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(Parte I aquiparte II  – aqui.)

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Se a Curadoria Digital aponta para a Wazerização do Ensino no novo século, podemos especular que tipo de conteúdo e conteudistas ajudarão a esse novo mundo.

Sim, pois o fato de termos a Wazerização, que é basicamente criar roteiros e o aprendizado em grandes Plataformas Digitais Participativas, não elimina a demanda por conteudistas e conteúdos.

A grande tendência será:

  • não haverá distância entre aprendizes e professores, todos aprendem e ensinam, conforme o seu grau de contribuição para ajudar em um dado problema;
  • O conteudista, diferente, do que é hoje não será autoridade pela posição que ocupa, será autoridade pelo Karma Digital, que a Participação de Massa lhe dará, com critérios objetivos e subjetivos e dentro de determinado nicho;
  • tudo girará em torno de problemas, mutantes, adaptáveis, líquidos, o que tira o valor dos conteudistas dogmáticos, fechados ao diálogo;
  • a ideia de disciplinas, conteúdos, turmas, horários caminhará na direção de reunião em torno de interesses e problemas;
  • espaços presenciais, que ainda existirão, serão mais dedicados às trocas do que à transmissão de conhecimento, já com a tendência mundial da escola invertida.

Por incrível que pareça, haverá demanda cada vez maior por filosofia e estudo de correntes de pensamento, que vão ajudar a organizar cenários. Os conteudistas mais cenaristas terão mais valor.

Há forte tendência ao autodidatismo, ao aprendizado voluntário e na formação por diferentes caminhos.

Uma procura de mais conhecimento e menos informação. E uma procura de trabalhos mais próximos da subjetividade, que será incentivado pelo boom inovador, que permitirá a disseminação de mais alternativas de trabalhos descentralizados.

Haverá aumento radical e incentivo da diversidade e do trabalho em grupo.

Haverá sim uma perda de conhecimento global. As pessoas serão mais superficiais do ponto de vista individual, mas com mais capacidade do trabalho coletivo.

Haverá um perde e ganha, pois precisaremos aprender a viver melhor num mundo de 7 bilhões de pessoas.

(Quem achar que tudo isso é excesso de otimismo, sugiro acompanhar na história o que ocorreu com a chegada da Prensa, a partir de 1450.)

É isso, que dizes?

(Parte I aquiparte II  – aqui.)

Pós escrito do livro:

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Baixe aqui.

One Response to “Os impactos da Revolução Digital no ensino do século XXI (Parte 3)”

  1. […] Os impactos da Revolução Digital no ensino do século XXI (Parte 1) Os impactos da Revolução Digital no ensino do século XXI (Parte 2) […]

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