação com outras espécies é a base do conceito dos Bimodais de Complexidade Demográfica Progressiva, pois os seres humanos podem.

Como nós conseguimos multiplicar os meios de subsistência e crescer demograficamente?

Através da inovação Tecnocultural, que envolve novos Edifícios de Pensamento e Ação.

O Sapiens, diferente das outras espécies, desenvolve novas tecnologias e, por causa disso é a única espécie interdependente do planeta que cresce demograficamente.

  • Os outros animais têm o Triângulo da Sobrevivência Genético, mais fixo, por isso não podem praticar a Complexidade Demográfica Progressiva;
  • Nós temos o Triângulo da Sobrevivência Tecnocultural, mutante, flexível, por isso podemos praticar a Complexidade Demográfica Progressiva.

Note que a Complexidade Demográfica só existe na interdependência.

Se alcateias de lobos se separam, passando a viver de forma independente, eles dividem a Complexidade completamente.

Só crescem se dividindo.

O Sapiens, por ser interdependente, cria o problema da Complexidade Progressiva, pois todos dependem de todos, para sobreviver.

O Triângulo da Sobrevivência do Sapiens é mutante!

Eis o desenho do Triângulo de todos os animais:

Note que todos os animais têm Triângulo de Sobrevivência, mas o sapiens tem um mutante, flexível, como vemos abaixo:

Nós, se quisermos aumentar a Taxa de Qualidade de Sobrevivência da espécie precisamos modificar os parâmetros do Triângulo.

Que é o que ocorre com a chegada de novas mídias, que nos permite alterar o modelo de Comando e Controle, com processos de Intermediação (modelos de comando e controle) mais sofisticados.

O Triângulo do Conhecimento é uma das principais contribuições da Escola Bimodal para a compreensão da Era Digital.

É uma mudança de paradigma de como vemos a nossa jornada.

É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/

Leave a Reply

WhatsApp chat