Feed on
Posts
Comments

Podemos dizer que temos dois tipos de tecnologias na sociedade humana.

  • As cognitivas – que empoderam diretamente nosso cérebro;
  • As não cognitivas – que empoderam principalmente nossas habilidades físicas.

O cérebro humano é o que nos diferencia basicamente de todas as outras espécies.

Temos, na verdade,  um tecno-cérebro.

Este tecno-cérebro sempre foi auxiliado por determinada prótese para poder operar, aprender, se relacionar com as outras pessoas e o mundo.

Um avião (Tecnologia Não-Cognitiva) nos permite viajar com mais rapidez para lugares mais distantes, mas um computador (Tecnologia Cognitiva) nos permite que possamos projetar aviões cada vez melhores, naves espaciais, que antes era impossível com as Tecnologias Cognitivas anteriores.

Assim, Tecnologias Cognitivas são as que mais afetam nossa macro-história, pois são ferramentas que permitem que o cérebro possa fazer coisas que não podia antes.

Além disso, Tecnologias Cognitivas, pelo uso massificado, se tornam, com o tempo, cada vez mais baratas e permitem que mais e mais pessoas possam utilizar.

O uso do avião, portanto, não é necessariamente fenômeno de massa, tecnologias cognitivas, podem demorar a se massificar, mas um dia o fazem.

Há, com a massificação de novas Tecnologias Cognitivas, empoderamento do cérebro de cada Sapiens, que se utiliza da nova tecnologia, de forma muito rápida.

Há aumento radical da capacidade de informar e se informar.

E, além disso, uma órtese cognitiva vai, aos poucos, alterando determinadas configurações do cérebro, criando um tipo de mutação biológica da espécie.

Por isso, a chegada de novas mídias, principalmente, as descentralizadoras são tão impactantes na nossa macro-história.

Há um empoderamento individual e coletivo muito rápido na capacidade de processar informações, que altera a sociedade de fora para dentro, sem um grupo regulador.

É algo que quebra todos os conceitos que temos da caminhada humana.

É fundamental para compreender o novo século perceber que vivemos hoje uma Revolução Cognitiva, que significa massificação acelerada de novas mídias descentralizadoras, que inauguram nova etapa da Civilização Humana.

Muito do que tínhamos certeza sobre o Sapiens, podemos começar a duvidar.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat