Feed on
Posts
Comments

O monoteísmo é filho da escrita. Sem a escrita, não haveria a Torá, a Bíblia e o Alcorão.

O monoteísmo foi a base filosófica-religiosa da Governança da Espécie, que inicio a Era Cognitiva Escrita-Oral, que termina agora com o digital. Todo o modelo organizacional de hoje é filho da Escrita e dos modelos hierárquicos religiosos e depois militares, que permitiram a espécie aumentar a demografia, saindo das aldeias e criando cidades cada vez maiores.

Entramos no digital em outro ciclo de Governança e também cognitivo religioso ou cognitivo espiritual.

Saímos do ambiente dos líderes-alfas, um Deus único e no céu, para algo mais distribuído, provavelmente um politeísmo mais anárquico, com múltiplas micro seitas de todos os tipos.

E aí vamos ter dois movimentos.

  • As neo-religiões ou neo-espiritualidades – que apontarão para um modelo sagrado mais distribuído e muito menos presente na vida, talvez um politeísmo-digital;
  • E a resistência a isso – com movimentos neo-conservadores, que fincarão o pé no modelo monoteísta-escrito-oral, como vemos nos movimentos fundamentalistas de todos os tipos.

A religião, que é a base filosófica mais profunda do ser humano, indica, complementa ou reproduz claramente os movimentos sociais, políticas e econômicos que virão a seguir.

Me diga o modelo de religião hegemônico e verás a governança hegemônica.

O que estou defendendo, portanto, é:

  • – nossa visão de Deus é fortemente influenciada pela mídia de plantão;
  • – Deus estrutura, como primeira base, os modelos de Governança (ou pelo menos o fazia no passado);
  • – E estamos saindo de um modelo monoteísta-oral escrito para um politeísmo-digital.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat