Feed on
Posts
Comments

Há, a meu ver, um equívoco de achar que a chegada da Internet acaba com a liderança. Se fosse assim todo mundo era seguido igualmente no Twitter e isso não é fato.

20100425-CORREDEIRA-COPY

Líder é aquele que está a frente.

A frente de que?

Diria que quando entro em sala de aula depois de estudar 20 anos a Revolução Cognitiva, tenho uma bagagem e vários atalhos para passar para os meus alunos.

Naquele momento eu estou a frente no tempo de discussão daquele tempo e será mais proveitoso que eu tenha um tempo maior para falar sobre ele.

Eu exerço uma liderança sobre os alunos, pois estou à frente deles naquele tema e é positivo que apresente o que já pensei, pois vai economizar tempo de todos.

Isso, entretanto, não quer dizer que essa liderança será baseada, como é hoje, em um conhecimento sólido que será repassado e memorizado pelos alunos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Isso é o primeiro ponto: vivemos hoje uma fluidez maior do conhecimento, pois temos:

  • – um meio em que é mais fácil alterar o que está registrado, graças ao digital;
  • – e mais formas de criar um conhecimento mais horizontal com várias fontes.

Assim, há uma liderança, pois para aquele grupo é mais rápido, é um atalho, que eu possa apresentar o que foi estudado para que possamos avançar.

Há uma liderança líquida num dado momento que me dará uma autoridade para poder falar sobre aquele tema.

A diferença com o passado é que essa liderança não é baseada em algo sólido e nem impositivo, mas muito mais negociado.

Com o tempo, como tem ocorrido com alunos de mais longa data, como no Clube do Nepô, as pessoas vão ganhando bagagem e vão se aproximando em termos de criação de novas ideias e isso vai horizontalizando a conversa.

O objetivo, assim, é justamente criar um nível de compreensão de narrativas que permita que todos possam trocar mais e mais.

Isso é uma liderança mais líquida.

2830med4665895-corredeira-do-saco-rio-cubatao-do-sul

Muitos acham que com a chegada das redes vivermos agora o fim da liderança, o que é um equívoco, viveremos o fim de um modelo de liderança.

O Reputacionismo Digital nos ajudará a definir quem está líder e quem não está, através de rastros e algoritmos que nos permitirão nos posicionar melhor na comunidade a cada tempo.

Digo sempre que nossas autoridades tem baixa liderança e as lideranças que estão por aí tem baixa autoridade.

Uma Revolução Cognitiva procura melhorar essa taxa dando mais poder às lideranças sem autoridade e menos poder para as autoridades sem liderança.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat