Feed on
Posts
Comments

Vivemos uma verdadeira crise no mercado.

E se percebe isso quando todo mundo começa a falar que precisa inovar, aumentar o DNA inovador da organização, sair da caixa, blá, blá, blá….

Cole isso na frente da tela do seu computador.

Nenhuma organização tem como objetivo inovar.

Preste bem atenção nisso.

Organizações e profissionais competem no mercado com outras organizações e profissionais para atender problemas dos clientes.

O objetivo número um de qualquer profissional ou organização é o de COMPETIR PELOS CLIENTES e, para isso, é preciso INOVAR em diversos momentos, em diferentes processos, produtos e serviços com foco na competição.

Um projeto competitivo, que passa pela inovação, é aquele que aumenta a competitividade diante dos concorrentes pelos clientes – a métrica é mais clientes, mais recursos, mais perspectiva futura.

Inovação, preste atenção nisso, é um meio para se atingir a um fim. E não, com acabou virando hoje um fim em si mesma.

Um projeto de inovação tem que ter um guia – um mapa competitivo para entender:

  • qual a tendência dos atuais clientes para que eles continuem mais e mais consumindo produtos e serviços de determinado profissional ou organização? Quais ações inovadoras necessárias?
  • qual a tendência dos clientes futuros para que eles sejam consumidores dos produtos e serviços de determinado profissional ou organização? Quais ações inovadoras necessárias?

Inovação, entretanto, passou a ser uma espécie de Rivotril Organizacional para baixar a ansiedade diante de um futuro cada vez mais incomum e incerto.

Como não se sabe para onde se vai, cria-se um falso mantra para acalmar ansiedade: precisamos inovar e sair da caixa, precisamos inovar e sair da caixa, precisamos inovar e sair da caixa.

Mas inovar para onde e para qual nova caixa deve se ir para se tornar MAIS COMPETITIVO?

Vivemos hoje uma mudança disruptiva no ambiente midiático-administrativo, que exige das empresas algumas ações inovadores específicas, que devem ser baseadas em mapas competitivos eficazes.

Inovar por inovar pode acalmar no curto prazo, mas não tem aumentando em nada a taxa de competitividade da maioria.

É como se tivessem tirando água com copinhos de um Titanic afundando.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?

Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…

Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.

“Nepô, quero ser bimodal!”

Veja o depoimento dos nossos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat