Feed on
Posts
Comments

Neste artigo apresento meu diagnóstico da Crise das Ciências Sociais.

Se partirmos do princípio que ganhamos mais do que perdemos com tal revisão e que a mídia passa a ser um  elemento principal da essência humana.

Vamos ter que marcar eras humanas, a partir das mídias, como, aliás, sugere Pierre Lévy.

Teríamos, então, quatro etapas: antes de falarmos, depois, quando passamos a escrever (com a prensa no meio) e agora o digital.

Tivemos quatro etapas, imaginando que a primeira era uma espécie de pré-homo e que só viramos Sapiens, quando introduzimos as primeiras tecnologias midiáticas, como a linguagem.

A linguagem oral podemos dizer que foi a primeira e única tecnologia biológica, 100% cultural que inventamos, que não dependia de nenhuma prótese externa para ser produzida. Foram alterações biológicas que nos permitiram falar e ouvir.

O que ocorreria como questões abertas na maneira de pensar o ser humano se adotássemos a proposta da Ciência Social 3.0, filha de McLuhan?

Algumas pesquisas que seriam demandadas:

Religiões e mídias:

  • Teríamos que rever o surgimento das religiões monoteístas e relacionar as mesmas com o surgimento da escrita.
  • Teríamos que relacionar a topologia da mídia vertical a demanda de deuses verticais.
  • Teríamos que imaginar que se as mídias influenciam as religiões, como seria um conceito de religião distribuída no novo milênio: politeísmo?

História e mídia:

  • Necessário rever o marco histórico da sociedade moderna, que é caraterizada com a queda de Constantinopla, e analisar a chegada da prensa no mesmo período (década de 1450-1460);
  • Os efeitos da escrita para a criação do império romano;
  • Os ciclos que nos levam ao retorno da oralidade quando há colapsos da nova mídia, tal como a crise da escrita no império romano e o retorno da oralidade no feudalismo e ainda a crise da escrita impressa no século XX e o retorno a oralidade das mídias eletrônicas.

Filosofia e mídia:

  • A relação entre o surgimento e o renascimento de movimentos filosóficos, a partir da centralização e descentralização de mídias;

Economia e mídia:

  • A relação das mídias e da demografia, antecedendo movimentos de mudanças nos ambientes econômicos e de negócios;

Administração e mídia:

  • Como se alteram os modelos de administração da sociedade, a partir da relação entre mídias e demografia;

Antropologia e mídia:

  • A aplicação deste fenômeno (mídia/demografia) em sociedades passadas, incluindo o colapso de várias delas.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat