Feed on
Posts
Comments

Novas verdades

Mudanças de mídia afetam a topologia das relações, que serão mais ou menos vertical. Mais ou menos horizontal, conforme a topologia da mídia.

Uma mídia centralizadora fortalece com o tempo a verdade organizacional, pois a produção de conhecimento será feita, através de organizações, que têm recursos para publicar (tornar público).

Assim, as regras de publicação, os interesses e os temperamentos das autoridades de cada organização vão definir boa parte das verdades circulantes, bem como o foco, os problemas que “importam”.

Uma mídia descentralizadora abre novo ciclo que tende a fortalecer, por algum tempo, a verdade individual, pois a produção de conhecimento será feita através de novas organizações, que reduzem o custo da produção, permitindo que novas pessoas e ideias possam publicar.

Um novo ciclo descentralizador se abre de forma definitiva, estrutural, mesmo que haja recaídas centralizadoras.

Assim, as regras de publicação, os interesses e os temperamentos das autoridades de cada antiga organização perdem o poder de definir as verdades circulantes, depois que chegam novas mídias descentralizadoras.

Podemos dizer que se inicia novo ciclo de produção da verdade de determinado filtro para outro.

Problemas não “interessantes” para as antigas organizações passarão a circular.

Temos, assim, a passagem da demanda de produção de verdades mais organizacionais para mais individuais.

E isso vão criar gap cognitivo, pois há costume, hábito, formatação de um modelo de produção da verdade para outro.

Leave a Reply

WhatsApp chat