Havia um equÃvoco no meu conceito sobre Reputacionismo.
Na verdade, sempre tivemos reputacionismo na sociedade. A reputação é aquilo que garante que haja algum critério de medição do desempenho de pessoas, produtos e serviços.
Hoje, vivemos o reputacionismo analógico, baseado em um modelo de avaliação mais de dentro para dentro do que de fora para dentro.
O consumidor, por exemplo, reclama de uma organização e esta avalia como está a performance de seus colaboradores, através de um gestor responsável.
É o modelo possÃvel dentro das ferramentas analógicas que tÃnhamos.
Assim, não posso dizer que estamos criando o critério de reputação em si, pois ele existe para no casso de uma organização:
- – contratar;
- – promover ou manter;
- – demitir, reduzir espaço.
A mudança que estamos fazendo hoje não é de que estamos criando o reputacionismo que já havia, mas é de que estamos criando um novo tipo de reputacionismo mais sofisticado, pois envolve a participação maior da aceitação de pessoas, produtos e serviços pela sociedade, ou se quiser, pelo mercado., através das novas ferramentas de aferição que passamos a ter.
O que precisamos, assim, é colocar um adjetivo.
Vivemos, assim, o reputacionismo digital, que permite que possamos aumentar a qualidade dos serviços e produtos, a partir de mais dados da eficácia de uma organização que passa a ser mais avaliada pela sociedade.
Isso é algo que sofistica o modelo de valor da organização, que pode agregar novas formas de aferir a sua capacidade de bem atender e de fidelizar clientes.
O Reputacionismo Digital é, assim, parte integrante do modelo das novas organizações produtivas, que mudam o modelo passando de uma Governança Analógica, com lÃderes alfas bem marcados, via liderança mais sólida para um novo modelo de lÃderes mais lÃquidos, avaliados e movidos pela interação nas redes digitais.
Essa correção é necessária, pois estava considerando que a reputação era algo novo e não é.
É uma necessidade humana existente.
O que muda agora é a passagem da reputação produzida de forma analógica e agora passando para a digital.
O reputacionismo digital é a base do novos sistema econômico que estamos criando, que chamo de Cooperativismo, que vem substituir o capitalismo.
É isso, que dizes?
Avaliação em tempo real, na pulseira ou na núvem. Determinará novas atitudes e processos? Transformará?