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Um dos grandes problemas de qualquer Futurista Competitivo é o de não compreender a essência humana.

  • É da essência que nascem as demandas;
  • Das demandas vêm as ofertas;
  • E é das ofertas que vivem os negócios.

Assim, podemos dizer que quem conhece a essência humana consegue prever mais facilmente as futuras ofertas.

Quando vivemos em períodos de Futuro Comum está tudo controlado e contido e não é necessário tal aprofundamento, que se inverte quando passamos a um Futuro Incomum.

O estudo da essência humana exige certo trabalho, pois é tema, em geral, dos filósofos, que sempre se perguntam “Quem somos?” e dos historiadores, que analisam as repetições no tempo.

Assim, um Futurista Competitivo que não gosta de filosofia e de história não é um Futurista Competitivo de médio e longo prazo, apenas do curto, pois não vai enxergar o ser humano no seu tempo dentro de vários tempos.

É justamente dessa falta do conhecimento da essência humana que vem os absurdos dos conceitos, tal como “sociedade do conhecimento”, “da informação”, “do compartilhamento” e tantas outros MIMIMIs do mercado.

Confunde-se o que é essencial (conhecimento, informação e compartilhamento) com o conjuntural (como resolvemos tais problemas: sociedade do conhecimento, da informação, do compartilhamento DIGITAL).

Dito isso, é preciso entender que o ser humano, do que estudo aqui no laboratório,tem quatro essências fundamentais:

  • A Complexidade Demográfica Progressiva – que, por causa da possibilidade de reinventar novas tecnologias, consegue abrigar cada vez mais gente na sociedade;
  • A Inovação Permanente – que, por causa da primeira essência, nos empurra sempre a reinventar a sociedade em todos os aspectos, mas principalmente nas grandes Eras marcadas por mudanças midiáticas-administrativas;
  • A Diversidade Individual – na qual cada indivíduo quer ver suas demandas específicas atendidas (objetivas e subjetivas) da melhor maneira possível e pelo menor preço;
  • Os Valores Coletivos Milenares – aqueles que devem ser preservados para que ele possa praticar com segurança a diversidade individual – proteção à vida, família e à propriedade.

Estes são os preceitos estruturantes da espécie, que podem estar em contenção ou expansão, conforme a taxa acumulada de aumento demográfico e do contexto do ambiente midiático-administrativo – novo ou antigo.

  • Quando aumentamos a população e temos a obsolescência do modelo midiático-administrativo, a diversidade individual e os valores coletivos tendem a ser contidos;
  • Quando aumentamos a população e temos o surgimento de novo modelo midiático-administrativo, a diversidade individual e os valores coletivos tendem a ser expandidos.

O século passado foi o ponto limite de contenção e o atual é de expansão tanto do aumento da Diversidade Individual como dos Valores Coletivos Milenares, que voltam com toda força.

Se vamos projetar o futuro é preciso dizer que o Sapiens está pronto para aumentar até o limite do novo modelo a sua diversidade individual (objetiva e subjetiva) e ver retornar os Valores Coletivos Milenares.

São estas as bases para se pensar a sociedade do século XXI e é dentro desse jogo que se dará a relação de oferta e demanda.

Quem oferecer cada vez mais diversidade para cada vez mais gente – com as novas possibilidades midiáticas-administrativas, vai liderar o mercado.

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