Existe a República e a democracia ocidental, baseada na carta dos direitos humanos.
Quem defende essa democracia é democrático, quem não defende é anti-democrático.
A democracia comunista é diferente.
Todos vivem em um ambiente ideológico único, sem propriedade privada e sem livre iniciativa e existem formas de se tomar decisões, através de encontros, assembleias, etc.
É um tipo de democracia que é feita dentro do mesmo ambiente ideológico.
Como o comunismo não se baseia na livre iniciativa, é preciso mais controle da produção e das ideias, por isso todo o regime comunista é necessariamente totalitário.
Não vejo como você ter um regime comunista democrático, a não ser que seja uma baixa democracia para decisões pontuais sobre determinados pontos, mas é preciso incentivar a produção, através na crença, ou fé, de que todos produzem para todos.
Não há possibilidade do contraditório.
Assim, quem defende o regime comunista tem uma visão particular de democracia e por mais que se diga democrático, será uma democracia dentro de uma ideologia única.
No capitalismo, há uma necessidade de embates de ideias para estimular a inovação e a rede de empreendedores.
Existem ambientes capitalistas mais ou menos democráticos.
O que se critica é a abertura da oportunidade para que todos possam ter mais possibilidades e a lei atingir a todos de forma igual.
Isso não é algo pronto, mas a ser construÃdo e batalhado ao longo do tempo.
Todos que acreditam e defendem o aperfeiçoamento da democracia, a partir do espaço de debates é democrático.
Porém, há os que mesmo dentro do capitalismo são fundamentalistas de um determinado ponto de vista, pouco aberto ao diálogo.
Eles são anti-democráticos ou menos democráticos, ou praticam uma baixa taxa de democracia, pois têm dificuldade do diálogo.
Assim, não existe a combinação de comunismo com democracia.
E nem a relação direta de quem defende o capitalismo com um defensor da democracia.
E há ainda os que querem implantar regimes totalitários, que fogem da lógica econômica, como os regimes religiosos totalitários (califados) ou racialmente totalitários (nazismo).