Feed on
Posts
Comments

Resumo:
https://youtu.be/h0gCYdWExwQ

As pessoas adoram dar números.

Já estamos para muitos na sociedade 4.0, mas é preciso ir com calma.

Para se atribuir números, tem que haver conceitos por baixo que os sustentem.

Nossa Escola tem como ciência base a Antropologia Cognitiva, que estuda as mudanças de mídia no passado e coloca a alteração das tecnologias de mídia como os mais relevantes para a macro história da espécie.

Do ponto de vista das Revoluções Midiáticas, podemos falar de 3.0 ou de 4.0, se incluirmos os Gestos, a saber:

  • Gestos (1.0) , Oralidade (2.0), Escrita (3.0) e Digital (4.0);
  • Ou Oralidade (1.0), Escrita (2.0) e Digital (3.0), tirando os gestos.

Fica a gosto.

(Não coloco aqui as mídias eletrônicas, pois considero que foram Evoluções da Oralidade e Escrita e não Revoluções, que devem trazer também novas Linguagens para ganharem esse rótulo.)

Porém, a Antropologia Cognitiva tem outra missão.

Ajudar a própria Antropologia – ANTHROPOS e LOGOS, que significam o estudo sobre “homem” a avançar. 

As mídias inauguram novas Eras Civilizacionais, que poderíamos chamar também de 1.0 a 3.0 ou de 1.0 a 4.0, se formos seguir a lógica de que a cada Revolução Midiática, temos uma Revolução Civilizacional pelas novas possibilidades que se abrem nas interações humanas.

(O meu livro Administração 3.0 seguiu essa lógica, mas acredito que podemos avançar ainda mais.)

As mídias são ferramentas humanas para o ser humano resolver os problemas sociais, políticos e econômicos.

As mídias não são a meta do ser humano para viver melhor, mas ferramentas que permitem avançar na sobrevivência e existência.

As mídias não são o objetivo, mas ferramentas, mas resolver melhor os problemas de cada humano e de toda sociedade.

Assim, a Antropologia Cognitiva tem que observar as mídias, que criam rupturas, mas o foco principal é o de tentar analisar as mudanças da Civilizações.

Para a Antropologia Cognitiva tivemos 3 ou 4 etapas, mas para a Antropologia Geral precisaríamos ter outro parâmetro.

Qual?

Diria que é são as alterações radicais no Macro Modelo de Administração da Espécie.

A cada nova mídia, a espécie promoveu uma mutação na forma de interagir e de organizar a sociedade.

A oralidade condicionou as aldeias e tornou o nomadismo de hegemônico para periférico. As aldeias mais sofisticadas, com agricultura, domesticação de animais e ordem hierárquica eram orais.

(Sofisticação aqui pode ser entendida pela capacidade de geração de qualidade na solução de problemas complexos)

O mesmo se deu com a escrita manuscrita com os impérios e o monoteísmo e a prensa com a sociedade de livre mercado republicana.

Sob esse ponto de vista, o marco da Antropologia, já com o viés das mídias como divisor civilizacional, seria a chegada e mudanças no Macro Modelo de Administração mais sofisticados a cada época, a partir das mídias disponíveis.

O Digital introduz na sociedade novos canais e nova linguagem que permite a espécie, pela primeira vez, de forma disruptiva, criar Modelos Administrativos não Sonoros, como da oralidade e a escrita.

A uberização só é possível, pois temos disponível um novo Macro Modelo Administrativo.

Como?

O digital trouxe, além dos canais (telas de todos os tipos), a Linguagem dos Ícones, que permite a ação e decisão baseadas no Índice Coletivo Digital (ou reputação digital), possível de ser criado, através de cliques, curtições, estrelas, etc.

O que permite a solução de problemas complexos sem a necessidade dos antigos administradores (gerentes, chefes, supervisores), criando modelos muito mais exponenciais, quebrando os limites administrativos passados.

Diante disso, podemos dividir estas duas etapas civilizacionais, pois temos, pela primeira vez, um Macro Modelo Administrativo Disruptivo:

  • Civilização 1.0 – sapiens oral e escrito, que pratica a gestão, com modelo de comando e controle feito por administradores mais centralizados, que coordenam diretamente produtos, serviços e pessoas;
  • Civilização 2.0 – sapiens digital, que pratica a Curadoria, com modelo de comando e controle feito por administradores mais distribuídos, que coordenam diretamente algoritmos, que ajudam indiretamente comunidades de consumo a coordenarem produtos, serviços e pessoas.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos meus alunos me disse  seguinte:


Leave a Reply