Feed on
Posts
Comments

Entendo que o ser humano tem três espaços distintos na nossa relação com a vida:

  • Realidade – os fatos do lado de fora;
  • Percepção – a forma como vemos os fatos;
  • Identidade – nosso potencial, com todas as qualidades e defeitos.

Que podemos ver no quadro abaixo, em constante relação:

Se imaginarmos que a percepção é uma “bolinha” numa mesa de ping-pong, jogamos o tempo inteiro com a vida e a “bolinha” vai para um lado e para o outro.

  • Identidade – Tenho que sair. Está chovendo?
  • Percepção – Sim, coloquei a mão para fora da janela e ela voltou molhada;
  • Vida – os pingos que molharam a sua mão.

De maneira geral, uma pessoa que está com baixa Taxa de Individualidade não consegue perceber a percepção.

A realidade está colada com a identidade, no que podemos chamar de Zecapagodismo – não se discriminar da vida.

Podemos ainda dividir a percepção em quatro camadas:

Se analisarmos da realidade para a identidade:

  • dados – vem de forma bruta;
  • informação – reunião de dados de alguma maneira;
  • conhecimento – reuniões de informação de alguma maneira;
  • sabedoria – interpretação dos dados, informação e do conhecimento, a partir daquilo que quero/devo fazer.

Vejamos:

  • Na chuva, os pingos e raios são os dados;
  • A informação é de que a chuva se iniciou de tal hora a tal hora e em que lugares está chovendo e de que forma;
  • O conhecimento é o histórico de chuvas naquele período do ano;
  • E a sabedoria é se devo/quero ou não sair de casa agora, apesar da chuva.

Estes quatro pilares nos ajudam a entender muitas mudanças que estamos passando por causa do digital.

  • No mundo analógico, era mais competitivo quem dominava os dados;
  • No mundo digital, a informação, o conhecimento e a sabedoria ganharam valor, pois os dados ficaram abundantes.

Quem vende camadas cada vez mais próximas da identidade, principalmente sabedoria, ou mesmo conhecimento mais qualificado, tem mais espaço e competitividade no mercado no médio e longo prazo.

E é para esse tipo de demanda que o mercado está louco que se crie ofertas.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?

Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…

Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.

“Nepô, quero ser bimodal!”

Veja o depoimento dos nossos formandos:

Leave a Reply