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Não existe estratégia sem inovação e nem inovação sem estratégia. E não existe estratégia sem a inclusão das forças disruptivas principais do cenário com projetos que possam promover o alinhamento as suas principais consequências.

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 A “moda” inovação criou agora mais uma metodologia de grife: gestão da inovação. Que entra na maioria das organizações como mais um modismo como tantos outros que já tiveram por aí. Cria-se um setor e um projeto, algumas palavras interessantes, alguém é contratado e tudo continua como era antes.

São palavras jogadas ao vento para se fingir que está se fazendo algo para minimizar os eternos problemas que todas as organizações tiveram, têm e sempre terão.

É bom destacar que tal prática era meio indolor, pois a estratégia em tempos de baixa taxa de disrupção, como foram as últimas décadas, era feita apenas revisar  a do último ano, mudar algumas linhas e esquecer o assunto.

A estratégia era, no fundo, um livro de promessas de final de ano que todos juravam que iam cumprir, bem como, emagrecer, fazer ginástica, viajar mais com a família, etc…

Assim, estratégia que não vira projetos é apenas motivo para encontros de final de semana em hotéis distantes para tomar uísque e jogar conversa fora.

Agora, com a ideia de inovação, ganha-se mais um motivo para brincar.

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Fala-se em inovação, mas é preciso transformar inovação em projetos. Assim como era preciso transformar estratégia em projetos.

E é por isso que hoje o pessoal mais eficaz fala em carteira ou portfólio de inovação.

Ou seja, se você não tiver projetos de inovação listado em  um dado portfólio, não estaremos fazendo inovação, mas falando em inovação. 

Claro que é preciso ter capacitação para a inovação, mas tudo isso é preparação para fazer e não falar dela!!!

E aí vem dois problemas a serem minimizados:

  • – o cenário no qual a estratégia tem que se debruçar, atenta principalmente para as forças disruptivas;
  • – e a relação entre estratégia e inovação caminharem juntas, incorporando e procurando-se alinhar com as consequências das forças disruptivas.

A minha análise é de que vivemos hoje uma Alta Taxa de Disrupção na sociedade, pois estamos migrando de uma Governança da Espécie para outra motivada por uma Revolução Tecno-cognitiva, que altera a forma de resolver problemas e, por sua vez, processos, produtos e serviços e todo o ambiente de negócios.

Este, a meu ver, é a força disruptiva principal que tem provocado mudanças e fatos heterodoxos na sociedade, que não conseguem ser explicados pelas ferramentas dos estrategistas de plantão e, por isso, não entra na estratégia e nem nos projetos de inovação, o que gera um erro GIGANTESCO no Cálculo do Futuro.

Assim, é preciso incorporar a Revolução Cognitiva e suas consequências na estratégia da organização como uma força relevante.

E começar a enxergar a inovação como o caminho pelo qual a estratégia organizacional vai promover as suas mudanças e seu alinhamento com o futuro.

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Portanto, só faz sentido pensar em Gestão Estratégica da Inovação.

E incorporar na Gestão Estratégica da Inovação ações que possam lidar com a nova Governança da Espécie com projetos concretos.

Por isso, tenho defendido a ideia de criação de Laboratórios de Inovação Digital Disruptivos para criar:

  • – uma nova cultura para solução de problemas afinado com a nova Governança Digital;
  • – criar produtos, serviços e processos do mesmo jeito;
  • – promover uma ponte que consiga promover a migração do atual legado para a nova Governança.

Ou seja, a meu ver hoje não faz mais sentido trabalhar estratégia isolada de inovação e nem inovação isolada da necessidade da migração para a nova Governança Digital, que me parece ser a forma de se alinhar com as mudanças disruptivas que temos pela frente.

Obviamente, que cheguei nessa metodologia depois de muita análise do cenário e tentativas e erros de implantação de inovação disruptiva.

Por isso, que tenho procurado desenvolver algo como:

Gestão Estratégica de Inovação – com ênfase à migração para a nova Governança Digital.

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Esta é uma abordagem nova dentro da área, mais difícil de ser vendida, mas, ao meu ver, mais eficaz no resultado final, pois consegue alinhar estratégia e inovação e preparar a organização para o alinhamento futuro com a nova Governança que será cada vez mais necessário.

Por aí, que dizes?

One Response to “Gestão Estratégica de Inovação – com ênfase à migração para a nova Governança Digital”

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