Feed on
Posts
Comments

Havia um equívoco no meu conceito sobre Reputacionismo.

reputacaok

Na verdade, sempre tivemos reputacionismo na sociedade. A reputação é aquilo que garante que haja algum critério de medição do desempenho de pessoas, produtos e serviços.

Hoje, vivemos o reputacionismo analógico, baseado em um modelo de avaliação mais de dentro para dentro do que de fora para dentro.

O consumidor, por exemplo, reclama de uma organização e esta avalia como está a performance de seus colaboradores, através de um gestor responsável.

É o modelo possível dentro das ferramentas analógicas que tínhamos.

0,,17221333-EX,00

Assim, não posso dizer que estamos criando o critério de reputação em si, pois ele existe para no casso de uma organização:

  • – contratar;
  • – promover ou manter;
  • – demitir, reduzir espaço.

A mudança que estamos fazendo hoje não é de que estamos criando o reputacionismo que já havia, mas é de que estamos criando um novo tipo de reputacionismo mais sofisticado, pois envolve a participação maior da aceitação de pessoas, produtos e serviços pela sociedade, ou se quiser, pelo mercado., através das novas ferramentas de aferição que passamos a ter.

O que precisamos, assim, é colocar um adjetivo.

Vivemos, assim, o reputacionismo digital, que permite que possamos aumentar a qualidade dos serviços e produtos, a partir de mais dados da eficácia de uma organização que passa a ser mais avaliada pela sociedade.

Isso é algo que sofistica o modelo de valor da organização, que pode agregar novas formas de aferir a sua capacidade de bem atender e de fidelizar clientes.

O Reputacionismo Digital é, assim, parte integrante do modelo das novas organizações produtivas, que mudam o modelo passando de uma Governança Analógica, com líderes alfas bem marcados, via liderança mais sólida para um novo modelo de líderes mais líquidos, avaliados e movidos pela interação nas redes digitais.

reputation1

Essa correção é necessária, pois estava considerando que a reputação era algo novo e não é.

É uma necessidade humana existente.

O que muda agora é a passagem da reputação produzida de forma analógica e agora passando para a digital.

O reputacionismo digital é a base do novos sistema econômico que estamos criando, que chamo de Cooperativismo, que vem substituir o capitalismo.

É isso, que dizes?

One Response to “O reputacionismo digital”

  1. Avaliação em tempo real, na pulseira ou na núvem. Determinará novas atitudes e processos? Transformará?

Leave a Reply

WhatsApp chat